Burst Carbonation

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Johnnyzinho

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2021
Messages
108
Reaction score
56
Location
São Paulo - Brasil
Fala galera.

Estou fazendo algumas mudanças nas minhas adições de Dry Hopping, e uma das mudanças é fazer DH no barril, o Keg Hopping.

Antes eu fazia a carbonatação rápida por agitação, mas como estarei com um bag cheios de lúpulos dentro do postmix, essa não será uma opção. Então decidi seguir o método de Burst Carbonation.

Gostaria de saber, de quem utiliza esse método, como vocês fazem?

Devo envasar 18L dentro do meu postmix de 19L minha ideia era injetar uma pressão de 2.5bar por 12hrs e depois abaixar para pressão de serviço e experimentar, está correto?
Durante essas 12 horas, devo deixar o cilindro aberto? Ou injetor essa pressão e na sequência já posso fechar o cilindro?
Fazem esse processo com o líquido já gelado?
Esperam a carbonatação estabilizar? Se sim, quanto tempo?

Aceito todas as dicas de quem utiliza esse processo.

Obrigado!
 
Cara, já fiz dh com hopbag dentro do keg... no meu caso foram 100g para 50L de breja. Seguem minhas considerações:
- O lúpulo não foi bem aproveitado. Já fiz teste com DH de 50g e o resultado foi o mesmo, o lúpulo incha e o meio do hopbag fica meio que seco ainda, com pellets inteiros.
- Ja fiz carbonatando lentamente, com o cilindro sempre ligado por 4 dias, atingi a carbonatacao ideal. Isso com o barril dentro do freezer, cerveja entre 0 e 4 graus, com 1,5Kg de pressão. Aqui uso pressão de serviço de 0,7 pra baixo, então depois de 4 dias bastou despressurizar até chegar na pressão ideal.
- Ja fiz também sacudindo o barril, nesse caso com o hopbag bem amarrado ao sifão para que não abrisse. Em temperatura ambiente (20°) é como costumo fazer... estabilizou em 2,5Kg, mando pro freezer. no dia seguinte, despressurizo e boto pressão de serviço.
- Também já fiz carbonatando a 20°, deixando no freezer até o dia seguinte, despressurizei, abri e inseri o DH. Em seguida, pressão de trabalho.
de todas essas formas tive sucesso, mas em nenhuma delas um bom aproveitamento, com aroma mais fraco do que deveria, então voltei a fazer do jeito tradicional que é mandar o DH no fermentador apos finalizar a fermentação. daí fica de 3 a 5 dias, envaso, carbonato e pronto. Quando quero um boost de aroma, coloco no barril um hopbag com uma carga bem pequena (tipo 25g) e já fica top.
 
Fala galera.

Estou fazendo algumas mudanças nas minhas adições de Dry Hopping, e uma das mudanças é fazer DH no barril, o Keg Hopping.

Antes eu fazia a carbonatação rápida por agitação, mas como estarei com um bag cheios de lúpulos dentro do postmix, essa não será uma opção. Então decidi seguir o método de Burst Carbonation.

Gostaria de saber, de quem utiliza esse método, como vocês fazem?

Devo envasar 18L dentro do meu postmix de 19L minha ideia era injetar uma pressão de 2.5bar por 12hrs e depois abaixar para pressão de serviço e experimentar, está correto?
Durante essas 12 horas, devo deixar o cilindro aberto? Ou injetor essa pressão e na sequência já posso fechar o cilindro?
Fazem esse processo com o líquido já gelado?
Esperam a carbonatação estabilizar? Se sim, quanto tempo?

Aceito todas as dicas de quem utiliza esse processo.

Obrigado!
quando eu fazia o burst carbonation eu fazia o seguinte deixava em 2,5 bar por umas 12 horas, depois fechava o cilindro e depois de 12 horas verificava em que pressão se estabilizou, se estabilizou abaixo do esperado deixo o cilindro ligado por mais um tempo na pressão desejada e se supercarbonatou eu retirava um pouco do co2 e deixava estabilizar novamente para ver qual seria a nova pressão. segue um vídeo mais explicativo:
 
A Burst Carbonation é meu método padrão de carbonatação, e o que eu percebi é que tem tantas variáveis que não tem uma receita certa.
Exemplo 1: quem faz cold e já embarrila, já começa com a cerveja gelada, reduzindo o tempo da carbonatação. Essa é uma variável GIGANTE para quem faz o embarrilamento com ela mais quente.
Exemplo 2: Marshall Schott do Brulosophy já mete 50 PSI (3,5 Bar) para deixar o tempo de carbonatação mais rápido, mas quem usa barril de PET não consegue tanta pressão. Ele também recomenda esvaziar o headspace depois das X horas, para depois plugar pressão de serviço constante no barril (procedimento que eu acho desnecessário).

No fim das contas, a depender do seu equipamento e do seu processo, vc mesmo vai ter seu jeito. E com uns dois lotes vc já pega fácil.

Como eu faço:
1) Tiro do cold e vou pro embarrilamento próximo a 0º. Kegs de 5 litros.
2) Coloco 30 PSI (2 Bar) (minha válvula de segurança abre acima de 40 PSI) e deixo por 22-24 horas.
3) Tiro o ball lock (deixando a pressão de 30 psi no headspace), para carbonatar o segundo barril. Já conto com essa pressão extra do headspace.
4) Eu sempre checo depois de 24h, para dar tempo da pressão do headspace equilibrar com a cerveja. Isso sempre me dá uma carbonatação de aprox. 2,5 vol.
5) Se faltar um pouco, eu sou mais uma bombada de CO2 a 2 Bar e deixo. Se faltar um pouco, eu purgo e deixo. Mas hoje em dia nem preciso mais fazer nada.

Esperam a carbonatação estabilizar? Se sim, quanto tempo?
Você sempre vai medir a pressão do headspace, então é fundamental vc esperar algumas horas para estabilizar com o líquido. Eu sempre espero entre 12 e 24h, porque é cômodo para mim.
Lembre-se a que carbonatação não é somente meter gás da cerveja, pois é necessário esperar que o CO2 seja convertido em ácido carbônico (que é o que dá a picância da carbonatação). Sempre preciso de pelo menos dois dias para isso, mas já dá pra tomar a cerveja antes, se eu quiser.
 
Back
Top