Mantendo o freezer sempre com fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VictorCoelho

Well-Known Member
Joined
Aug 12, 2013
Messages
504
Reaction score
81
Guenther said:
- Temperatura de Fermentação, qual usar?

De forma geral:

> Ales: comece a fermentação a 18 graus. Quando ver as primeiras bolhas do air-lock, deixe mais 1 dia, e então suba a temperatura lentamente (de preferência deixar a temperatura subir sozinha) até os 20 graus. Uma vez nesse patamar, siga nessa temperatura até que a atividade do air-lock comece a ficar lenta, como por exemplo 1 bolha a cada 2 segundos, e então comece a subir a temperatura até 25 graus até terminar a fermentação primária. Tendo certeza que a fermentação primária acabou (parou de borbulhar, e você mediu a densidade durante pelo menos 2 dias seguidos e ela não baixou mais), mantenha essa temperatura conte mais 3 dias para que ocorra a fermentação secundária (período em que o fermento reabsorve boa parte dos compostos ruins que ele mesmo gerou durante a fermentação primária). Feito isso, proceda com a clarificação (baixar a temperatura do fermentador o mais baixo possível desde que não congele a cerveja) durante uns 7 dias, e depois vá para o envase. Eu gosto na técnica de clarificação pré-envase para evitar excesso de borra de fermento dentro da garrafa ou barril.

> Lagers: comece a 10 graus, suba pra 12, e depois pra 16, seguindo a mesma lógica acima.

Em ambos os casos, se você não tem como subir a temperatura para 25 (ales) e 16 (lagers), faça 7 dias de fermentação secundária para garantir a total reabsorção. Como a temperatura está mais baixa que o ideal para esse processo, é possível que leve mais tempo para que os compostos ruins sejam reabsorvidos.

Paulo said:
Eu já fiz uma pseudo-lager em 11°C, sem problema. (US-05)
__________________
Paulo Dalla Santa
cervejadeapartamento.com

Considerando que deve-se ir elevando a temperatura de fermentação de lagers...
Considerando que as híbridas são Ales fermentadas em temperaturas mais baixas...
Considerando que o fermento US-05 pode aguenta fermentação em temps mais baixas...

Pergunto:

Pode-se fazer uma linha de fermentação, iniciando com uma leva de lager e qdo subir a temperatura, entrar com uma leva de híbrida?.....e qdo for subir a temperatura para terminar a fermentação da híbrida, retira-se do freezer para a temperatura ambiente e a lager para fazer o lagering em outro freezer.
Mantendo assim uma rotatividade tendo sempre uma Lager e uma Ale no mesmo freezer.
É possível?

Será que ficou confuso?
 
Você vai medir a temperatura em qual fermentador?
Acho que o fermentador que estiver com a fermentação mais vigorosa (provavelmente o segundo fermentador adicionado) vai demorar mais a resfriar e vai demorar menos para aumentar a temperatura.
Enfim, você estará controlando a temperatura de um só fermentador.
É semelhante à ideia de controlar a temperatura do ambiente e não do mosto em fermentação... ou tentar controlar a temperatura de fermentação com o termômetro em uma garrafa de água e não no fermentador.
Agora, eu já fiz algo semelhante algumas vezes.
Tenho um freezer horizontal grande. Às vezes faço uma leva num fim de semana e deixo o "fermentador 1" por 5 dias em 18ºC. Aí faço outra leva, coloco o "fermentador 2" no mesmo freezer e continuo medindo a temperatura no "fermentador 1".
Aí vou tocando a fermentação conforme planejado. Com certeza vai dar diferença (talvez grande) entre os dois fermentadores. O que eu tento fazer para amenizar é resfriar bastante o mosto do "fermentador 2" para que a fermentação não seja muito vigorosa no começo. Sei que isso não é bom, mas não encontrei uma outra solução melhor para o meu caso.
Talvez alguém tenha uma idéia melhor! :D
 
Tiago,
Pensei em sempre medir aquela que está em fermentação primária.
Sempre terá uma em primária e outra na secundária.
 
Teóricamente até daria pra fazer, num esquema de ambiente controlado. O problema é que tem 1 sensor, então vc vai ter que escolher uma das cervejas pra controlar.

Se vc controlar a primeira (mais fria) pode ser que a segunda (mais quente) fique numa temperatura fora do planejado, pelo calor gerado pela própria fermentação dela.

Se vc controlar a segunda, pode acontecer o contrário, de acabar esfriando a primeira além da conta e dando fim precoce na fermentação dessa...

Um método que já ouvi falar pra fermentar duas cervejas diferentes na mesma geladeira seria usando dois controladores e algumas mantas térmicas elétricas, assim vc seta a geladeira pro fermentador mais frio e compensa com manta térmica colada no fermentador mais quente. Eu não sei até que ponto esse método é eficiente, nem a faixa de diferença que daria pra usar. Talvez uma lager e uma ale não desse, mas duas ales em fases diferentes pode ser que funcione.

Abraço
 
Tiago,
Muito à grosso modo seria algo assim:

Primeiro período
Entro com uma leva de lager fermentando à 10°C.
Termino este tempo à 16°C

Segundo período
Entro com uma Kölsch ou Altbier à 16°C e passo a controlar está leva.
No final a lager vai pra outro freezer fazer o lagering à temp baixa e a ale vai pra temperatura ambiente de 18°C.

Ne final do segundo período tenho o freezer vazio e pronto pra outro ciclo.

* Não defini o período, pois pode haver variações de alguns dias.

O controle será sempre na leva mais nova.
 
Tiago,
Muito à grosso modo seria algo assim:

Primeiro período
Entro com uma leva de lager fermentando à 10°C.
Termino este tempo à 16°C

Segundo período
Entro com uma Kölsch ou Altbier à 16°C e passo a controlar está leva.
No final a lager vai pra outro freezer fazer o lagering à temp baixa e a ale vai pra temperatura ambiente de 18°C.

Ne final do segundo período tenho o freezer vazio e pronto pra outro ciclo.

* Não defini o período, pois pode haver variações de alguns dias.

O controle será sempre na leva mais nova.

Entendo, então seria o "segundo caso". Às vezes uma lager precisa de um descanso de diacetil um pouco maior do que no caso de uma ale.

Eu não sei quais seriam as variações de temperatura que ocorreriam nesse fermentador da lager enquanto você controlasse a híbrida. Ela vai gerar algum calor, então controlando 16ºC numa fermentação ativa, a "não ativa" vai ter temperatura mais baixa e provavelmente maior variação também.

Isso fica na teoria, pra ver como a coisa realmente se comportaria, teria que tentar medir a temperatura da lager em paralelo. Pra um controle mais preciso, acho que daria certa aquela idéia dos dois controladores e manta térmica.
 
Tiago said:
Entendo, então seria o "segundo caso". Às vezes uma lager precisa de um descanso de diacetil um pouco maior do que no caso de uma ale.

Não sei qual é o "segundo caso" mas o descanso de diacetil de ambas, não se daria simultaneamente.
A Ale poderia ser introduzida no freezer após uns 3 dias de descanso de diacetil da lager.

Tiago said:
Eu não sei quais seriam as variações de temperatura que ocorreriam nesse fermentador da lager enquanto você controlasse a híbrida. Ela vai gerar algum calor, então controlando 16ºC numa fermentação ativa, a "não ativa" vai ter temperatura mais baixa e provavelmente maior variação também.

Qdo começar o controle de fermentação da Ale (supondo +/- 16º) a temperatura ambiente começará baixar para que a fermentação inicial se dê a 16º.
Isto obviamente ira baixar a temperatura da lager gradativamente, ao invés de dar um choque de 16º para 4º, até q possa retirar para outro freezer à 4º ou menor.

Tiago said:
Isso fica na teoria, pra ver como a coisa realmente se comportaria, teria que tentar medir a temperatura da lager em paralelo. Pra um controle mais preciso, acho que daria certa aquela idéia dos dois controladores e manta térmica.

Se meu raciocínio não estiver errado isto seria possível, otimizando assim a utilização do freezer e fazendo a fermentação de uma Lager e uma Ale sem precisar completar o ciclo de fermentação de cada uma para entrar com outra leva....quem sabe este período possa chegar a uma semana?

Acho que o "X" da questão seria saber exatamente quais fermentos poderiam ser casados por um determinado tempo.

Hahaha......agora sinto falta de um "beer geek", um "beer nerd" por perto que já tenha feito um gráfico de Temp. ambiente vs Temp de fermentação para diferentes fermentos e estilos de cerveja......hahahaha

PS
Talvez seja a hora d'eu parar um pouco de ler e pensar e ir fazer cerveja!!!!....hahaha
 
VictorCoelho,

Talvez os beers geeks estejam ocupados com outras experiências.

Seja você, que está interessado nisso, a fazer elas e concluir finalmente pela prática, montar a tabela e compartilhar...

Abç
 
VictorCoelho,

Talvez os beers geeks estejam ocupados com outras experiências.

Seja você, que está interessado nisso, a fazer elas e concluir finalmente pela prática, montar a tabela e compartilhar...

Abç

Ô Tiago, foi mau!!.....quando falei em beer geek, falei de brincadeira, não quis atingir niguém.
Foi mau Tiago, me desculpe!
Abraço,
Victor
 
Ô Tiago, foi mau!!.....quando falei em beer geek, falei de brincadeira, não quis atingir niguém.
Foi mau Tiago, me desculpe!
Abraço,
Victor

Hahahahaa, ta se desculpando pelo que? eu não me senti atingido de forma alguma.

O que eu quis dizer foi: vá e faça suas experiências! não espere sempre que alguem monte uma tabela pra vc.

Eu procurei levantar as questões que mais me preocupariam nesse cenário que vc criou e que eu ja tentei fazer uma vez, com pouco sucesso. Isso não quer dizer que uma certa combinação ou forma ou equipamento, não funcione.
Talvez alguém aqui possa te dar um direcionamento melhor em relação a isso.

Mas como diz o Vinnie Cilurzo: Se você está disposto a cometer erros e aprender com eles, você se tornará um cervejeiro melhor.

abraço!!
 

Latest posts

Back
Top