Masterbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu levo quase tudo para o fermentador na minha braumeister, não ligo de levar um pouco de trub. Só descer a temperatura depois da secundária que tudo decanta
 
Ola Pessoal, alguém que comprou a MasterBier 50l e que esteja com problema no tubo de malte e filtro, não veda o malte permitindo a passagem do malte para a panela consequentemente entupindo a bomba, boracha de vedação do tubo de malte escapa fazendo com que a bomba injete agua não no malte mas para o lado (tentativa de solução de problema com os dois tubos) chave dijuntora desligando a cada 20 minutos, e outros probleminhas técnicos, já fiz várias tentativas de contato com o Flavio relatei a ele por e-mail os problemas e não obtenho resposta, Deixei recados com a Sr. Lidia e própria mãe do Flavio para que me ligue, o negócio está tomando uma proporção de problemas, esta semana vou chamar um engenheiro mecânico para fazer um laudo dos problemas e vou enviar ao Flavio, a maquina esta a disposição de quem quiser vela em funcionamento e com seus problemas, o que estou escrevendo é o mínimo que posso fazer por aqueles querem um roby e não uma dor de cabeça como arrumei.
 
Masterbier 50L Problemas relatados ao Sr. Flávio.
1º - Auto desligamento do equipamento em qualquer fase de brasagem, (na primeira brasagem o equipamento desligou-se por 11 vezes).
2º - Vazamento de mostro pelo parafuso no fundo da panela em cima dos motores da bomba de circulação,
3º - Cesto de malte apresenta deformidade em seu raio.
4º - Telas de filtragem não faz a vedação do malte, jogando malte para dentro da panela.
5º - Painel de programação e controle não mantem a programação.
6º - Panela e cesto nas bordas e ou extremidades afiadas ocasionando inúmeros cortes nas mãos quando da manipulação.
7º - Soldas com ranhuras de difícil higienização.
 
Masterbier 50L Problemas relatados ao Sr. Flávio.
1º - Auto desligamento do equipamento em qualquer fase de brasagem, (na primeira brasagem o equipamento desligou-se por 11 vezes).
2º - Vazamento de mostro pelo parafuso no fundo da panela em cima dos motores da bomba de circulação,
3º - Cesto de malte apresenta deformidade em seu raio.
4º - Telas de filtragem não faz a vedação do malte, jogando malte para dentro da panela.
5º - Painel de programação e controle não mantem a programação.
6º - Panela e cesto nas bordas e ou extremidades afiadas ocasionando inúmeros cortes nas mãos quando da manipulação.
7º - Soldas com ranhuras de difícil higienização.

são problemas sérios em..

alguem mais tendo esses problemas?

por isso essas horas vejo que uma braumeister sai barata por 10 conto..
boa sorte em resolver esses problemas...
 
Belmonte,

Tive problema na haste central e no sensor de temperatura, mas foram prontamente resolvidos com ajuda do Luciano da Mastervac. Me mandaram um sensor novo e uma haste nova por Sedex. Tudo instalado e funcionando normalmente.

Estou satisfeito com a qualidade das cervejas que tenho brassado e olha que já dei uma empurrada nos limites do equipamento, fazendo uma Wee Heavy com 17Kg de malte.

Fiz 5 brassagens e preciso de mais tempo para dar um veredito final, mas por enquanto estou aprovando o equipamento.
 
Boa Noite Ronaldo, o equipamento não é dos piores, todo o produto pode ter problema sem dúvida, ocorre que o Flavio não me atende e tão pouco retorna os recados deixado com o pessoal da Mastervac, quanto a haste cetral se colocar muta presão nela começa a vazar água em cima das bombas, se colocar muitomalte acima de nove quilos ela joga tudo pra dentro da panela entupindo a bomba, quando a borracha de vedação do tina não se solta. vou baixar as fotos e colocar para que todos entendão o problema, hoje a tarde venho um engenheiro mecânico fazer um laudo, não tenho mais pasiências com o pessoalda Mastervac, não quero o dinheiro de volta quero a máquina funcionando, a simplicidade de fazer cerveja com este tipo de equipamento realmente compensa o investimento, infelizmente estou tendo problema de atendimento pós venda.
 
Até o momento fiz apenas duas brassagens. Não tive nenhum desses problemas. Espero que os seus sejam resolvidos logo para que possa curtir seu brinquedo.
 
Quem já tem a masterbier em uso poderia enviar fotos e dicas concretas de operação ?
 
Masterbier 50L Problemas relatados ao Sr. Flávio.
1º - Auto desligamento do equipamento em qualquer fase de brasagem, (na primeira brasagem o equipamento desligou-se por 11 vezes).
2º - Vazamento de mostro pelo parafuso no fundo da panela em cima dos motores da bomba de circulação,
3º - Cesto de malte apresenta deformidade em seu raio.
4º - Telas de filtragem não faz a vedação do malte, jogando malte para dentro da panela.
5º - Painel de programação e controle não mantem a programação.
6º - Panela e cesto nas bordas e ou extremidades afiadas ocasionando inúmeros cortes nas mãos quando da manipulação.
7º - Soldas com ranhuras de difícil higienização.

Belmonte, em que pé anda a resolução (ou não) dos problemas com o teu equipamento?
:mug:
 
Boa tarde Pessoal,

Comprei minha MB na semana passada e estou aguardando chegar !!!
Enquanto isso alguém poderia passar fotos, vídeos, dicas de utilização ou mesmo receitas ?
Um abraço,
Henrique
 
Pessoal ,

Também estou em pesquisa para compra de uma . Gostaria que me tirassem duas dúvidas :

1 - Para aqueles que possuem a masterbier 50. Em vídeos observo que o fluxo, na brassagem , ocorre no tubo de malte central de baixo para cima , certo ? Aí pergunto , no final da brassagem quando vcs puxam o tubo para cima e o deixam calçado para escorrer todo o mosto de dentro dele , este fluxo se dá ao contrário , se faz de cima para baixo , ou seja é uma retrolavagem. Isto não leva todo " pó " junto para a panela de mostura ? Todo material muído , resíduo de malte e casca que fica filtrado na cama de malte e casca não acaba sendo jogado novamente para dentro do mosto ?
2- se alguém tem a Mecbier plus , ela está boa agora ? não está queimando mais malte ? Mandei email para eles e me disseram que trocaram a resistência de 8kW por 3 peças dando no total 7kw , com isso a área de troca de calor aumentou e não queima mais. E nesta o fluxo parece ser de cima para baixo, mantendo o mesmo sentido quando o tubo é erguido.
 
O pessoal que comprou a Masterbier não gosta muito de passar informações ! Pedi dicas de utilização a dias e ninguém respondeu.
 
O pessoal que comprou a Masterbier não gosta muito de passar informações ! Pedi dicas de utilização a dias e ninguém respondeu.

Henrique,

A questão é que é tudo mto novo e recente. Difícil dar um veredito com 5 brassagens. Funciona? Sim! É uma mão na roda? Sim. Faz boa cerveja? Por enquanto, sim! Mas tem algumas dúvidas que são difíceis de responder peremptoriamente com tão pouca experiência.

Respondendo a questão da retirada do "cesto / malt pipe": algumas cascas passam, mas nada que uma peneira não resolva nos primeiros minutos de fervura... ao final, o mosto vai mtooo limpo para o fermentador.

absss
 
Alceu, tenho a braumeister que é idêntica a masterbier. Esse problema que você relata não é um problema. Nunca tive cervejas tão cristalinas. Pouquíssimas cascas passam pelo furo do tubo de malte, quando comecei a fazer o sparge com o tubo colocado na haste diria que isso tende a zero, se você for cuidadoso nada passa. Quanto a farinha, depois de mais de uma hora de recirculacao continua ela fica bem compacta as cascas do malte e também não é um problema.
 
Obrigado leosardinha, teu comentário esclarece , para mim, as últimas dúvidas sobre a Masterbier e com isto ( mais as últimas informações recebidas da Mecbier - ver abaixo) creio estar agora mais propenso a Masterbier . Só uma coisa , na braumeister/masterbier a circulação do mosto pelo tubo de malte é forçado ? o tubo é isolado na parte de baixo onde só teria entrada da bomba que força a passagem ? Caso seja dessa forma seria mais um ponto a favor para a masterbier, pois creio melhorar o fluxo de lavagem ( talvez tendo um controle de vazão , na saída da bomba , para podermos diminuir o fluxo no início da lavagem evitando compactação excessiva do cama de malte)

Fiz a seguinte pergunta para a Mecbier :

No processo de mostura onde está ocorrendo a recirculação do mosto, no caso da Mecbier plus 50 , o tubo de malte central o faz por gravidade , certo ? A bomba joga o mosto sobre este tubo , um sistema aberto, sem forçar a passagem do mosto . Assim se tivermos muito malte ou mesmo adjuntos , trigo , etc que dificulte a filtragem/lavagem o que ocorrerá ? Há o transbordamento do mosto no tubo central para a panela de fervura sem passar pelo tubo de malte ? Isso pode me trazer problema ?

Responderam : que sim, é por gravidade, não é forçada e que a bomba deve ser ligada de tempos em tempos para evitar o transbordamento nos casos extremos. E que o transbordamento poderia levar excesso de resíduos para a panela e ser queimada sobre a resistência.
 
Alceu, a bomba tem a entrada do lado de fora do tubo de malte e saída dentro dele embaixo dos filtros. Isso cria um fluxo de recirculacao de baixo para cima. Ele da uma compactada sim, mas não tem problema, algumas pessoas interrompem o programa e dão uma mexida no malte para ganhar alguns pontos de eficiência, a minha está em 78% o que já é quase 20% melhor do que o que eu tinha antes. Dizem que essa mexida pode melhorar até 10 pontos.
 
Alceu, a bomba tem a entrada do lado de fora do tubo de malte e saída dentro dele embaixo dos filtros. Isso cria um fluxo de recirculacao de baixo para cima. Ele da uma compactada sim, mas não tem problema, algumas pessoas interrompem o programa e dão uma mexida no malte para ganhar alguns pontos de eficiência, a minha está em 78% o que já é quase 20% melhor do que o que eu tinha antes. Dizem que essa mexida pode melhorar até 10 pontos.

valeu leosardinha
 
Bom Dia Pessoal, desculpa não responder antes as perguntas, o meu problema com a Mastervc/Masterbier esta com a justiça para resolvermos por lá, a última resposta do Sr. Flavio foi que não queria niguem o importunado (registrado), desta forma não me restou outra alternativa, fiz as seguintes propostas a ele.
1-Enviar um equipamento novo.
2-Enviar tina e telas de vedão novas. (que contrataria eletrecista para trocar a chave dijuntora).
Todas as respostas forão não, ele solicitou que eu enviase o equipamento para a fabrica.

Tirando os problemas o equipamento é bom, nunca consegui chegar a Og desejada, se colocar muito malte a borracha de vedação da tina desloca-se e a pressão necessária para sirculação não acontece, se colocar pressão na aste central ela vasa mostro em cima dos motores de circulação.

Desisti da MasterBIER, Comprei o equipamento da Dragom BIER com três panelas a gás devo receber em 45 dias, quanto a masterbier não quero o dinheiro de volta, assim que resolver o problema com a MasterVAC vou fazer algumas alterações:
1.Vedação, conexão da tina com a panela,
2.Tela do fundo fixa na tina, tela de cima acoplada por cima da tina (tipo tampa).
3.Saida da bomba de circulação seja dentro da tina jogando o jato em circulo não injetando para cima, para não criar caminhos.
entre outras.

Segue algumas fotos e tirem a suas conclusões.
 

Attachments

  • 20140329_113431.jpg
    20140329_113431.jpg
    37.3 KB · Views: 329
  • 20140329_121845.jpg
    20140329_121845.jpg
    50.3 KB · Views: 318
  • 20140330_130819.jpg
    20140330_130819.jpg
    40.4 KB · Views: 304
  • 20140330_151944.jpg
    20140330_151944.jpg
    36.3 KB · Views: 305
  • 20140330_213323.jpg
    20140330_213323.jpg
    36.2 KB · Views: 293
Segue mais algumas fotos:

Observem a folga que existe na tina com a vedação.
Fiz uma tentativa de vedar com mangueira de cilicone abri ela coloquei em volta da tela mesmo assim não adiantou tem meio centrimetro de folga.
A única brasagem que deu certo porque dimuni a quantidade de malte, ficou com og de 1020.
O painel você progama ele e no meio do processo ele apresenta informação erradas.

abraço a todos e boa sorte com a MasterBier.
Quando fizer as alterações na MasterBier coloco fotos.

Dica, não deixem de fazer contrato de compra e venda com a MasterVAC, principalmente no quesito de assistência técnica, o pessoal da Dragom Bier ele tem um contrato muito bom, desde a entrega e partida no equipamento eles estão presente, pode ser um equipamento de 50 litros, bem como apoio técnico na produção inicial, se alguem quiser uma cópia do contrato mando por e-mail.
 

Attachments

  • 20140402_130422.jpg
    20140402_130422.jpg
    33.5 KB · Views: 290
  • 20140409_181951.jpg
    20140409_181951.jpg
    20.5 KB · Views: 293
  • 20140413_190052.jpg
    20140413_190052.jpg
    38.9 KB · Views: 300
  • 20140331_004651.jpg
    20140331_004651.jpg
    20.5 KB · Views: 285
Segue mais algumas fotos:



Observem a folga que existe na tina com a vedação.

Fiz uma tentativa de vedar com mangueira de cilicone abri ela coloquei em volta da tela mesmo assim não adiantou tem meio centrimetro de folga.

A única brasagem que deu certo porque dimuni a quantidade de malte, ficou com og de 1020.

O painel você progama ele e no meio do processo ele apresenta informação erradas.



abraço a todos e boa sorte com a MasterBier.

Quando fizer as alterações na MasterBier coloco fotos.



Dica, não deixem de fazer contrato de compra e venda com a MasterVAC, principalmente no quesito de assistência técnica, o pessoal da Dragom Bier ele tem um contrato muito bom, desde a entrega e partida no equipamento eles estão presente, pode ser um equipamento de 50 litros, bem como apoio técnico na produção inicial, se alguem quiser uma cópia do contrato mando por e-mail.


Belmonte só por curiosidade, ainda não comprei nenhum equipamento, continuo pesquisando.... Quanto você pagou nesse equipo da DragonBier? Para quantos litros é a capacidade dele e que sistema usa? É automatizado como o Masterbier e Mecbier?

Tem link ou foto desse equipamento?

Abraço.
 
Belmonte,

Não tenho a Masterbier, mas tenho a Braumeister.

Posso estar enganado mas acho que tem uma coisa que você fez errado ai que pode estar causando esse problema, pelo que vi nas suas fotos.

Primeiro que achei bizarro os filtros da masterbier, esse com os grandes furos redondos, mas enfim.

Na Braumeister pelo menos e similarmente na master bier, você tem dois pares de filtros(compostos cada um por um filtro mole e um duro). No par de filtros inferior, percebi que você parece ter colocado a parte dura por baixo e a parte mole por cima. Se esse for o caso, a pressão que a bomba faz vai fazer o filtro mole ficar se remexendo, bagunçando a cama de malte e não vai gerar um fluxo homogêneo. Nos filtros superiores parece estar ok.

Posso estar enganado, mas tente fazer uma brassagem com eles invertidos e vê o que acontece.

Na braumeister tb existe uma pequena folga entre o tubo de malte e os filtros, mas pouquíssimas cascas escapam por essa folga. Engenharia alemã é foda.

Mas confesso que fiquei um pouco decepcionado com o acabamento dela(Masterbier), pensei que fosse muito superior.
 
Valeu Belmont, Com todo estes problemas em sua Masterbier e a total falta do pós venda e respeito para com o cliente nem vou nesta marca. Eles não se preocupam muito com o atendimento mesmo , pois enviei email pedindo informações e preço do equipamento deles e até agora nada. Já estou pesquisando por aqui mesmo quem monte minhas panelas de inox . Provavelmente comprarei as bombas , fundo falso , resistência e conecções e montarei uma. Preciso achar também um controlador para as rampas.

obrigado pelos detalhes . Também fico no aguardo do preço que pagaste nesta da DragonBier.
 
Belmonte,
Lamento que você tenha tido esta má impressão tanto com a MB quanto com o Flavio.
Tanto na MB quanto na Braumeister você não deve apertar muito a borboleta pois a pressão que forma no tubo é grande.
Num outro forum, não lembro se americano ou australiano eu vi acontecer o mesmo com uma Braumeister e comigo também já aconteceu na minha MB.
 
Belmonte,

Não tenho a Masterbier, mas tenho a Braumeister.

Posso estar enganado mas acho que tem uma coisa que você fez errado ai que pode estar causando esse problema, pelo que vi nas suas fotos.

Primeiro que achei bizarro os filtros da masterbier, esse com os grandes furos redondos, mas enfim.

Na Braumeister pelo menos e similarmente na master bier, você tem dois pares de filtros(compostos cada um por um filtro mole e um duro). No par de filtros inferior, percebi que você parece ter colocado a parte dura por baixo e a parte mole por cima. Se esse for o caso, a pressão que a bomba faz vai fazer o filtro mole ficar se remexendo, bagunçando a cama de malte e não vai gerar um fluxo homogêneo. Nos filtros superiores parece estar ok.

Posso estar enganado, mas tente fazer uma brassagem com eles invertidos e vê o que acontece.

Na braumeister tb existe uma pequena folga entre o tubo de malte e os filtros, mas pouquíssimas cascas escapam por essa folga. Engenharia alemã é foda.

Mas confesso que fiquei um pouco decepcionado com o acabamento dela(Masterbier), pensei que fosse muito superior.

Tenho uma BM e acho que os filtros corretos são (de baixo para cima): filtro duro (inox), filtro mole (tela fina), malte, filtro mole (tela fina) e filtro duro. Nunca tive problemas referente a "vazamento do malte", mas também ele deve estar sempre bem centralizado e nivelado. A barra da parte de cima deve ser parafusada com força moderada, para que a borracha de vedação do fundo não sofra avarias.

Um pouco de trub ocorre mesmo, mas é facilmente solucionado, efetuando o whirlpool para transferencia para o fermentador.
 
Leo e Ferfurukawa,
Qual a BM de vocês?
Estou querendo saber qual a quantidade a engarrafar faz uma BM 20 sem sparge e sem adicionar água para uma OG de +/- 1055.
Sabem dizer?
 
Tenho uma BM e acho que os filtros corretos são (de baixo para cima): filtro duro (inox), filtro mole (tela fina), malte, filtro mole (tela fina) e filtro duro. Nunca tive problemas referente a "vazamento do malte", mas também ele deve estar sempre bem centralizado e nivelado. A barra da parte de cima deve ser parafusada com força moderada, para que a borracha de vedação do fundo não sofra avarias.

Um pouco de trub ocorre mesmo, mas é facilmente solucionado, efetuando o whirlpool para transferencia para o fermentador.

vc tem razão Fer, viajei! só achei bem estranho o design do filtro duro da master bier.
 
Leo e Ferfurukawa,
Qual a BM de vocês?
Estou querendo saber qual a quantidade a engarrafar faz uma BM 20 sem sparge e sem adicionar água para uma OG de +/- 1055.
Sabem dizer?

Victor,

Eu tenho a de 50 litros, mas sempre faço 20-25 usando o tubo de malte pequeno.

Eu brassei 2x uma receita que leva 4,7 kg de malte, OG de 1.048.

Comecei com 30 litros de água, faço sparge com 5 litros.

fervura de 70 minutos, desconsiderando a perda com trub(3 litros, 100g de lúpulo no flameout) e a perda de volume devido a fermento/dryhopping( também 3 litros com mais 100g de lúpulo)

Me restou exatamente 20 litros, na verdade 19 e alguma coisa, enchi um post mix até a boca.
 
Maravilha Leo!
Tenho uma MB de 50 e costumo fazer bateladas de 50 litros com OG de +/- 1050 sem sparge ou adição de água.
Isto dá um tubo bem pesado (+/- 12 kg de malte) e preciso de mais um pra retirar o tubo de malte.
Por isso estou pensando em comprar uma BM de 20 pra poder operar sozinho, sem precisar contar com a disponibilidade dos filhos.
 
Maravilha Leo!
Tenho uma MB de 50 e costumo fazer bateladas de 50 litros com OG de +/- 1050 sem sparge ou adição de água.
Isto dá um tubo bem pesado (+/- 12 kg de malte) e preciso de mais um pra retirar o tubo de malte.
Por isso estou pensando em comprar uma BM de 20 pra poder operar sozinho, sem precisar contar com a disponibilidade dos filhos.

Não tem como comprar um tubo menor para a masterbier?

Eu ia comprar a de 20 litros originalmente, mas apareceu uma promoção e paguei 250 euros a mais pela de 50 litros. Foi bom pq tenho mais flexibilidade... mas as vezes penso que a de 20 litros seria mais fácil de limpar.
 
Maravilha Leo!
Tenho uma MB de 50 e costumo fazer bateladas de 50 litros com OG de +/- 1050 sem sparge ou adição de água.
Isto dá um tubo bem pesado (+/- 12 kg de malte) e preciso de mais um pra retirar o tubo de malte.
Por isso estou pensando em comprar uma BM de 20 pra poder operar sozinho, sem precisar contar com a disponibilidade dos filhos.

Victor, MB de MecBier ou MasterBier? A Master atual é vendida com dois cestos, o de 20 e o de 50, o que está me fazendo pender por essa marca/modelo, se for realmente fechar negócio.
:mug:
 
Leo,
eu tenho um o tubo menor.
Mas ainda assim, como vc falou é meio pesado pra mim limpar e nanusear a panela de 50l.
Ela vem numa mesa de inox e torna a limpeza tbm meio pesada.
Estou pensando no assunto.

PS
Hehehe.....MB de Masterbier.
 
Leo,
eu tenho um o tubo menor.
Mas ainda assim, como vc falou é meio pesado pra mim limpar e nanusear a panela de 50l.
Ela vem numa mesa de inox e torna a limpeza tbm meio pesada.
Estou pensando no assunto.

PS
Hehehe.....MB de Masterbier.

Victor,

Eu comprei esse carrinho aqui: http://www.leroymerlin.com.br/carrinho-de-carga-plataforma-para-150-kg-sertrading_88290965

Só achei estranho pq eu paguei 100 reais nele, não 230... mas mesmo assim acho que vale a pena...

Dá uma boa ajuda para evitar ficar carregando ela, eu simplesmente não tiro ela mais de cima do carrinho, para limpar somente deito ela e com a mangueira dreno a panela para um ralo que fica no chão.

Ainda quero comprar um mini guincho para subir o tubo de malte, ai acho que fica tranquilo.
 
Hahaha... pra quem tem problemas de coluna como eu, um mini guincho vale ouro!
Já resolvi o problema.
Comprei a Braumeister de 20L e vou deixar a MB de 50L pra quando os filhos vierem.
Valeu Leo!
 

Latest posts

Back
Top