Comparação entre maltes PILSEN

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cembranel

New Member
Joined
Aug 28, 2020
Messages
2
Reaction score
1
Location
Passo Fundo
Fala galera, tudo tranquilo?

Tenho reparado ultimamente na grande variedade de maltes pilsen disponíveis no mercado. Costumo utilizar muito o malte da Agrária e gosto dele principalmente pelo perfil bem neutro.

Mas quero fazer uma pilsen que traga um aroma/sabor de pão ou casca de pão e não consegui isso com o malte da Agrária.

Que dica vocês me dão? Algum malte em específico? Pensei em começar a testar receitas alternando o fornecedor do malte pilsen, mas são várias opções no mercado e também não sei se é trocando a marca do malte que vou conseguir o resultado que quero!
 
Por experiência, o malte da Weyermann vale (muito) a pena quando a ideia é fazer Pilsner refinada, com característica sensoriais sutis mas perceptíveis.

Você pode, claro , pegar outra rota , introduzindo maltes complementares em pequenos volumes. Munich, Vienna (não exatamente "pão" , mas ainda assim interessante) ou mesmo , em quantidades realmente pequenas, Melano, Victory, Biscuit, etc.
 
Também miro o weyermann quando tou fazendo german pils/bohemian pilsner/helles e outros de escola alemã, vale bastante a pena. Quando quero perfil marcante de panificação uso o pilsen em complemento com munich e/ou melano.
 
Eu venho utilizando malte BWS (comprei uma saca), que segundo o fornecedor é belga. Tenho tido ótimas eficiências com ele, porém é muito neutro em aromas maltados.

Fiz algumas lagers com ele e todas elas ficaram bem "simples" sem muita complexidade de aromas e sabores, longe das alemãs tradicionais.

Estou fazendo uma helles que adicionei 25% de munich light e 3% melano, vamos ver se ela ganha uma vida em relação as receitas passadas.

Próximas brassagens vou seguir as sugestões e procurar usar weyermann!
 
Last edited:
Minhas melhores "pilsen" faço com adição de malte biscuit para melhorar cor, corpo e um saborzinho sutil no final. Para 20 litros, umas 150 g de chateau biscuit vai bem.
 
Pro objetivo que você busca, nem pense duas vezes. Malte Weyermann é a melhor opção. Faço minhas Kölsch com ele e um pouquinho de Munich (também Weyermann) e fica show.
 
Back
Top