mater a temperatura em 25ºc na Secundária

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vfranzini

Member
Joined
Jan 17, 2017
Messages
13
Reaction score
2
Fala galera blz?

Seguinte, seguindo instruções daqui do fórum, estou fazendo uma fermentação secundária, aumentando 1ºC ao dia, eis que mesmo com esses dias bem quentes, a temperatura na madrugada tem ficado em torno de 20/21ºC, ontem elevei a temperatura do Freezer para 22ºC, porém vejo que de madrugada não conseguirei passar muito disso, e ai pergunto, o que fazer?
- Deixo em 22ºC mesmo e espero mais 3 dias (que era o prazo para chegar em 25ºC)?
- Continuo subindo a temperatura e corro o risco de madrugada ele variar muito a temperatura?
- Coloco uma lâmpada no freezer e corro o risco de gerar light-struck (estou fermentando em galão de agua transparente)?
- Aborto o processo da secundária, faço um cold crash e sigo a vida?
 
Fala galera blz?

Seguinte, seguindo instruções daqui do fórum, estou fazendo uma fermentação secundária, aumentando 1ºC ao dia, eis que mesmo com esses dias bem quentes, a temperatura na madrugada tem ficado em torno de 20/21ºC, ontem elevei a temperatura do Freezer para 22ºC, porém vejo que de madrugada não conseguirei passar muito disso, e ai pergunto, o que fazer?
- Deixo em 22ºC mesmo e espero mais 3 dias (que era o prazo para chegar em 25ºC)?
- Continuo subindo a temperatura e corro o risco de madrugada ele variar muito a temperatura?
- Coloco uma lâmpada no freezer e corro o risco de gerar light-struck (estou fermentando em galão de agua transparente)?
- Aborto o processo da secundária, faço um cold crash e sigo a vida?

Se seu galão é transparente, melhor não usar a lâmpada.
Se já consegue 22C, está bom...não precisa necessariamente ser 25c.
Em 25c a levedura fica mais ativa e termina a secundaria mais rapido, a 22c, como vc disse, pode deixar uns dias a mais.

O negócio é provar a breja e deixar na maturação até que sinta que não possui mais off-flavours
 
Se seu galão é transparente, melhor não usar a lâmpada.
Se já consegue 22C, está bom...não precisa necessariamente ser 25c.
Em 25c a levedura fica mais ativa e termina a secundaria mais rapido, a 22c, como vc disse, pode deixar uns dias a mais.

O negócio é provar a breja e deixar na maturação até que sinta que não possui mais off-flavours


Cara infelizmente não tenho o paladar tão apurado para perceber os off flavors, quando eu medi a FG no 4º dia, eu experimente a breja e percebi que tinha algo além dos sabores de cravo e banana, porém não sei distinguir o que era esse algo a mais, então se prova-la novamente poderei perceber se esse sabor continua ou não, porém não saberei se foi consumido tudo que tinha de ser consumido, terei que apostar no tempo que os mais experientes consideram suficiente.
 
22C é mais que suficiente para zerar o diacetil e acetaldeído em pouco mais de 1 dia, muitas vezes antes disso, não precisa mudar nada, se após uns dois dias ainda tiver diacetil ou acetaldeído, provavelmente a fermentação produziu off demais e a levedura não vai conseguir reabsorver tudo. É muito importante aprender a reconhecer esses off flavors, do contrário você estará basicamente dirigindo às cegas.

Abs

Victor
 
22C é mais que suficiente para zerar o diacetil e acetaldeído em pouco mais de 1 dia, muitas vezes antes disso, não precisa mudar nada, se após uns dois dias ainda tiver diacetil ou acetaldeído, provavelmente a fermentação produziu off demais e a levedura não vai conseguir reabsorver tudo. É muito importante aprender a reconhecer esses off flavors, do contrário você estará basicamente dirigindo às cegas.

Abs

Victor

Como o amigo disse, é importante reconhecer os off. Caso não esteja reconhecendo, significa que seu pitching rate está indo muito bem e esses by-products quase não foram gerados ou foram absorvidos antes da sua prova.
Quer testar o que é são esses off-flavours, experimenta a cerveja enquanto ela está na primária...vai perceber que sempre tem algo desagrável.

Após a maturação vai ver que irá melhorar bem.

Lembrando sempre que a maturação não é exclusiva para retirar o diacetil, até pq muitas cepas nem geram diacetil, como por exemplo a maioria das cepas de Weiss...Existem uma série de outros by products que podem trazer algo indesejado para a breja. Em Lagers e alqumas Weiss por exemplo, pode conter um aroma sulfuroso...enxofre...

Cada uma terá seu tempo de maturação...
 
Back
Top