Maturação de American IPA. Maturação longa ou IPA fresca?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
1,696
Reaction score
471
Fala pessoal, tenho lido em diversos fóruns à respeito do tempo de maturação da american IPA. Já vi opiniões pessoais de cervejeiros que dizem que a IPA deve ser bebida fresca, logo após uns 20 ou 30 dias engarrafadas.

Em um programa de TV, vi o @Guenther levar uma American IPA, não me lembro qual é o programa e se o próprio Guenther ler esse post, seria até interessante saber. Ele levou a cerveja que havia engarrafado há 6 meses.

Minha grande dúvida é...

Qual seria o tempo ideal? Maturação longa ou maturação curta (em torno de 30 dias)

Por experiência própria, bebi minha IPA com 30, 60 e 90 dias.

A minha percepção, que não é muito pró é de que logo aos 30 dias a cerveja era mais turva, tinha uma drinkability menor e um aroma de lúpulo intenso.

Com 60 dias ela estava mais arredondada, mais fácil de beber, mais límpida e o aroma de lúpulo ainda persistia, mas um pouco menos intenso de fato.

Com 90 dias a cerveja estava mais complexa, ainda mais cristalina e com o aroma um pouco mais prejudicado.

No geral vi que um pessoal sempre diz que ela deve ser consumida fresca, mas a minha opinião difere um pouco, pois as mais maturadas pareciam mais saborosas.

Alguém teve experiências parecidas que possa compartilhar?

Guenther. Essa sua breja de 6 meses é melhor do que quando ela tinha 30 dias em sua percepção?

[ ]´s
 
A minha percepção, que não é muito pró é de que logo aos 30 dias a cerveja era mais turva, tinha uma drinkability menor e um aroma de lúpulo intenso.

Com 60 dias ela estava mais arredondada, mais fácil de beber, mais límpida e o aroma de lúpulo ainda persistia, mas um pouco menos intenso de fato.

Com 90 dias a cerveja estava mais complexa, ainda mais cristalina e com o aroma um pouco mais prejudicado.

Adoro quando a pessoa pergunta, e na própria pergunta ela põe a resposta.

Minha percepção é bem parecida com a tua.
As minhas começam a ficar boas depois de 30 dias na garrafa, mas eu prefiro elas com 60 dias. SE elas durarem 60 dias. ;)
 
Fala pessoal, tenho lido em diversos fóruns à respeito do tempo de maturação da american IPA. Já vi opiniões pessoais de cervejeiros que dizem que a IPA deve ser bebida fresca, logo após uns 20 ou 30 dias engarrafadas.

Em um programa de TV, vi o @Guenther levar uma American IPA, não me lembro qual é o programa e se o próprio Guenther ler esse post, seria até interessante saber. Ele levou a cerveja que havia engarrafado há 6 meses.

Minha grande dúvida é...

Qual seria o tempo ideal? Maturação longa ou maturação curta (em torno de 30 dias)

Por experiência própria, bebi minha IPA com 30, 60 e 90 dias.

A minha percepção, que não é muito pró é de que logo aos 30 dias a cerveja era mais turva, tinha uma drinkability menor e um aroma de lúpulo intenso.

Com 60 dias ela estava mais arredondada, mais fácil de beber, mais límpida e o aroma de lúpulo ainda persistia, mas um pouco menos intenso de fato.

Com 90 dias a cerveja estava mais complexa, ainda mais cristalina e com o aroma um pouco mais prejudicado.

No geral vi que um pessoal sempre diz que ela deve ser consumida fresca, mas a minha opinião difere um pouco, pois as mais maturadas pareciam mais saborosas.

Alguém teve experiências parecidas que possa compartilhar?

Guenther. Essa sua breja de 6 meses é melhor do que quando ela tinha 30 dias em sua percepção?

[ ]´s

Cara... cerveja é algo vivo, dinâmico, então, primeiro de tudo.... não existem regras.

IPA é um estilo onde normalmente se quer muito aroma de lúpulo, e aroma de lúpulo diminui com o tempo, logo.... recomenda-se que elas sejam bebidas frescas.

Isso quer dizer que SEMPRE elas serão melhores frescas? Óbvio que não, pois independentemente do estilo, uma cerveja é muito mais que somente UM quesito, como exemplo, a fermentação..... não adianta tomar uma IPA fresca com aroma de lúpulo super pungente mas que ainda mostra excesso de acetaldeído, ou uma clarificação insuficiente, ou aroma sulfuroso, coisas que podem melhorar com o tempo..... só que o tempo também diminui o aroma um pouco.

Aí vem a comparação, o que é melhor:

- Uma IPA super fresca e nova mas ainda não arredondada porque a fermentação não foi perfeita e o tempo de maturação ainda foi insuficiente pra atenuar estes pequenos defeitos?

- Uma IPA com algum tempo de maturação, com aroma não tão forte, mas super arredondada, com amargor potente e aveludado, e aroma ainda presente?

Isso basicamente varia de gosto pra gosto, de pessoa pra pessoa.

Ou seja, pessoal se preocupa pacas com lupulagem, mas o que realmente vai te permitir beber uma IPA bem fresca... é uma fermentação perfeita.

Abraço,

Guenther
 
Para o meu gosto a partir dos 30 dias já está no que eu considero muito boa. Difícil ficar com uma IPA no postmix por mais de 30-45 dias.

Quanto mais você caprichar na fermentação, menos você tem que se preocupar com o resto.

Minhas IPAs de OG médio (1.055-1.060) feitas com S-05 normalmente fermentam por 5 dias a 17-18 graus, depois subo para 22-23 e nessa subida já faço o DH, que normalmente é de uma semana. Faço o cold-crash, gelatina e mando pro post-mix. Normalmente começo a tomar a partir da segunda semana no PM. Depois da primeira semana experimento 1-2 copos para sentir a carbonatação, mas é só. Isso aí se dá normalmente, para mim, em 30-35 dias.
 
Adoro quando a pessoa pergunta, e na própria pergunta ela põe a resposta.

Minha percepção é bem parecida com a tua.
As minhas começam a ficar boas depois de 30 dias na garrafa, mas eu prefiro elas com 60 dias. SE elas durarem 60 dias. ;)

kkk...as minhas duas primeiras levas com 60 dias, também percebi que estavam excelentes e com um aroma não tão intenso, mas bem presente...

A garrafa que deixei em torno de 90 dias, já estava com o aroma bem prejudicado, porém ela estava bem redonda, bem limpa e com um amargor bem agradável e equilibrado.

Realmente a busca tem que ser o equilíbrio das duas coisas em uma American IPA...Caprichar muito na fermentação, para que seja possível tomar a cerveja bem jovem...

De repente uma maturação mais longa antes do DH seja melhor, pois aí ela arredonda antes e o aroma ficará mais evidente.

Na minha quarta brassagem de IPA vou maturá-la por umas 2 semanas antes do DH.
 
kkk...as minhas duas primeiras levas com 60 dias, também percebi que estavam excelentes e com um aroma não tão intenso, mas bem presente...

A garrafa que deixei em torno de 90 dias, já estava com o aroma bem prejudicado, porém ela estava bem redonda, bem limpa e com um amargor bem agradável e equilibrado.

Realmente a busca tem que ser o equilíbrio das duas coisas em uma American IPA...Caprichar muito na fermentação, para que seja possível tomar a cerveja bem jovem...

De repente uma maturação mais longa antes do DH seja melhor, pois aí ela arredonda antes e o aroma ficará mais evidente.

Na minha quarta brassagem de IPA vou maturá-la por umas 2 semanas antes do DH.

Na IPA que eu fiz, maturei por 03 semanas, fiz DH por 02 dias e depois clarifiquei com gelatina para deixa-la limpida por 02 dias...ficou espetacular! Com 14,17 dias de engarrafada estava no ponto! Mas o que acho que é ficar no ponto é diferente para outras pessoas...e esse ponto específico varia de estilo para estilo. Por exemplo, as saisons que eu faço, eu deixo fermentar por quase 01 mês, maturar por quase mais outro mês...esse é o jeito que fica o ponto deste estilo pra mim...

O legal é você ir buscando encontrar este ponto ideal de consumo para você para as suas receitas.
 
Na IPA que eu fiz, maturei por 03 semanas, fiz DH por 02 dias e depois clarifiquei com gelatina para deixa-la limpida por 02 dias...ficou espetacular! Com 14,17 dias de engarrafada estava no ponto! Mas o que acho que é ficar no ponto é diferente para outras pessoas...e esse ponto específico varia de estilo para estilo. Por exemplo, as saisons que eu faço, eu deixo fermentar por quase 01 mês, maturar por quase mais outro mês...esse é o jeito que fica o ponto deste estilo pra mim...

O legal é você ir buscando encontrar este ponto ideal de consumo para você para as suas receitas.


Você costuma fazer o DH sempre por 2 dias somente?
Já tentou mais dias? Eu costumo deixar 5 dias...
Alguns dizem para não passar de 7, pois pode deixar com sabor gramíneo
 
Você costuma fazer o DH sempre por 2 dias somente?
Já tentou mais dias? Eu costumo deixar 5 dias...
Alguns dizem para não passar de 7, pois pode deixar com sabor gramíneo


Isto não é regra.
 
Você costuma fazer o DH sempre por 2 dias somente?

Já tentou mais dias? Eu costumo deixar 5 dias...

Alguns dizem para não passar de 7, pois pode deixar com sabor gramíneo



Na verdade é o tempo mais ou menos que o aroma me agrada. Na verdade nao sao 02 dias, sao os dias de DH + os dias de clarificao. Mas, como eu disse, eu prefiro assim...ja experimentei outras possibilidades, mas é minha preferencia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Beleza. Obrigado. Não tinha entendido o DH como sigla. Mas tenho uma dúvida: a clarificação com gelatina pode substituir a clarificação ou abreviar o tempo de cold crash?
 
Beleza. Obrigado. Não tinha entendido o DH como sigla. Mas tenho uma dúvida: a clarificação com gelatina pode substituir a clarificação ou abreviar o tempo de cold crash?

Sim vai clarificar bemm mais rápido, só a gelatina ja clarifica bem, mas nada impede de fazer os dois, gosto de deixar maturando a 0°c duas semanas no mínimo nos últimos dois, três dias jogo a gelatina para clarifica bem.

Edit, so uma observação isso seria assunto para outro topico(apesar de ja ter alguns aqui no forum), porque acaba ficando bagunçado trocar de assunto no meio, corre risco também de alguem com mais experiencia não responder apenas porque esta fora do tópico em questão.
 
Last edited:
acaba ficando bagunçado trocar de assunto no meio, corre risco também de alguem com mais experiencia não responder apenas porque esta fora do tópico em questão.

Não só isso....
Pode acontecer de alguém que se interesse pelo assunto não veja porque o título do tópico é outro
 
Back
Top