Maturação com lascas de madeiras diversas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

emiliomachado

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
105
Reaction score
18
Boa tarde pessoal.

Estava pesquisando sobre maturação com lascas/chips de madeira, e o que mais se encontra é carvalho europeu e brasileiro, amburana e bálsamo rosa. E quanto outras madeiras que temos aqui. Existem várias que tem aromas legais. Alguém já saiu desse padrão e usou algum tipo diferente de madeira para a maturação?

Acredito que exista esse "padrão" pelo fato de elas serem usadas para os barris de vinho e cachaça, mas para as cervejas, existe alguma coisa que impeça o uso de qualquer tipo de madeira?
 
Eu usei lascas de cerejeira numa smoked beer e ficou muito interessante, pareceu um pouco com o sabor de baunilha. Eu tostei elas na churrasqueira antes de colocar no galão.
Só errei a mão na quantidade e se sobressaiu muito.

É preciso prestar atenção porque algumas madeiras podem ser tóxicas.

Uma ideia é observar as madeiras utilizadas para envelhecer cachaças.

Outra coisa que aprendi é provar a cerveja diariamente porque o sabor varia muito e pode ficar muito forte.
 
O Palo Santo paraguaio também é muito interessante. As lascas dessa madeira são vendidas como insenso, não é difícil de achar.

Já fiz um teste com angico, mas não pegou muito gosto. Agora estou secando uns galhos de pitangueira pra ver como se sai.
 
Já fiz teste usando lascas de cedrinho e de cambará, madeiras bem comuns de encontrar, usei 2 lascas pequenas, tamanho semelhante à daqueles chips da WE, por cada garrafa, durante 1 semana.

Com cedrinho ficou horrível, muito forte, parecia estar bebendo um suco de madeira de obra.
O cambará já ficou mais interessante, bem mais ameno e mais doce, mas nada muito especial.

Esse ultimo até tentaria novamente talvez numa cerveja com menos sabor, pra testar o resultado. Minha experiência foi numa red ale.

Abraço
 
Tive essa ideia pois tem uma madeireira perto de casa. Eles tem cedro vermelho e cerejeira. Vou ver quais outras madeiras não tratadas que eles tem e testar.
 
Tive essa ideia pois tem uma madeireira perto de casa. Eles tem cedro vermelho e cerejeira. Vou ver quais outras madeiras não tratadas que eles tem e testar.

Legal. Se fizer, compartilhe a experiência aí depois.

Abraço
 
Eu estou com um tronco de amburana e juá aqui em casa, e gostaria de saber como vocês fazem para utilizar, eu preciso deixar secar? como eu faço isso, corto ele em lascas ou deixo secar por inteiro?
 
E o tempo de maturação com os chips de Carvalho?

Quanto tempo e qual a quantidade vcs recomendam para 20L?

Abraços!
 
Logo que comecei a fazer cerveja fiz 3 levas usando peroba, cerejeira e ipê.

Comecei com a peroba no intuito de complementar um pouco do lúpulo de amargor, então coloquei 3 lascas do tamanho de meia caixa de fósforo cada na fervura (60min) para uma leva de 20L de IPA, olha, achei interessante o resultado apesar de ter ficado com um amargor mais pungente e diferente de lúpulo mas temos que considerar o nosso hábito, estamos muito acostumados com o lúpulo. Talvez se não existisse o lúpulo, seria um bom substituto (sem considerar as propriedades do lúpulo*) em termos de sabor.

A cerejeira ficou bem menos amarga e mais perfumada e o ipê deixou um pouco amargo e com um sabor de madeira, levando pro lado de "envelhecido em barril".

Aconselho a experimentar a leva pois a madeira muda de árvore para árvore e imagino que o sabor tb. se for colocar na fervura, vai experimentando a cada 10min, se for colocar na fermentação, a cada dia talvez.


* anódino, antibacteriano, antisséptico, diurético, febrífugo, fitoestrogênio, emenagogo, galactagogo, hipnótico, laxante, calmante, relaxante muscular, soporífero, tônico amargo, anti-espasmódico e sonífero.
 
Eu estou com um tronco de amburana e juá aqui em casa, e gostaria de saber como vocês fazem para utilizar, eu preciso deixar secar? como eu faço isso, corto ele em lascas ou deixo secar por inteiro?

Eu acredito que seja interessante deixar secar um pouco. Quanto menor os pedaços que vc cortar, mais rápido vai acontecer, mas a extração será mais rápida também.

Tendo um tronco realmente, eu acho interessante tirar uns cubos de tamanho pequeno/médio, ou umas lascas maiores e mais grossas do que os "chips de carvalho" que a gente encontra pra vender nas lojas de insumos. Isso vai garantir uma extração em diferentes níveis na madeira, se vc tostar ela. Os chips são conhecidos por dar uma característica mais "unidimensional" do sabor de madeira.

Pode ser bem interessante pra vc dar uma leve tostada nessa madeira no forno, isso vai ajudar a desenvolver mais o aroma da madeira, e vai garantir um gradiente de tosta de fora pra dentro dela. Só cuidado pra não tostar demais, senão o resultado pode ficar amargo ou muito forte.

Abraço
 
E o tempo de maturação com os chips de Carvalho?

Quanto tempo e qual a quantidade vcs recomendam para 20L?

Abraços!

Depende da quantidade, da tosta, da cerveja e de muitas variáveis. Acho que isso já foi discutido em algum tópico do fórum.

Abraço
 
Depende da quantidade, da tosta, da cerveja e de muitas variáveis. Acho que isso já foi discutido em algum tópico do fórum.

Abraço

Fala Tiago. É justamente essa minha dúvida. Estou querendo usar Chips de Carvalho torrados em uma Red Ale, cerca de 20L. (5,5% abv)

Gostaria da sua opinião de quantos g/L e quanto tempo de exposição devo deixar os chips em contato com a cerveja para que seja perceptível o toque amadeirado na mesma.
 
Fala Tiago. É justamente essa minha dúvida. Estou querendo usar Chips de Carvalho torrados em uma Red Ale, cerca de 20L. (5,5% abv)

Gostaria da sua opinião de quantos g/L e quanto tempo de exposição devo deixar os chips em contato com a cerveja para que seja perceptível o toque amadeirado na mesma.

Acho que experimentaria nesse caso uns 0.5g/L, quanto ao tempo não sei, iria provando todo dia um pouco... mas a extração costuma ser relativamente rápida, em 3 a 5 dias já deve ser perceptivel.
 

Latest posts

Back
Top