Métodos eficientes para resfriar o mosto abaixo de 30°C

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
250
Reaction score
33
Faço 40L e atualmente resfrio com 1 chiller de imersão (alumínio, 15m, 1/2") e 1 pré-chiller (mesmas características) dentro de um balde de 30L com água e gelo.

Tempo necessário pra resfriar o mosto:
- de 100°C até 60°C: 10min
- de 100°C até 40°C: 22min
- de 100°C até 30°C: 35min
- de 100°C até 25°C: 60min

Vejam os gráficos das minhas últimas brassagens (o 3° é o do BK):
https://goo.gl/FcfYsF
https://goo.gl/YNPpln

De 30°C pra baixo a eficiência fica muito baixa, porque o gelo do pré-chiller já derreteu e a diferença de temperatura entre a água e o mosto é pequena, por isso estou analisando soluções para melhorar o processo.

Os objetivos são:
- Melhorar a eficiência;
- Minimizar o gasto com água;
- Minimizar as chances de contaminação.

As opções são:
1) Fazer whirlpool com bomba (solar chinesa) pra circular o mosto durante o resfriamento só pra melhorar a eficiência do processo como está;
2) Resfriar só com água da torneira até uns 30°C sem pré-chiller, e então bombear a água com gelo pelo chiller em sistema fechado;
3) Resfriar só com água da torneira até uns 30°C sem pré-chiller, e então transferir o mosto pro fermentador passando por dentro do pré-chilller submerso em água com gelo;
4) Deixar como está porque já não corro risco de DMS, e se mesmo assim eu quiser inocular numa temperatura mais baixa (numa lager, por exemplo) posso mandar o mosto pro fermentador e aguardar algumas horas.

E então, o que vocês sugerem que eu faça?
 
Eu tenho optado por um sistema de circulação de água da caixa d'agua. A vantagem é o reaproveitamento total da água. Uma desvantagem é que fica dependente da temperatura da água da caixa (será seu limitador). Mas em casos da água estar muito quente (acontece comigo no verão) pode terminar de resfriar no Freezer e depois Inocular. Mas normalmente chego até uns 25, faço a Inoculação e deixo o Freezer terminar de baixar até a temperatura de fermentação. Assim tenho conseguido inclusive reduzir o lag phase.
Foi o máximo que consegui em eficiência e custo.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Eu faço o 1 e o 2, começo com água em temperatura ambiente e depois jogo o gelo no balde do pré-chiller, sempre mantendo o whirlpool com a bomba.Desce rapidinho a temperatura.
 
Ao fazer o whirlpool com a bomba, não há o risco de entopimento pelo trub?

Abs,
Guilherme
 
Back
Top