Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ronaldo, boa noite, antes mais nada parabéns pela medalha, eu particularmente acho a Cerveja Bierland um show, parabéns, tive oportunidade de conhece-la em Blumenal e agora em Rib Preto. Espero amigos cervejeiros que possamos voltar aos níveis civilizados e de companheirismo que sempre pautaram este FORUM, e que o torna cada dia mais importante para todos aqueles que apreciam a cultura e a delícia de fazer cerveja em casa. Eu posso estar errado gente, mas essa questão da eficiência, pelo menos para mim, nunca me importunou muito, principalmente porque vai refletir na litragem final, pois entendo que isso se torna muito importante na cervejaria que fabrica uma quantidade bem maior de cerveja, com fins comerciais, etc....a extração tem que ser a melhor possível. Agora pra quem faz 20, 50 lts, acham que o "prejuízo" é assim tão evidente??? Puxa, chegou lá no final, deu a OG que vc espera...pimba!!!! se deu 14 lts, pra quem esperava pelo menos 19, teve que ferver mais para tal....e daí....fiz um RIP, que aconteceu justamente isso, e eu fiquei ali matutando, depois de 8 meses...(porque ela ficou sensacional)..."puxa, poderia ter dado mais uns litrinhos"...rsrsrs....mas é a vida, o que importa é ser feliz....não acham???

Abçs a todos

PEDROSA

Oi Pedrosa. Entendo sua posição, mas a diferença está muito grande. Eu gasto 40% a mais de malte do que o Ronaldo.
Além disso, me limita muito tecnicamente. Afinal, o máximo que consigo utilizar são 14Kg de malte e, portanto, para produzir uns 40L fico limitado a cervejas com OG de aproximadamente 1055 (exceto se utilizar extrato).
Então eu preciso aprimorar meu processo e isso envolve corrigir o problema da panela (fuga de mosto por debaixo do tubo de malte).

Abraço,
Ricardo
 
Ricardo,

O erro de cálculo se dá, geralmente, por duas situações:

1) Software definido em 40L finais, 70% de eficiência, o que dá OG prevista para 1055. Final de brassagem: 36L finais, OG 1055. A pessoa não redefine no software o volume final efetivo e acha que a eficiência bateu certinho, quando de fato a eficiência nesse caso seria inferior aos 70%, aproximadamente 10% a menos.

2) Software definido em 40L finais, 70% de eficiência, o que dá OG prevista para 1055. Final de brassagem: 36L finais, OG 1060. A pessoa só entra com o dado OG 1060 no software e não altera o volume final retirado, parecendo que a eficiência foi mto maior, quase 10%, quando na verdade foram os mesmos 70%, ou até menos.

Assim, é essencial para o cálculo da eficiência o que efetivamente aconteceu na brassagem, tanto OG final medido, quanto volume final retirado. Qualquer erro ou diferença com o definido no software, vai afetar severamente o cálculo da eficiência. Por isso, é difícil discutir eficiência.

Seguem dois materiais interessantes sobre eficiência:

http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Understanding_Efficiency
http://braukaiser.com/download/Troester_NHC_2010_Efficiency.pdf

OG1055 / 40L / 70% eficiência - por volta de 10Kg de malte.

Quanto à moagem, notei que uma moagem mais grossa favorece esse tipo de equipamento pela melhor circulação da água pela cama de malte.

Espero ter ajudado. Absss

Oi Ronaldo, obrigado pelos links.
 
Ronaldo, boa noite, antes mais nada parabéns pela medalha, eu particularmente acho a Cerveja Bierland um show, parabéns, tive oportunidade de conhece-la em Blumenal e agora em Rib Preto. Espero amigos cervejeiros que possamos voltar aos níveis civilizados e de companheirismo que sempre pautaram este FORUM, e que o torna cada dia mais importante para todos aqueles que apreciam a cultura e a delícia de fazer cerveja em casa. Eu posso estar errado gente, mas essa questão da eficiência, pelo menos para mim, nunca me importunou muito, principalmente porque vai refletir na litragem final, pois entendo que isso se torna muito importante na cervejaria que fabrica uma quantidade bem maior de cerveja, com fins comerciais, etc....a extração tem que ser a melhor possível. Agora pra quem faz 20, 50 lts, acham que o "prejuízo" é assim tão evidente??? Puxa, chegou lá no final, deu a OG que vc espera...pimba!!!! se deu 14 lts, pra quem esperava pelo menos 19, teve que ferver mais para tal....e daí....fiz um RIP, que aconteceu justamente isso, e eu fiquei ali matutando, depois de 8 meses...(porque ela ficou sensacional)..."puxa, poderia ter dado mais uns litrinhos"...rsrsrs....mas é a vida, o que importa é ser feliz....não acham???

Abçs a todos

PEDROSA


Salve Pedrosa!
Concordo com vc q alguns pontos pra cima ou pra baixo, para o homebrewer não faz muita diferença, mas qdo a eficiencia cai muito é sinal de alguma coisa errada no processo ou no equipamento.
:mug:
 
Só pra tirar um sarro e aliviar a polêmica acima. Pô, nenhum dos dois, Victor e/ou Ronaldo, com os quais aprendo bastante e que contribuem um bocado pro fórum, contou como é que cada um calcula a tal eficiência. E eu lendo post por post, ignorando a peleia mas esperando a dita resposta :D . Como sou novato, recém fiz minha quinta brassagem, ainda não me atenho nem detenho esse recurso. Mas vamos lá, já que o papo é Masterbier e inaugurei a minha no último sábado, conforme postei.

Fiz 20L de Hefe-Weiss com os seguintes ingredientes:

- 2,66 kg Malte Trigo BestMalz 4,5 EBC
- 1,2 kg Malte Pilsen Agraria 3,3 EBC
- 0,14 kg Malte Aromático Briess 52 EBC
- 0,16 kg Malte Carapils Briess 2,25 EBC
- 0,4 kg Aveia Flocos (da mais comercializada em mercado, por minha conta)
- 25 gr Lúpulo H.Mittelfrueh 4,9% a.a. 60 minutos
- 13 gr Lúpulo Spalter Select 5,4% a.a. 15 minutos
- 1 Pastilha Whirfloc (primeira vez que usei) nos últimos 15 min. de fervura.
- 1 Sachet Levedura Fermentis WB-06

Taquei 33 litros de água na Master, programei conforme lista abaixo (sugerida pelo site deles) e iniciei o processo.

1 - aqueci a água 45 graus e larguei o malte
2 - 15 min a 45 graus
3 - 30 min a 52 graus
4 - 45min a 65 graus
5 - 10 min a 76 graus
6 - 60 min a 96 graus

O produto final ficou com 1.030 aos 24,5 graus depois do mosto resfriado (primeira vez que medi, espero ter feito certo) e aproximadamente 22 litros finais. Segundo um amigo cervejeiro experiente, obtive uma eficiência de uns 50% apenas.

Desconfio basicamente de duas possibilidades, uma é quanto a moagem do malte, pois foi a primeira vez que o moí em casa com um moedor Guzzo. Ora moía mais, ora menos, mas não sei se foi uma boa ideia. Provavelmente não porque fiquei sem saber qual das formas teria sido a mais ou menos eficiente.

Outra possibilidade é de que a água não tenha lavado bem o malte como deveria. Tirando o momento inicial, quando a água sobe pelo tubo de malte pela primeira vez e o mosto transborda, não notei uma continuidade satisfatória (ao menos visualmente falando, valendo lembrar que nunca havia visto uma Master em funcionamento, só em vídeos sempre editados) de recirculação. Houve um turbilhão lateral, mas aparentemente menor do que os postados nos vídeos dos amigos.

Seguindo dicas de outro amigo, taquei 600gr de mel + 400gr de açúcar no fermentador um dia depois (com todos os cuidados possíveis, claro) para tentar salvar / melhorar a cerveja.

Nos próximos 20 dias farei mais duas brassagens nela, mais uma de 20 e outra de 50 litros. A leva de 50 litros terá o malte moído por um amigo que tem moedor de rolos, pra não arriscar demais.

Vou fotografar e filmar melhor o processo para realmente ter ideia do que aconteceu e acontecerá.

Vou torcer que eu tenha errado alguma parte do processo e que não seja a bomba jogando água pra fora do tubo de malte.

Obs.: tampei a panela em todo o processo antes da fervura, isso foi um erro?
:mug:


Olá Machado!
O estranho é esse turbilhão lateral.
Isso não pode acontecer, esse equipamento é um "RIMS/BIAB" se assim podemos chamar e a circulação do mosto tem que ser pelo tubo de malte.
Como agora os equipamentos são diferentes, não faço ideia o que pode estar ocorrendo.
Minha MB nunca apresentou este turbilhão lateral e as bombas tbm não tem controle de vazão.
Seria bom repetir a mesma receita/vol e ver se os resultados batem.
:mug:
 
Olá Machado!

O estranho é esse turbilhão lateral.

Isso não pode acontecer, esse equipamento é um "RIMS/BIAB" se assim podemos chamar e a circulação do mosto tem que ser pelo tubo de malte.

Como agora os equipamentos são diferentes, não faço ideia o que pode estar ocorrendo.

Minha MB nunca apresentou este turbilhão lateral e as bombas tbm não tem controle de vazão.

Seria bom repetir a mesma receita/vol e ver se os resultados batem.

:mug:


Esse turbilhão lateral acontece em função da fuga do perfil de silicone que fica na base do tubo de malte, o perfil escapa (geralmente na junção dele) e aí perde-se a "pressão" por dentro do tubo ou seja ele quase para de transbordar através dele e fica vazando por baixo, dai o turbilhão.

Vi uma em teste ter esse mesmo problema.
 
Olá Machado!
O estranho é esse turbilhão lateral.
Isso não pode acontecer, esse equipamento é um "RIMS/BIAB" se assim podemos chamar e a circulação do mosto tem que ser pelo tubo de malte.
Como agora os equipamentos são diferentes, não faço ideia o que pode estar ocorrendo.
Minha MB nunca apresentou este turbilhão lateral e as bombas tbm não tem controle de vazão.
Seria bom repetir a mesma receita/vol e ver se os resultados batem.
:mug:

VictorCoelho e Douglas, também pensei nisso, que o perfil de silicone tenha escapado em algum momento. Quando suspendi o tubo de malte, parte dele estava solto. Segundo a Mastervac, a minha já veio com o perfil de silicone que não deveria soltar, mas acho que isso continuou acontecendo. Fiquei na dúvida se aconteceu quando o subi ou se soltou no decorrer do processo. Eu pretendo fazer mais 20 litros, que seriam de uma Ipa que usaria mais malte. Depois um amigo a usará para fazer uma receita ainda não definida de 50 litros para testarmos o tubo maior.
Valeu sempre pelas dicas.
:mug:
 
Olá Douglas!
A causa do turbilhão pode ser por algumas razões, mas o que me estranha é que a minha, apesar de ser com perfil de silicone antigo, etc. e tal, nunca apresentou este problema.
Como disse em algum tópico atrás, os equipamentos parencem ser bem diferentes.
A minha é identica à Braumeister.

Edit:
Em tempo...
Recentemente sugeri ao Flavio que voltasse ao modelo "antigo" mas pelo visto isto não é uma opção.
 
Esse turbilhão lateral acontece em função da fuga do perfil de silicone que fica na base do tubo de malte, o perfil escapa (geralmente na junção dele) e aí perde-se a "pressão" por dentro do tubo ou seja ele quase para de transbordar através dele e fica vazando por baixo, dai o turbilhão.

Vi uma em teste ter esse mesmo problema.

Douglas este teste foi onde?
 
VictorCoelho e Douglas, também pensei nisso, que o perfil de silicone tenha escapado em algum momento. Quando suspendi o tubo de malte, parte dele estava solto. Segundo a Mastervac, a minha já veio com o perfil de silicone que não deveria soltar, mas acho que isso continuou acontecendo. Fiquei na dúvida se aconteceu quando o subi ou se soltou no decorrer do processo. Eu pretendo fazer mais 20 litros, que seriam de uma Ipa que usaria mais malte. Depois um amigo a usará para fazer uma receita ainda não definida de 50 litros para testarmos o tudo maior.
Valeu sempre pelas dicas.
:mug:

Machado,
Tomara que tudo se resolva!!!!
 
Victor, conto com isso, e como a minha Master chegou faltando um pézinho de borracha (que pode ter sido perdida pela transportadora, segundo eles) que virá pelo correio, pedirei para o Luciano mandar outra tira do perfil para teste.
Abraço!
:mug:
 
Victor, conto com isso, e como a minha Master chegou faltando um pézinho de borracha (que pode ter sido perdida pela transportadora, segundo eles) que virá pelo correio, pedirei para o Luciano mandar outra tira do perfil para teste.
Abraço!
:mug:

Machado, não quero ser pessimista, mas não acredito que resolverá.

A minha veio com o mesmo problema, mandaram perfis novos e não resolveu. Então, enviei a MB para eles; disseram que resolveram o problema e me enviaram de volta, mas o problema continua.
Tentei contato telefônico com o Flávio, mas ele não atendeu. Enviei um email há mais de uma semana , mas também não respondeu.

Como a nota foi emitida em nome de um parente meu, que está fazendo cerveja comigo, ele entrará em contato com a Mastervac para tentar resolver. Caso não consiga uma resolução eficaz e rápida, não vejo outra solução que não seja judicial.

Abraçø
 
Oi Pedrosa. Entendo sua posição, mas a diferença está muito grande. Eu gasto 40% a mais de malte do que o Ronaldo.
Além disso, me limita muito tecnicamente. Afinal, o máximo que consigo utilizar são 14Kg de malte e, portanto, para produzir uns 40L fico limitado a cervejas com OG de aproximadamente 1055 (exceto se utilizar extrato).
Então eu preciso aprimorar meu processo e isso envolve corrigir o problema da panela (fuga de mosto por debaixo do tubo de malte).

Abraço,
Ricardo

Não necessariamente vc precisa usar extrato para fazer cervejas com maior OG!

VC pode fazer duas brassagens utilizando o mosto produzido na primeira como se fosse a água na segunda!
Na teoria, vc pode até dobrar o og limite que vc tem conseguido!
 
Machado, não quero ser pessimista, mas não acredito que resolverá.

A minha veio com o mesmo problema, mandaram perfis novos e não resolveu. Então, enviei a MB para eles; disseram que resolveram o problema e me enviaram de volta, mas o problema continua.
Tentei contato telefônico com o Flávio, mas ele não atendeu. Enviei um email há mais de uma semana , mas também não respondeu.

Como a nota foi emitida em nome de um parente meu, que está fazendo cerveja comigo, ele entrará em contato com a Mastervac para tentar resolver. Caso não consiga uma resolução eficaz e rápida, não vejo outra solução que não seja judicial.

Abraçø

Pois é, ricardohcs, até o momento estou conseguindo contato com o Luciano. Pedi um perfil novo mas ele disse que enviaria o mesmo, pois é só o que existe após a troca de um lote (inferior), então combinamos que farei mais uma brassagem de 20 litros com o equipamento como está e, caso isso continue acontecendo, provavelmente envie o equipamento para análise.
Rapaz, porque foram mexer tanto num projeto que estava dando certo?
:mug:
 
Não necessariamente vc precisa usar extrato para fazer cervejas com maior OG!



VC pode fazer duas brassagens utilizando o mosto produzido na primeira como se fosse a água na segunda!

Na teoria, vc pode até dobrar o og limite que vc tem conseguido!


Nesse caso devo usar o primeiro mosto sem adição dos lúpulos?!

É necessário fazer o mashout / resfriamento do mosto ou não?

Desculpe as perguntas sou inicialmente mesmo! rs
 
Nesse caso devo usar o primeiro mosto sem adição dos lúpulos?!

É necessário fazer o mashout / resfriamento do mosto ou não?

Desculpe as perguntas sou inicialmente mesmo! rs

Oi Douglas, o Thiago está certo. Essa é outra opção.

Ao terminar a mosturação, bastaria retira o tubo de malte e depois preenche-lo com mais malte (mantendo o mosto na panela). A fervura (e adição dos lúpulos) só é feita após o término da segunda etapa.

Eu faria mashout sim e é provável que o mosto se resfrie naturalmente com a retirada dos grãos, até a temperatura de início da segunda etapa.

Bem, pelo menos isso é o que faz sentido para mim.
:mug:
 
Boa tarde Pessoal, farei um grupo no WhatsApp de quem está com problemas na MB, para facilitar a comunicação e melhorar os contatos e soluções. Quem quiser participar me encaminhe um email para [email protected] com o número do celular.
Hoje a noite farei outra brassagem como o Flávio e Luciano, na sequencia posto maiores detalhes.
Um abraço,

Henrique
 
Douglas e Ricardo,

Não recebi ainda minha mybeer.

Mas acho que não faria o mashout na primeira leva de malte não.
É tudo questão de teste. E não pode esquecer que tem um mínimo de grãos para colocar no cesto, se não a filtragem fica prejudicada por falta de uma boa cama de grãos e cascas.
 
E aí galera? Morreu o tópico? resolveram os problemas?

Minha Mybeer deve chegar semana até sexta.

agora estou na fase de confuguração do beersmith. eles ainda não tem um perfil fechado.
vc´s podem mandar o que vc´s tem usado na masterbier de vc´s para eu usar como referencia?

abs
 
Thiagonnes, estou com os primeiros 20L de Weiss feitos na minha, clarificando já. Nessa brassagem inaugural houve um pouco de fuga pelo fundo do tubo do malte, e no de 20 litros mesmo. Mas vamos cogitar que talvez eu tenha feito algo errado - como ter moído demais os grãos no meu moinho de disco, ou não ter colocado o perfil de silicone adequadamente, como foi argumentado -, o que não é muito provável.

Então, no próximo final de semana, devo fazer 20 litros de IPA, cujo malte foi moído perfeitamente em rolo (até vou reduzir uns dias a clarificação da Weiss pra ter espaço na geladeira usada só para isso) e torcer para que tudo funcione. E no início de setembro inaugurarei o tubo de 50 litros com uma Dunkel que um amigo fará aqui em casa.
Seguirei postando.
:mug:
 
Dada toda indefinição sobre os problemas e depois de uma longa conversa com o VictorCoelho acabei decidindo pela Braumeister de 20L... Equipamento será entregue no final do próximo mês, agora é aguardar ansioso pelo brinquedinho!
 
Dada toda indefinição sobre os problemas e depois de uma longa conversa com o VictorCoelho acabei decidindo pela Braumeister de 20L... Equipamento será entregue no final do próximo mês, agora é aguardar ansioso pelo brinquedinho!

Desculpe a indiscrição, mas comprou de fornecedor nacional ou importou?
Pode dizer o preço?
 
Desculpe a indiscrição, mas comprou de fornecedor nacional ou importou?

Pode dizer o preço?


Comprei do Nacional, valor de tabela dele com desconto 9200 a vista... Mais barato que a Masterbier e com certeza não terei problema.

Questão de ser de 20L acho irrelevante pra mim, quero fazer levas para consumo próprio e individual não pretendo distribuir cerveja para amigos, nem festas, 20L é bastante coisa, não acho que produziria 50L, melhor levas menores com maior variedade e possibilidade de receitas diferentes.

Cogitei a possibilidade de ir aos EUA com milhas e voltar com ela embaixo do braço mas lá ela custa 2 mil dólares, com a moeda a 2,40 e 6,38% chegaríamos fácil a 5000 reais, se for taxada aqui (caixa, sempre é um risco) já chega perto do valor comprado oficialmente aqui com 1 ano de garantia... Não acho que valeria a pena o risco.
 
Comprei do Nacional, valor de tabela dele com desconto 9200 a vista... Mais barato que a Masterbier e com certeza não terei problema.

Questão de ser de 20L acho irrelevante pra mim, quero fazer levas para consumo próprio e individual não pretendo distribuir cerveja para amigos, nem festas, 20L é bastante coisa, não acho que produziria 50L, melhor levas menores com maior variedade e possibilidade de receitas diferentes.

Cogitei a possibilidade de ir aos EUA com milhas e voltar com ela embaixo do braço mas lá ela custa 2 mil dólares, com a moeda a 2,40 e 6,38% chegaríamos fácil a 5000 reais, se for taxada aqui (caixa, sempre é um risco) já chega perto do valor comprado oficialmente aqui com 1 ano de garantia... Não acho que valeria a pena o risco.

Concordo com vc. Acho q fez uma boa opção!
 
Alguém conseguiu resolver os problemas na masterbier?

Estou pensando em fazer aquele reforço no fundo e colocar um botão para controlar a bomba (assim poder desliga-la algumas vezes durante a mosturação e mexer o malte), mas gostaria de saber se alguém já fez isso e resolveu o problema.

Abraçø,
Ricard
 
Fala ricardo,

Eu coloquei botoes para desativar as bombas. Se a sua tiver o knob para regulagem delas deve ser bem facil, apenas trocar. Quanto ao reforço, voce esta tendo problemas de vazamentos? O que tenho feito agora é a cada 15-20 min parar o processo e dar uma mexida na cama de malte. Isso vai descompacta-la e cessar o vazamento, alem de melhorar a eficiencia.
 
Nada contra as sugestões dos amigos. .. mas eh esforço demais em panelas caras. .. alguém cogitou devolver o produto?
 
Fala ricardo,

Eu coloquei botoes para desativar as bombas. Se a sua tiver o knob para regulagem delas deve ser bem facil, apenas trocar. Quanto ao reforço, voce esta tendo problemas de vazamentos? O que tenho feito agora é a cada 15-20 min parar o processo e dar uma mexida na cama de malte. Isso vai descompacta-la e cessar o vazamento, alem de melhorar a eficiencia.

Caio, obrigado pela resposta.
A minha não tem os reguladores e tem uma bomba só. De qualquer forma, colocar o botão foi simples. Ainda não testei, pois também estou com problemas no freezer de fermentação.
Além disso, quero fazer o reforço no fundo e ainda não sei qual a melhor forma.
 
Na masterbier, o fio azul é o terra ou o neutro?

Mike, eles não seguem um padrão de cor e, para piorar, a minha veio com indicação errada nos fios. Quando liguei pela primeira vez a máquina não ligava e levei um choque ao encostar na panela. Então, suspeitei que estivesse ligando a fase no terra. Enfim, troqui a ligação e resolvi esse problema.
 
Pessoal, tô comprando uma Masterbier 50 e queria saber qual o diâmetro da saída da máquina (pela bomba de trasfega) e se é rosca macho ou fêmea ou se é barbatana... vou usar um chiller de placas com entradas e saídas de 3/4.
 
Pessoal, tô comprando uma Masterbier 50 e queria saber qual o diâmetro da saída da máquina (pela bomba de trasfega) e se é rosca macho ou fêmea ou se é barbatana... vou usar um chiller de placas com entradas e saídas de 3/4.


Pela bomba so vem o registro com saida femea de 3/4. Na saida da panela vem um espigao para mangueira de 3/4. Voce pode passar esse espigao para a saida da bomba, ja que não vai usar a panela
 
Mike, eles não seguem um padrão de cor e, para piorar, a minha veio com indicação errada nos fios. Quando liguei pela primeira vez a máquina não ligava e levei um choque ao encostar na panela. Então, suspeitei que estivesse ligando a fase no terra. Enfim, troqui a ligação e resolvi esse problema.


Pois é, ricardohcs. Comigo aconteceu exatamente o mesmo, inclusive o choque. A máquina não ligava. Abri a caixinha e vi que o fio terra (verde e amarelo) estava conectado no fio azul, que prosseguia no cabo, ou seja, no cabo haviam os fios verde, azul e preto. Só quando conectei o preto e o verde nas fases funcionou. Fiz o aterramento tb.
 
Pois é, ricardohcs. Comigo aconteceu exatamente o mesmo, inclusive o choque. A máquina não ligava. Abri a caixinha e vi que o fio terra (verde e amarelo) estava conectado no fio azul, que prosseguia no cabo, ou seja, no cabo haviam os fios verde, azul e preto. Só quando conectei o preto e o verde nas fases funcionou. Fiz o aterramento tb.

PUTZ.
Isso é sério... Quase inacreditável.
 
Back
Top