Malte aqueceu além dos 76°

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
Pessoal, fiz uma leva de 20 l de Kolsch, no momento do mash out a 76°, esqueci o fogo ligado e subiu pra 90°. Desliguei e ia colocar tudo fora. Fiz teste do iodo a 76°, tava uma maravilha, douradinho, depois dos 90° fiz o teste do iodo, pretiou tudo, como no início da brasagem. Pensei, e decidi continuar a breja. Conclui todo processo, adicionei o fermento usado. Passou 10 horas, nem sinal do inicio da fermentação, fermentador está a 18°. Estou a fim de inocular um fermento novo. O que acham? será que vai fermentar, vai resultar cerveja? Decidi continuar até por que se der adstringência em face do tanino, ao menos saberei o gosto.
 
A temperatura de 76C vai inativar as enzimas, mas se o amido já foi convertido em acucares fermentáveis a 76C, não tem como ser "desconvertido" a 90C.. no meu entendimento o teste deveria continuar negativo, estranho isso aí...
Já ouvi falar de uma possibilidade do teste de iodo dar resultado errado se você tiver bagaços junto na medição, mas não sei explicar ao certo.
Eu acho no seu caso não pega nada, só o risco de extração de taninos mesmo.

Acho que não é caso de fermento novo não... ou melhor, pode até ser, mas a origem do problema não é os 90C do mash out...
 
Único problema de passar de 90 graus centígrados é extração de de taninos.
 
Precisa fazer o teste do iodo no mosto resfriado. Com o mosto quente pode dar falso positivo para iodo no teste! Calor catalisa a reação e faz com que reaja mais rápido com uma pequena quantidade de amido na amostra. Tava quente (90 graus) na hora que fez o teste? Também precisa coletar o mosto o mais limpo possível de bagaço pois fica mais amido dentro do bagaço.
 
Olha só, o mosto tava quente quando refiz o teste do iodo. Hoje começou a fermentação, o airlock esta borbulhando a mil.
Devo concordar com o rodrigocampos, acho que nesse caso deve-se fazer o teste do iodo com o mosto frio, pois a 68° o teste estava ok, após o super aquecimento ficou preto. Deve ser isso. Acho que vai dar cerveja, vamos ver o resultado. Eu posto aqui. Obrigado a todos por ajudar a tirar minha aflição.
 
Back
Top