Método BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Bom dia , possuo um panela de 32 litros e utilizo o método BIAB para realização de minhas receitas ( na verdade só fiz uma brassagem até o momento) , tenho algumas dúvidas com relação ao método, segue...

1 - Qual a melhor maneira de Sanitizar a Bag?

2 - É necessário fazer a Lavagem dos grãos (Sparge) no método BIAB?

3 - Se não é necessário como calculo a quantidade de água inicial?

Se tiver algum tópico com o mesmo conteúdo no fórum peço desculpas, procurei e não encontrei.


Obrigado

Gabriel Matos Becalli
 
Aqui em casa eu fervo logo após a brassagem e deixo secar no sol, e também fervo antes da utilização.

Se guardar úmido e com matéria orgânica, impregina com mofo. :)

Meus 2 centavos.

Ah sim... considerei que foi lavado após a retirada do malte. Impossível não lavar.

Fica todo grudento, sujão.
 
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406204&highlight=BIAB

O meu bag eu coloco ele em água quente, antes de iniciar a mostura. Também borrifo um pouco de alcool 70% nele.

Abcs



Li seu post sobre o BIAB muito interessante, mas ainda persistiu algumas dúvidas com relação a quantidade inicial de água e com relação a mostura.

1 - se eu quero fazer 20 L eu coloco todo volume de agua necessário considerando o que será evaporado na fervura e absorvido pelos grãos? , pois no meu caso minha panela é de 32L , acho que dá pra colocar todo o volume inicial de agua.

2 - na mostura , li que você ajusta a temperatura que deseja e tampa a panela , e deixa o tempo necessário , você não fica mechendo não?
mesmo com a panela tampada você fica controlando a temperatura com um termômetro né?

desculpa se a pergunta foi muito básica
 
Li seu post sobre o BIAB muito interessante, mas ainda persistiu algumas dúvidas com relação a quantidade inicial de água e com relação a mostura.

1 - se eu quero fazer 20 L eu coloco todo volume de agua necessário considerando o que será evaporado na fervura e absorvido pelos grãos? , pois no meu caso minha panela é de 32L , acho que dá pra colocar todo o volume inicial de agua.

2 - na mostura , li que você ajusta a temperatura que deseja e tampa a panela , e deixa o tempo necessário , você não fica mechendo não?
mesmo com a panela tampada você fica controlando a temperatura com um termômetro né?

desculpa se a pergunta foi muito básica

cálculo da água se tu usar full é conforme o tanto de malte. Geralmente se considera 1L/Kg de malte de absorção, evaporação vamos colocar uns 10%, perda com trub 1L, 5kg de malte e quer fazer 20L, então:

5L pro malte
1L pro trub
20L total
2L evaporação (+/-)

Total: 28L


Quanto à temperatura, se tua panela for bem isolada térmica, podes chegar na temperatura de 65 por exemplo e tampa ela, mede daqui meia hora se quiser dar uma corrigida, se não também não tem problema. Mexer o malte com biab é complicado por causa da bag, mas se quiser ligar o fogo de novo tem que mexer. Se fosse eu tamparia e esqueceria, em uma hora mediria e faria o teste de iodo, se tiver nuns 55 graus ligaria o fogo de novo, se não deixava até o iodo der positivo.
 
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406204&highlight=BIAB

O meu bag eu coloco ele em água quente, antes de iniciar a mostura. Também borrifo um pouco de alcool 70% nele.

Abcs

cálculo da água se tu usar full é conforme o tanto de malte. Geralmente se considera 1L/Kg de malte de absorção, evaporação vamos colocar uns 10%, perda com trub 1L, 5kg de malte e quer fazer 20L, então:

5L pro malte
1L pro trub
20L total
2L evaporação (+/-)

Total: 28L


Quanto à temperatura, se tua panela for bem isolada térmica, podes chegar na temperatura de 65 por exemplo e tampa ela, mede daqui meia hora se quiser dar uma corrigida, se não também não tem problema. Mexer o malte com biab é complicado por causa da bag, mas se quiser ligar o fogo de novo tem que mexer. Se fosse eu tamparia e esqueceria, em uma hora mediria e faria o teste de iodo, se tiver nuns 55 graus ligaria o fogo de novo, se não deixava até o iodo der positivo.



Obrigado amigo pela informação esclarecedora .
 
Obrigado amigo pela informação esclarecedora .
Só pode esquecer sanitizar o bag, não precisa, o mosto vai ferver depois. É só lavar bem ele depois de usar, melhor não usar sabão pra não ficar nada de resíduo e gosto. Só fazer isso que ta tranquilo.
 
Back
Top