Macete: Lavagem de garrafas com arroz

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

minholi

Well-Known Member
Joined
Dec 3, 2014
Messages
70
Reaction score
26
Material necessário:

- 200g de Arroz (dá e sobra)
- Detergente neutro
- Peneira
- Funil

Modo de fazer:

Deixe as garrafas de molho para soltar os rótulos, retire-os e lave bem a parte externa das garrafas, examinando e descartando garrafas com defeitos ou trincas.

Coloque o funil na boca da garrafa, despeje o arroz no funil e despeje um pouco de agua com detergente no funil para que a mistura do arroz, agua e detergente entre na garrafa.

Sacuda a garrafa tampando a boca dela com o polegar.

Despeje o conteúdo da garrafa na peneira, encha a garrafa de agua até a boca, expulsando a espuma, e despeje novamente na peneira para enxaguar e recolher o restante do arroz.

Para lavar uma nova garrafa basta despejar o arroz da peneira no funil e repetir o processo.

Mesmo garrafas bem sujas ficam limpinhas. Feito isso é só sanitizar com biofor diluído e estão prontas para usar.
 
Bacana... o arroz faz o papel de uma escova, removendo a sujeira?
 
Bacana... o arroz faz o papel de uma escova, removendo a sujeira?
Isso! Esse é o princípio. Dá pra fazer com quirela de milho também. O atrito dos grãos "esfrega" a parte interna e faz todo o trabalho.

De quebra ainda dá pra dizer que você usou milho ou arroz pra fazer a sua cerveja (lavando as garrafas com eles). Rsrsrs
 
De quebra ainda dá pra dizer que você usou milho ou arroz pra fazer a sua cerveja (lavando as garrafas com eles). Rsrsrs




Genial, hahaha!



No mais, excelente dica. Provavelmente tentarei aplicar!
 
Uso para limpar os fermentadores depois do uso, que são galões de água mineral de 20l.

Funciona! :mug:

Estava pensando nisso.

Nem tenho a intenção de fermentar duas vezes no mesmo galão de água, mas também não gosto de devolver todo incrustado de krausen quando vou comprar outro cheio.

Valeu!!
 
Pessoal,

Tenho usado o arroz para limpar barris também...funciona que é uma maravilha!!!

Abraços,

Mario
 
falando em lavagem de garrafas eu estava tentando comprar aqueles secadores de garrafas tipo aqueles que tinha no lamas brew , algum colega saberia me dizer alguma loja que tem para venda?
 
Eu uso uma escova de garrafas presa na furadeira, leva 5 segundos para esfregar cada uma. Nos tanques é só deixar uma solução com Vanish de um dia pro outro, solta tudo.
 
Back
Top