Malte germinando

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mestrekame

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2018
Messages
92
Reaction score
26
Prezados,

Fiz uma brassagem ontem e o malte estava diferente, tinhas alguns pontos brancos que aparentavam ser bichinhos, mas olhando mais de perto parecia ser brotos do grão.

Isso é normal do malte? Quais as consequências para a minha cerveja?
 

Attachments

  • malte germinando.jpg
    malte germinando.jpg
    227 KB · Views: 55
Na tua moagem, tu coloca em um balde limpinho, sem nada dentro?
Não verificou que estava assim nesta hora? (nem olhou?)

eu te digo que nunca vi isso antes......................
 
Na tua moagem, tu coloca em um balde limpinho, sem nada dentro?
Não verificou que estava assim nesta hora? (nem olhou?)

eu te digo que nunca vi isso antes......................

No balde eu coloquei um saco plástico novo. Como estava com pressa nem reparei muito no resultado da moagem e os grãos, só percebi na hora que coloquei na panela e subiu esse tanto de "broto". Já comprei outras vezes esse malte e não tinha esse tipo de coisa.
 
Prezados,

Fiz uma brassagem ontem e o malte estava diferente, tinhas alguns pontos brancos que aparentavam ser bichinhos, mas olhando mais de perto parecia ser brotos do grão.

Isso é normal do malte? Quais as consequências para a minha cerveja?

As vezes quando compramos um malte muito modificado isso acontece, é normal. Essa parte seria o broto do grão. Acho que no processo secagem essa parte deveria ser descartada junto da radícula, mas já peguei vários maltes assim. Não sei quais as consequências (se é que há) isso pode trazer.

Abraços
Casado
 
Em contato com a Empresa Agrária, obtive a seguinte resposta:

O Malte é o grão da cevada germinada para que as enzimas possam modificar o grão durante o processo de malteação.

Durante o processo de malteação, cresce o folículo à partir do gérmen. Este cresce por debaixo da casca e fica com tamanho de aprox. 2/3 do grão, quanto maior o folículo, mais modificado está o grão.

Normalmente este folículo é desintegrado no momento da moagem, pois ele é bastante sensível quando seco. O fato de ele estar intacto leva a crer que sua moagem está muito grossa, isso em teoria.

Independente da qualidade da moagem, pode ficar tranquilizado que a presença na mostura não interfere em nada no processo. Muito menos indica que houve algum problema de armazenagem ou acondicionamento do malte.

Espero ter sanado suas dúvidas. Me coloco à disposição caso precise de mais alguma coisa.

Creio que isso resolve o mistério, porque a minha moagem estava um pouco grossa mesmo. :mug:
 
Em contato com a Empresa Agrária, obtive a seguinte resposta:



Creio que isso resolve o mistério, porque a minha moagem estava um pouco grossa mesmo. :mug:

Não acredito que a posição da empresa esteja correta. Faço uma moagem mais fina e esses brotos não desapareceram. Não tem a ver com a moagem.
 
Não acredito que a posição da empresa esteja correta. Faço uma moagem mais fina e esses brotos não desapareceram. Não tem a ver com a moagem.

Está correta sim. Isso é normal em qualquer malte e quanto mais grossa for a moagem, mais ela irá aparecer assim como o resto, como as cascas, aparecem de forma mais distintas e maiores.

Não irá desaparecer com uma moagem mais fina, só apresenta um tamanho menor, assim também como as cascas e outras partes não somem.

Quando grandes esses folículos tendem a boiar.
 

Latest posts

Back
Top