Maturação com ou sem Airlock/Blowoff?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Igor Borges

Member
Joined
Mar 17, 2021
Messages
13
Reaction score
6
Location
Brasil
Boa Tarde amigos, após várias pesquisas na internet e inclusive aqui no fórum ainda não ficou claro para mim como fazer a fase da maturação da cerveja, fiz minha primeira brassagem, o processo em si eu já entendi e sei para que serve, mais minhas dúvidas são?

1° Ao fazer a maturação a densidade vai abaixar e sendo assim vai acabar por sugar o liquido do meu airlock ou blowoff?
2° Posso tirar o airlock / blowoff?
3° Posso tirar o airlock / blowoff e colocar um plástico filme no buraco para tampar e deixar vedado, sendo assim não tendo risco de sugar o sanitizante para o mosto?

Obrigado!
 
A redução de temperatura diminui o volume do que está dentro do fermentador (cerveja e atmosfera), reduzindo a pressão e ocasionando/necessitando entrada de ar.

Se você usar um blow-off, vai sugar o líquido com certeza. Se você usar o airlock, PODE sugar o líquido (comigo nunca aconteceu, pois ele "borbulha no sentido oposto" que a fermentação). A depender do seu sistema, você adapta da maneira que for mais interessante para você.

A maior preocupação é com a entrada de ar no fermentador, aumentando as chances de oxidação da cerveja e prejudicando sua estabilidade (especialmente em cervejas lupuladas). Minhas cervejas melhoraram BASTANTE quando eu passei a me preocupar com isso, evitando que ar entre no fermentador no cold crash.
 
A redução de temperatura diminui o volume do que está dentro do fermentador (cerveja e atmosfera), reduzindo a pressão e ocasionando/necessitando entrada de ar.

Se você usar um blow-off, vai sugar o líquido com certeza. Se você usar o airlock, PODE sugar o líquido (comigo nunca aconteceu, pois ele "borbulha no sentido oposto" que a fermentação). A depender do seu sistema, você adapta da maneira que for mais interessante para você.

A maior preocupação é com a entrada de ar no fermentador, aumentando as chances de oxidação da cerveja e prejudicando sua estabilidade (especialmente em cervejas lupuladas). Minhas cervejas melhoraram BASTANTE quando eu passei a me preocupar com isso, evitando que ar entre no fermentador no cold crash.


Correto mais qual conclusão o que fazer? o que você faz? eu pensei em tirar o airlock e vedar o buraco da tampa com um plastico filme sanitizado!
 
Como tudo na cerveja, não tem fórmula ideal, amigo. Vai depender do seu equipamento: qual tipo de fermentador? Ele consegue aguentar uma certa expansão/contração? Ele veda bem?

MEU USO: fermento em bombona que veda bastante e é meio flexível, e fiz uma "torneira" na tampa que serve como blow-off. No início do cold, eu fecho ela e a uso para injetar CO2 aos poucos, preenchendo o espaço.
 
Como tudo na cerveja, não tem fórmula ideal, amigo. Vai depender do seu equipamento: qual tipo de fermentador? Ele consegue aguentar uma certa expansão/contração? Ele veda bem?

MEU USO: fermento em bombona que veda bastante e é meio flexível, e fiz uma "torneira" na tampa que serve como blow-off. No início do cold, eu fecho ela e a uso para injetar CO2 aos poucos, preenchendo o espaço.

Meu fermentador é um balde alimentício de plastico duro, acredito que não haja expansão nem contração a não ser que seja na tampa, essa sua técnica de ir colocando CO2 ainda não vi, mais obrigado vou tentar tampar o buraco mesmo com algo sanitizado
 
Te falar que o balde contrai também...não tanto quanto a bombona que é um cubo ou paralelepípedo dependendo da litragem, mas o balde também fica "chupado" pela pressão negativa, principalmente na tampa mesmo. Não tive problema de avarias nem no balde e nem na bombona (que adotei recentemente) em razão dessa questão, mas a ideia do Filipe é muito boa pra prevenir que dê merda no fermentador um dia.
 
Uso blowoff com uma torneirinha, qdo vai pro cold eu fecho a torneirinha e fica pressão negativa na bombona, mas pelo menos não entra oxigênio.
 
Boa Tarde amigos, após várias pesquisas na internet e inclusive aqui no fórum ainda não ficou claro para mim como fazer a fase da maturação da cerveja, fiz minha primeira brassagem, o processo em si eu já entendi e sei para que serve, mais minhas dúvidas são?

1° Ao fazer a maturação a densidade vai abaixar e sendo assim vai acabar por sugar o liquido do meu airlock ou blowoff?
2° Posso tirar o airlock / blowoff?
3° Posso tirar o airlock / blowoff e colocar um plástico filme no buraco para tampar e deixar vedado, sendo assim não tendo risco de sugar o sanitizante para o mosto?

Obrigado!

Olá @Igor Borges!

Respondendo de forma objetiva:

1º Vamos por parte que as coisas aqui estão misturadas.

a) A alteração da densidade não altera o volume do líquido (ao menos não significativamente), uma vez que a densidade é apenas um indicativo do volume aparente de açúcar diluido no mosto, e que será convertido em álcool - ou não.

b) O que reduz o volume do líquido é a baixa temperatura. Como durante a maturação/descanso diacetil a temperatura deverá ficar acima da temperatura de fermentação, esse não será um problema.

c) Durante a maturação/descanso diacetil deve-se manter o air lock/blow off justamente para possibilitar que os aromas indesejados sejam "expulsos" para fora do fermentador.

Se mantiver lacrado, os aromas indesejados tendem a impregnar no líquido novamente devido a formação de pressão positiva interna com os gases liberados na maturação.

2º Sim, mas no momento adequado que é no cold crash.

3º Sim, como dito acima, só no cold crash. Mas cuidado ao lacrar pois o seu filme pode ser sugado para dentro do fermentador ou pode permitir a entrada de ar. O ideal é uma rolha de silicone.

No cold crash, no meu caso que utilizo bombona de 60L, as paredes ficam todas "chupadas" para dentro devido essa pressão negativa interna e a ausência de entrada de ar.

Espero que ajude.

Saúde!
 
Olá @Igor Borges!

Respondendo de forma objetiva:

1º Vamos por parte que as coisas aqui estão misturadas.

a) A alteração da densidade não altera o volume do líquido (ao menos não significativamente), uma vez que a densidade é apenas um indicativo do volume aparente de açúcar diluido no mosto, e que será convertido em álcool - ou não.

b) O que reduz o volume do líquido é a baixa temperatura. Como durante a maturação/descanso diacetil a temperatura deverá ficar acima da temperatura de fermentação, esse não será um problema.

c) Durante a maturação/descanso diacetil deve-se manter o air lock/blow off justamente para possibilitar que os aromas indesejados sejam "expulsos" para fora do fermentador.

Se mantiver lacrado, os aromas indesejados tendem a impregnar no líquido novamente devido a formação de pressão positiva interna com os gases liberados na maturação.

2º Sim, mas no momento adequado que é no cold crash.

3º Sim, como dito acima, só no cold crash. Mas cuidado ao lacrar pois o seu filme pode ser sugado para dentro do fermentador ou pode permitir a entrada de ar. O ideal é uma rolha de silicone.

No cold crash, no meu caso que utilizo bombona de 60L, as paredes ficam todas "chupadas" para dentro devido essa pressão negativa interna e a ausência de entrada de ar.

Espero que ajude.

Saúde!


Bom dia, obrigado me ajudou de mais com as respostas, só fique em dúvida em uma questão:

"C": Quando vou saber que acabou o descanso do diacetíl? Pois deixei a minha fermentando por 1 semana, e agora já esta no Cold Crash a 3 dias e já lacrei o buraco!
 
Quando vou saber que acabou o descanso do diacetíl? Pois deixei a minha fermentando por 1 semana, e agora já esta no Cold Crash a 3 dias e já lacrei o buraco!

Leia esse post do Guenter, amigo. Extremamente explicativo:

https://www.homebrewtalk.com.br/thr...ção-primária-secundária-maturação-etc.403851/
Veja que o descanso de diacetil não é uma coisa absoluta de "tem que ser X dias na temperatura Y". Muitas leveduras e estilos nem precisam dele! A gente costuma fazer pois custa pouco, e, na média, evita muito problema.

Se você já lacrou o buraco e já foi pro Cold Crash, toca o barco. Se fez uma boa fermentação primária provavelmente não vai dar nada. E se der alguma coisa (algum aroma de diacetil, acetaldeído, sulfuroso), já aprendeu pro próximo lote.
 
Bom dia, obrigado me ajudou de mais com as respostas, só fique em dúvida em uma questão:

"C": Quando vou saber que acabou o descanso do diacetíl? Pois deixei a minha fermentando por 1 semana, e agora já esta no Cold Crash a 3 dias e já lacrei o buraco!

Igor, sim, é como o @Filipe Quati citou acima.

Mas completando sobre sua dúvida, há períodos indicados que variam entre estilos e cervejeiros.

Há um tópico do @Guenther muito completo sobre o tema, não sei se é esse mesmo que o Filipe indicou.

Mas o mais válido e confiável mesmo, será sempre o sensorial.

Busque aromas e sabores estranhos na sua cerveja durante a fermentação. Já no segundo dia experimente. No quarto de novo e assim vai... isso ajuda a entender a dinâmica sensorial durante todo processo.

Importante você pesquisar e estudar um pouco sobre off flavors e sabores indesejados.

Pesquise por "off flavors bjcp download" no Google que tem vários arquivos bons. Baixe o Study-PT bjcp. Estudar os estilos da bjcp também ajuda a entender e diferenciar características sensoriais.

Mas voltando ao grosso modo, no meu caso, é basicamente: uma semana de fermentação; uma semana de maturação/descanso com aumento da temperatura até 26°C - no fim desse período vou acompanhando aromas, sabores, densidade e fermentação (enquanto tiver qualquer fermentação mínima mantenho).

Se houver, veja bem, se houver, qualquer indício sensorial de algo indesejado é só ir administrando o tempo, diminuir dois graus a temperatura, dar mais um dia, dois... paciência e vai experimentando - por isso é importante conhecer os defeitos para poder identificá-los, por exemplo, chulé, ovo, esparadrapo, manteiga, papelão... e isso está acho que no arquivo Study-PT bjcp, mas há outros; por fim, o cold crash, levando de 26°C para 0°C em uns três dias e mais 4 dias a 0°C - e todo esse tempo experimentando. Bom, para baixo de 6°C experimenta muito! Hehehe

Saúde e boas pesquisas! Mas vai de boa, confie no seu palato e no seu olfato!
 
Back
Top