Malte 2-Row ??????

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pedro1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
85
Reaction score
42
Prezados foristas...
Estava preparando uma receita de 3B. Oktoberfest/Märzen, e vi que segundo o BJCP 2008 na parte dos ingredientes típicos "Todos os maltes devem ser derivados da melhor qualidade de cevadas de duas fileiras". Fiz minha analogias, (não sei se lógicas para um amador) que este malte de 2 fileiras sejam os maltes 2 - row.
O que significa isso? e na prática o que difere este malte de outros?? Vi que existem maltes americanos 6 - row. Pelo que li este é o numero de grãos malte que fazem duas linhas de sementes ao longo do tronco da planta sobre o grão cabeça...:confused:
Outra coisa me chamou que fiquei me perguntando é se os maltes mais elaborados (Cara xx, Munich, Vienna, Special B, etc) são todos 2 - row ou isto só é valido para os maltes base com grande poder diastático (pilsner ou pale)??

Abraço
 
Cara, principalmente é o poder diastático, ou seja, a quantidade de enzimas disponíveis no grão que irão fazer a sacarificação.
Algumas outras características: Menor quantidade de amido, casca mais grossa e menor...
 
Porra Luis, a intenção não era essa...

Mais curiosidade sobre os processos maltagem. Saber que o malte 2-row tem maior poder diastático é extremamente vago. Que características isso terá na cerveja (mais corpo, menos corpo, mais sabor, mais aroma, etc)? Esta é a intenção da minha pergunta.

O malte da Agraria por exemplo é 2-row ou 6-row ou 1-row? kkkk

No livro do Palmer ele fala o seguinte " Há duas variedades básicas de cevada: duas fileiras e seis fileiras. O de 6 fileiras tem maior poder diastático e mais proteínas que o de 2.

Nunca vi pra vender o 6-row, então posso presumir que todos os outros são 2-row?
Mas conforme os posts acima o 2-row tem maior poder diastático etc etc, então os maltes "comuns" que usamos aqui não são nem o 2-row nem o 6-row... são o que?

Outra coisa, então se um malte é especial não importa o numero de fileiras

Abs
 
Em resumo:

- Malte 2-row tem MENOR poder diastático que malte 6-row
- Malte 6-row se usa para fazer cervejas com muitos adjuntos onde mais enzimas são necessárias; ele também ajuda na filtragem (maior proporção de casca/endosperma)
- Malte 6-row é raro de encontrar para vender por aqui e, se encontrar, vai ser um malte vendido como "pilsen"
- Malte 6-row tem menor potencial de extrato que malte 2-row (1.035 vs 1.037)
- Malte 6-row dá uma nota mais "grainy" (de grãos) para a cerveja
- Os maltes que usamos aqui são 2-row
 
Sei que a Castle Malting tem pilsen 6rw no catálogo mas nunca vi ele por aqui... As vezes eu me pergunto se o Chateau Diastic deles é feito a partir de cevada 6rw, mas eles não especificam isso...
Features: Enzymatic malt. Produced from the finest European barley varieties.
Eis ai uma questão interessante, será que adicionam enzimas ou será o tipo de cevada, ou ainda seria só a qualidade dela?
 
No Brasil, que eu saiba, só a recém importada BRIESS tem 6-row. Tu encontra na loja virtual Malte & Cia.

O que é RTFP?
 
*** READ THE ****ING PALMER ****

Regra numero de 1 todo cervejeiro caseiro
 
Pior que nesse caso nem ajuda muito RTFP porque é bem fraca a parte de maltes no livro dele!

Teve uma série de slides que o pessoal do grupo de estudos do BJCP fez para apresentar durante nossos encontros e lembro que a parte de malte tava bem completa, vou ver se a gente consegue resgatar esse material e tornar público.

Muitas vezes as receitas pedem malte 6-row simplesmente porque querem um malte bem simples. Mesmo que tu pegue o malte mais simples da Castle, por exemplo, ele vai ter um perfil um pouco mais rico. Acho que no nosso caso aqui, o 6-row que funciona melhor, mesmo não sendo 6-row, é esse malte da Agrária.
 
Se não estou enganado...:

RTFP = READ THE ****ING PALMER

:mug:
Read the ****ing post, na verdade.
Não sabia que haveria hostilidade por parte do administrador do fórum, eu esperava justamente o contrário. Dada a resposta "leia a porra do livro", quero só ver o que virá no tópico sobre dúvida que eu levantei e se realmente houver hostilidade vou ter que voltar para o hbt gringo.
Eu hein...
 
E ai Rafa, não foi hostilidade nenhuma... Isto é um "dito" muito popular aqui no Sul, tipo slogan...
Mas se esse tipo de comentário irá ofende-lo, cuidado com o que escreve... heheheh ;)
Abraço

Pedro Buffon
 
A maior diferença entre o malte 2 rs e 6 rs é a uniformidade deles, o de 6 fileiras fica mais imprensado em algumas partes e por isso desenvolve-se menor, torto e com casca mais grossa, logo uns tem mais casca e menos endosperma que outros, portanto menos amido e enzimas por massa, provavelmente, alem do poder distatico, o pilsen 6 rs terá menor valor de Extrat fine grid on dry mal, se da mesma casa de malte.
 
A maior diferença entre o malte 2 rs e 6 rs é a uniformidade deles, o de 6 fileiras fica mais imprensado em algumas partes e por isso desenvolve-se menor, torto e com casca mais grossa, logo uns tem mais casca e menos endosperma que outros, portanto menos amido e enzimas por massa, provavelmente, alem do poder distatico, o pilsen 6 rs terá menor valor de Extrat fine grid on dry mal, se da mesma casa de malte.

Acredito que o objetivo do plantio da cevada de 6 fileiras é seu rendimento no campo. Se comparada à uma cevada de 2 fileiras, possui mais proteínas, mais casca, mais enzimas e menos amidos. O que o cervejeiro quer? Amidos! Até porque, mesmo a cevada de 2 fileiras tendo menor poder enzimático, ainda sim é suficiente para a produção de cervejas.

Vi a galera falando em RTFP, eu já diria, READ THE ****ING BRIGGS, a bíblia do malteiro.

Cheers.
 

Latest posts

Back
Top