Mangroove M03 New Castle Dark Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

biofa01

Active Member
Joined
Jan 23, 2014
Messages
38
Reaction score
11
Recentemente fiz uma brown ale com esse fermento e não gostei nada da atenuação dele. Usei dois pacotes para 18 litros, hidratei antes de usar, tudo nos conformes. Fermentei a 18 graus, o início da fermentação foi vigoroso, jogou mosto pra fora, mas depois parou e o que era segundo o BS para atenuar até 1014 na primária parou em 1020 (medi com densímetro), subi pra 20 graus permanecendo assim por mais 7 dias, ficou no total 14 dias fermentando, baixei ontem pra 5 graus e vou deixar mais uma semana. Alguém já teve problema com esse fermento? Sabia que a atenuação dele era pra ser média, mais nem tanto.
 
Recentemente fiz uma brown ale com esse fermento e não gostei nada da atenuação dele. Usei dois pacotes para 18 litros, hidratei antes de usar, tudo nos conformes. Fermentei a 18 graus, o início da fermentação foi vigoroso, jogou mosto pra fora, mas depois parou e o que era segundo o BS para atenuar até 1014 na primária parou em 1020 (medi com densímetro), subi pra 20 graus permanecendo assim por mais 7 dias, ficou no total 14 dias fermentando, baixei ontem pra 5 graus e vou deixar mais uma semana. Alguém já teve problema com esse fermento? Sabia que a atenuação dele era pra ser média, mais nem tanto.

E ai @biofa01 !

Eu já usei desse fermento em uma Dark Ale que eu fiz e foi a mesma história que vc contou, atenuou de 1.050 até 1.020 somente, a única diferença é q na época eu fermentava em caixa de isopor com garrafas de gelo dentro (fermentei na faixa de 18°graus tb). Porém, eu gostei muito do resultado final apesar do ABV ter alcançado somente 4.2% pós primming (não tive nenhum problema com açúcar residual e consequente explosão de garrafas, parece q a atenuação dele é meio estranha msm). Naquela época eu não tinha conhecimento, mas hoje no seu caso eu hidrataria mais um pacote e colocaria na cerveja pré-maturação para tentar a atenuação desejada, geralmente dá certo. Mas como vc já está na maturação, vá em frente que acredito q vc tb irá gostar do resultado final!

Abraço!
 
Eu já usei e gosto do mO3. Ele é assim mesmo, pára em 1.020. O máximo que consegui foi 1.018 numa sweet stout com muita lactose, o que para mim, pensando no desempenho geral do fermento, já é mta coisa.
Inclusive, fiz uma brown ale de Avelã com 7% abv que levou o segundo lugar das specialty beers do ultimo concurso sul-brasileiro com o M03.
Para brown ales, algumas stouts e algumas porters, é um ótimo fermento, mas se você quer algo mais seco, mas ainda com perfil inglês, pegue o M79 burton ale. Mas para cervejas escuras inglesas, o perfil de aroma do m03 é imbatível.
 
Pois é, tinha mesmo pensado em usar o burton ale, mas preferi usar esse para experimentar. A breja ficou legal sim, provei um pouco no final da secundária e achei bom o corpo e o perfil em geral, só achei estranho pois o BS previa atenuar um pouco mais. Enfim, acho que depois de pronta vai ficar boa sim, somente com um ABV um pouco menor do que o esperado. Obrigado a todos, boto aquí depois o resultado.
 
Já usei esse fermento umas três vezes e todas as vezes ele deu uma "travada". Sempre dou uma chacoalhada no fermentador, ai ele volta a trabalhar e atenua legal ...
 
faltou um dado importantíssimo nos teus dados iniciais. 2 pacotes para 18 litros pode ser o suficiente... ou não! tudo depende da OG. Se for, por exemplo, uma cerveja de 1.075, 1.080 de OG, faltou fermento.

M03 é fermento inglês, que é caracterizado por atenuação média-baixa e floculação alta. Pode ser que antes de finalizar o trabalho ele já saiu do meio. A sacudida no balde realmente vale...
 
É, esqueci de mencionar a OG, foi 1.056, acredito que dois pacotes foram suficientes, o fermento acho que é mesmo preguiçoso hehehe, mas não dei a sacudida no balde não, talvez fosse melhor.
 
Esta cerveja tive o prazer de provar, e ficou muito boa!pra nao dizer excelente, apesar dos problemas mencionados....hehehe...mas quanto a essa sacudida no balde, como seria feito, mexendo com uma colher ou sacudindo o fermentador??nao vaza nao??
 
@Gio , eu faço sacudindo de leve o fermentador, o suficiente para levantar o fermento ... não vaza!
 
Back
Top