Manometro com 3bars no 1º dia de referementação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardocardoso

Active Member
Joined
May 30, 2017
Messages
31
Reaction score
1
Prezados,
Envasei uma WitBier com Melancia na 2a feira. Na 3a à noite o manômetro já media 3,0 bar. Me assustei!

Fiz o primming baseando 7g/l para 20 litros, mas depois percebi que a receita rendeu 16,5 litros, ou seja, o primming ficou com 8,5g/l.

A breja foi fermentada por uma semana com temperatura controlada a 19ºC e refermentada a 7ºC por 10 dias (minha geladeira não chega a temperatura menor).

As garrafas estão na casa do meu pai, pois moro em apto. Até agora ele não me ligou pra me dar alguma notícia ruim (e nem quero que ele vá mexer nas garrafas). Mas estou com medo de as garrafas explodirem.

PERGUNTA - como é a primeira vez que uso o manômetro, não sei se é comum subir a pressão e depois diminuir ou se estou criando pequenas granadas.

Obrigado!!!
 
Em geral se foi engarrafado frio, a cerveja já fica com uma quantidade de co2 dissolvido, e quando deixa ela em temperatura ambiente com o priming esse gás escapa do líquido e pode fazer essa pressão que vc está vendo ai rapidamente, antes do co2 da refermentação. Já fiz priming acima de 9 g/l e foi bem tranquilo.

Só por desencargo, a melancia vc colocou na fermentação (temperatura acima de 15º) e deixou atenuar totalmente né?
 
Cara, vai supercarbonatar. E tem tudo para estourar tbm.
 
Colega, obrigado pela resposta.
O envase foi feito a frio, entre 7ºC e 10ºC.

O suco da melancia foi colocado na maturação e ficou por 12 dias. Pensando agora, acho que vai dar M@#$%, pq qdo coloquei a melancia, abaixei a temperatura, logo, inativei o trabalho da levedura. Quando a temperatura subiu (no envase), a levedura se reativou e passou a consumir, além do açucar do prime, também o açucar do suco da melancia.

Hoje, com 4 dias de refermentação, o ponteiro do manômetro da minha garrafa piloto está "no talo".

Vou ter que subir as garrafas pra geladeira, senão vão estourar.


Em geral se foi engarrafado frio, a cerveja já fica com uma quantidade de co2 dissolvido, e quando deixa ela em temperatura ambiente com o priming esse gás escapa do líquido e pode fazer essa pressão que vc está vendo ai rapidamente, antes do co2 da refermentação. Já fiz priming acima de 9 g/l e foi bem tranquilo.

Só por desencargo, a melancia vc colocou na fermentação (temperatura acima de 15º) e deixou atenuar totalmente né?
 
Colegas, seria uma opção eu abrir as garrafas pra aliviar a pressão, voltando a tampa-la, tendo em vista que ainda tem mais 1 semana pra refermentar?
 
Cara então pode considerar que vai dar problema, ficou o priming mais o açucar do suco e existe risco sim de explodir.

Tome cuidado com as garrafas, coloque dentro de uma caixa plastica ou outro recipiente.

Refrigere o quanto antes, e abra as tampas. Use luvas, oculos, o q vc tiver aí, com a garrafa protegida para q caso alguma estoure não te machuque ( o abridor exerce força no gargalo que se tiver no limite pode causar q alguma estoure). Tome cuidado, considere que pode ocorrer de esguicharem.

Sempre que utilizar suco ou frutas inteiras mantenha em temperatura de fermentaçao até atenuaçao total.
 
Primeiro passo é avisar seu pai pra não chegar perto!
Abraços
 
O negocio é esse mesmo. Gela próximo de zero, abre e coloca outra tampa. Faz o mesmo no manometro para acompanhar. Tira da geladeira e acompanha. Pode ocorrer a necessidade de repetir esse processo dependendo de qto açúcar ainda restar para fermentar.
 
Back
Top