Maltes pra coloração dourada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala galera!

Fiz uma saison querendo que ela ficasse dourada, mas ficou com uma cor amarronzada. Minha cream ale também.

Qual ou quais maltes vocês usam pra deixar a cerva dourada e que deixe o sabor dela mais neutro?

Isso aí. Abraço.
 
Fala galera!

Fiz uma saison querendo que ela ficasse dourada, mas ficou com uma cor amarronzada. Minha cream ale também.

Qual ou quais maltes vocês usam pra deixar a cerva dourada e que deixe o sabor dela mais neutro?

Isso aí. Abraço.

Malte Pilsen.

Verifique o EBC...quanto menor, menos escura será a breja...
 
Fala galera!

Fiz uma saison querendo que ela ficasse dourada, mas ficou com uma cor amarronzada. Minha cream ale também.

Qual ou quais maltes vocês usam pra deixar a cerva dourada e que deixe o sabor dela mais neutro?

Isso aí. Abraço.



Minha cream que está fermentando também ficou marrom [emoji52]
Tô achando que é o malte Munich. Usei 5 kg de Pilsen, 1 kg de Pale Ale, 1 kg de Munich, 0,5 kg de flocos de milho e 0,5 kg de flocos de aveia. Receita rendeu aproximadamente 25l no fermentador.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Minha cream que está fermentando também ficou marrom [emoji52]
Tô achando que é o malte Munich. Usei 5 kg de Pilsen, 1 kg de Pale Ale, 1 kg de Munich, 0,5 kg de flocos de milho e 0,5 kg de flocos de aveia. Receita rendeu aproximadamente 25l no fermentador.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Se ela ainda está fermentando não dá para concluir que ficou marrom...

Após maturação, principalmente a frio a breja clarifica e clarifica bastante...
 
Tomazela, você está certo, ela ainda está bem turva e com partículas em suspensão que passaram no whirlpool. Vou esperar a etapa de maturação a frio/clarificação pra ter certeza.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A primeira foto: 50% pale ale 50% munich

a segunda foto: 5kg de pilsen e 400g de melano 80

Seria dourado assim ?
 

Attachments

  • IMG_20161202_132809348.jpg
    IMG_20161202_132809348.jpg
    67.8 KB · Views: 111
  • IMG_20161028_201408092.jpg
    IMG_20161028_201408092.jpg
    139.5 KB · Views: 113
Pra cerveja ficar dourada mesmo, ela vai ter que ficar bem límpida, se não parece sempre meio marrom, como nas fotos do colega acima, a primeira aparentemente ficaria bem dourada se tivesse límpida.
Pilsen e Melano chega na cor desejada, só pilsen fica amarelo palha.
 
Essa é uma Munich Helles que fiz recentemente.

90% Pilsen
7% Munich Light
3% Melano

Como usei o Melano e fiz decocção ela puxou mais para o amarelo médio...

Se não tivesse feito decocção e nem usado o Melano, ficaria mais pro dourado...
 

Attachments

  • IMG_1982.jpg
    IMG_1982.jpg
    160.8 KB · Views: 104
  • IMG_1981.jpg
    IMG_1981.jpg
    128.8 KB · Views: 115
Então vocês acham que consigo um dourado como 90/10 pilsen e munich, e clarificando, certo?

Na receita da minha Cream ale, já clarificada e que ficou meio marron, foi 65% pilsen, 22% Viena, 11% carapils e 2% amber. Errei feio.
 
Então vocês acham que consigo um dourado como 90/10 pilsen e munich, e clarificando, certo?

Na receita da minha Cream ale, já clarificada e que ficou meio marron, foi 65% pilsen, 22% Viena, 11% carapils e 2% amber. Errei feio.

90/10 acredito que vai ficar um dourado bem clarinho dependendo da quantidade total. Coloque em algum software e ajuste a cor.
 
A primeira foto: 50% pale ale 50% munich

a segunda foto: 5kg de pilsen e 400g de melano 80

Seria dourado assim ?

Jean, pensei num dourado mais puxado pro amarelo mesmo, tipo as canecas dos tópicos aqui no forum. Mas cores das suas estão muito bonitas.
 
Essa é uma Munich Helles que fiz recentemente.

90% Pilsen
7% Munich Light
3% Melano

Como usei o Melano e fiz decocção ela puxou mais para o amarelo médio...

Se não tivesse feito decocção e nem usado o Melano, ficaria mais pro dourado...

Quantos ebcs tomazela? Bonita a cor também... meio âmbar, não? Ou tá dourada mesmo?
 
Sim. E maturei a frio por 4 semanas além de usar carbonatação forçada...Por isso que tá limpinha :)

E bota limpinha nisso! :mug: Parabéns!

Estou com uma APA fermentando, que creio que terei que usar gelatina também, além da maturação a frio... pois na empolgação da brasagem :tank: acabamos esquecendo de fazer o whirlpool e foi um monte de trub pro fermentador...
 
E bota limpinha nisso! :mug: Parabéns!

Estou com uma APA fermentando, que creio que terei que usar gelatina também, além da maturação a frio... pois na empolgação da brasagem :tank: acabamos esquecendo de fazer o whirlpool e foi um monte de trub pro fermentador...

Valeu =)

Trub de Whirlpool não traz grandes problemas no final, pois vai decantar tudo durante a fermentação primária, secundária, maturação... ;)

A gelatina faz o trabalho fino, de retirar tudo que demora muito para decantar...não fico sem gelatina mais
 
Engraçado vocês falarem sobre isso, é que usei gelatina, pela primeira vez, nessa cream ale de que falo no post inicial. Realmente, fiquei impressionado com a gelatina: ela faz o trabalho sujo e deixa tudo limpinho! rs. A cream ale ficou cristal, só não ficou dourada, hahahaha.

Estou até em dúvida se uso gelatina na minha saison amarronzada. A propósito, saison precisa ser clara ou pode ser turva?

E lembrando: o dourado seria algo como uma dessas aqui: http://milwaukeebeersociety.com/event/saisons/

Pra cream ale, talvez um dourado um pouco mais claro...
 
Engraçado vocês falarem sobre isso, é que usei gelatina, pela primeira vez, nessa cream ale de que falo no post inicial. Realmente, fiquei impressionado com a gelatina: ela faz o trabalho sujo e deixa tudo limpinho! rs. A cream ale ficou cristal, só não ficou dourada, hahahaha.

Estou até em dúvida se uso gelatina na minha saison amarronzada. A propósito, saison precisa ser clara ou pode ser turva?

E lembrando: o dourado seria algo como uma dessas aqui: http://milwaukeebeersociety.com/event/saisons/

Pra cream ale, talvez um dourado um pouco mais claro...

Eu não usaria numa saison,porque eu as prefiro meio turvas,mas não seria nenhum pecado usar gelatina.
Acho que esse nível de dourado é algo entorno de 5-6 srm para as 3 taças mais escuras e 4-5 srm para a taça mais clara.
Você pode querer atingir essas cores com maltes base e/ou tostados(munique,vienna,melano,etc) ou caramelos.
Pra uma cream ale acho que o melhor é usar uma vienna ou munique,ou uma malte caramelo bem leve,tipo o cara blond da castle ou um carahell.
Eu fiz uma saison usando 1kg de vienna e o resto pilsen e atingi um dourado bem bonito,ao nível do dourado mais claro dessa foto.
 
Eu não usaria numa saison,porque eu as prefiro meio turvas,mas não seria nenhum pecado usar gelatina.
Acho que esse nível de dourado é algo entorno de 5-6 srm para as 3 taças mais escuras e 4-5 srm para a taça mais clara.
Você pode querer atingir essas cores com maltes base e/ou tostados(munique,vienna,melano,etc) ou caramelos.
Pra uma cream ale acho que o melhor é usar uma vienna ou munique,ou uma malte caramelo bem leve,tipo o cara blond da castle ou um carahell.
Eu fiz uma saison usando 1kg de vienna e o resto pilsen e atingi um dourado bem bonito,ao nível do dourado mais claro dessa foto.

Pô hopdevils, bacana demais suas dicas!

Não vou usar gelatina na saison então não. Vou clarificar ela a frio por uns cinco dias então, no máximo, e deixar um pouco turva.

Não entendi uma coisa, na sua receita da saison, qual foi a porcentagem de maltes que você utilizou? Você fala que utilizou 1kg de Viena mas não fala a quantidade de Pilsen. Tem foto da bichinha? Deve ter ficado bunita... ;)

No mais, valeu a ajuda.
 
Pô hopdevils, bacana demais suas dicas!

Não vou usar gelatina na saison então não. Vou clarificar ela a frio por uns cinco dias então, no máximo, e deixar um pouco turva.

Não entendi uma coisa, na sua receita da saison, qual foi a porcentagem de maltes que você utilizou? Você fala que utilizou 1kg de Viena mas não fala a quantidade de Pilsen. Tem foto da bichinha? Deve ter ficado bunita... ;)

No mais, valeu a ajuda.

Acho que com 5 dias de maturação a frio a claridade já fica bacana,mas como disse,é uma preferência pessoal,se você curte uma cerveja brilhante não vejo mal em usar gelatina.

Ah,verdade,desculpa,esqueci de mencionar qual foi o grist de maltes.
Eu chequei aqui e vi que além do pilsen eu usei centeio também.Mas a coloração do centeio é mais ou menos a do vienna.
O grist foi esse:
-3,1 kg de pilsen
-1,0kg de vienna
-0,4kg de centeio em flocos
-0,2kg de malte de centeio

OG:1.052

Eu fiz uma fervura de 90 min também,o que ajuda a caramelizar mais.
Infelizmente eu não tenho nenhuma foto,mas ficou mais ou menos aquele dourado da saison dupont.Ficou bem bonita.

Abraço!
 
Engraçado vocês falarem sobre isso, é que usei gelatina, pela primeira vez, nessa cream ale de que falo no post inicial. Realmente, fiquei impressionado com a gelatina: ela faz o trabalho sujo e deixa tudo limpinho! rs. A cream ale ficou cristal, só não ficou dourada, hahahaha.

Estou até em dúvida se uso gelatina na minha saison amarronzada. A propósito, saison precisa ser clara ou pode ser turva?

E lembrando: o dourado seria algo como uma dessas aqui: http://milwaukeebeersociety.com/event/saisons/

Pra cream ale, talvez um dourado um pouco mais claro...

Olha amigo, para o meu gosto pessoal, prefiro todas as cervejas o mais limpas e transparentes possível...Salvo é claro as cervejas que pedem a turbidez, como as Weiss e as Witbiers...

[ ]´s
 
Olha amigo, para o meu gosto pessoal, prefiro todas as cervejas o mais limpas e transparentes possível...Salvo é claro as cervejas que pedem a turbidez, como as Weiss e as Witbiers...

[ ]´s

Andei pesquisando aqui, e olha o que achei no bjcp sobre saison, tomazela:

" A limpidez varia de baixa a boa, embora a turbidez
não seja inesperada neste estilo de cerveja não filtrada de casa de
fazenda (farmhouse)".
 
Eu não usaria numa saison,porque eu as prefiro meio turvas,mas não seria nenhum pecado usar gelatina.
Acho que esse nível de dourado é algo entorno de 5-6 srm para as 3 taças mais escuras e 4-5 srm para a taça mais clara.
Você pode querer atingir essas cores com maltes base e/ou tostados(munique,vienna,melano,etc) ou caramelos.
Pra uma cream ale acho que o melhor é usar uma vienna ou munique,ou uma malte caramelo bem leve,tipo o cara blond da castle ou um carahell.
Eu fiz uma saison usando 1kg de vienna e o resto pilsen e atingi um dourado bem bonito,ao nível do dourado mais claro dessa foto.

hopdevils, você acha 15% de munich muito numa cream ale? Consegui 8,5 ebc (tip uns 4,5 srm) com pilsen 70%, e munich e arroz 15% cada, mas não sei o efeito desse munich no corpo da cerveja.
 
hopdevils, você acha 15% de munich muito numa cream ale? Consegui 8,5 ebc (tip uns 4,5 srm) com pilsen 70%, e munich e arroz 15% cada, mas não sei o efeito desse munich no corpo da cerveja.

Eu testaria!
Pela minha experiência o malte munich vai te dar um sabor mais maltado e mais corpo também,mas acho que 15% não irão exagerar essas características e por outro lado deve te dar a cor dourada que você quer.
Só toma cuidado para esse munich não ser a versão "dark".
 
Back
Top