Método BIAB - Iniciante

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Mar 1, 2016
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Sou de Santa Bárbara D'oeste e sábado estarei indo para SP comprar meu kit BIAB

Como vejo muita gente “complicando” o BIAB, estou meio perdido nas informações, gostaria que me corrigissem no meu processo. (Ainda estou projetando), quero fazer o BIAB mais clássico possivel. Vamos lá.

1) BIAB 10 litros em uma panela de 45 litros sem torneira é viável? Pois pretendo ir aumentando a leva conforme for aprendendo.

2) Ainda não tenho software, mas como estipular uma temperatura de strike? Vou no modo empírico? Tipo, minha primeira brassagem pretendo fazer uma American IPA, devo aquecer a água até uns 74º, colocar a bag e o malte, e ver pra quanto baixa?

3) Posso fazer o esquema de não ficar “controlando” a temperatura da mosturação no BIAB? Depois de colocado o malte deixar por uma hora com o fogo desligado?

4) No inicio vou comprar kits de insumo, (10 litros). Sobre a quantidade de água, eu uso os 10 litros na panela para mosturar e ferver e depois completo o que se perdeu até ter os 10 litros novamente?

Imagem do kit e da panela, está faltando algo? (Vou pegar o malte moído no principio)

Obrigado desde já
 

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A maioria das tuas dúvidas eu acho que podem serem respondidas lendo os tópicos mais antigos do fórum, pois tem bastante coisa de BIAB. Além disso, tem bastante vídeo no YouTube que pode te ajudar muito.

Minha sugestão em fazer um BIAB de 10 litros em uma panela de 45 litros, eu não vejo problema algum. Como tu disse que pretende fazer um "BIAB mais clássico possível", a etapa de lavagem não vai ser necessária, pois este é o verdadeiro princípio do BIAB (praticidade sem preocupação com eficiência). Assim, terá que usar em torno de 18 litros de água, o que é um bom volume para esta panela de 45 litros.

Em relação a tua compra, sugiro aumentar o tamanho dos baldes, pois 12 litros eu acho pequeno para uma fermentação de 10 litros. Acho que poderia cogitar a possibilidade de comprar um balde de 15 ou 20 litros, que será bastante útil posteriormente, além do maior conforto na fermentação de 10 litros.
 
Sou de Santa Bárbara D'oeste e sábado estarei indo para SP comprar meu kit BIAB

Como vejo muita gente “complicando” o BIAB, estou meio perdido nas informações, gostaria que me corrigissem no meu processo. (Ainda estou projetando), quero fazer o BIAB mais clássico possivel. Vamos lá.

1) BIAB 10 litros em uma panela de 45 litros sem torneira é viável? Pois pretendo ir aumentando a leva conforme for aprendendo.

2) Ainda não tenho software, mas como estipular uma temperatura de strike? Vou no modo empírico? Tipo, minha primeira brassagem pretendo fazer uma American IPA, devo aquecer a água até uns 74º, colocar a bag e o malte, e ver pra quanto baixa?

3) Posso fazer o esquema de não ficar “controlando” a temperatura da mosturação no BIAB? Depois de colocado o malte deixar por uma hora com o fogo desligado?

4) No inicio vou comprar kits de insumo, (10 litros). Sobre a quantidade de água, eu uso os 10 litros na panela para mosturar e ferver e depois completo o que se perdeu até ter os 10 litros novamente?

Imagem do kit e da panela, está faltando algo? (Vou pegar o malte moído no principio)

Obrigado desde já

1 - É possivel. Apenas fique atento pra não faltar água na hora de fazer cerveja. O mínimo necessário é cobrir a cama de grãos por inteiro.
Se for o caso, faça 15 litros ao invés de 10.

2 - Faça o strike em 72 e seja feliz, mas saiba que existem softwares gratuitos pra isso. Existe vida além do Beersmith.

3 - Controle é pra quem tem controlador automático. Ligar e desligar o fogão, além de trabalhoso, gera riscos desnecesários, como um colega que deixou o mosto atingir 84ºC e um outro que queimou o saco de grãos.
Na dúvida, atinge a temperatura inicial, faz o strike, tampa e deixa 90 minutos. Conversão completa ou seu dinheiro de volta. ;)

4 - Isso aqui pode te dar um ponto de partida -> http://biabcalculator.com/
 
Em relação a tua compra, sugiro aumentar o tamanho dos baldes, pois 12 litros eu acho pequeno para uma fermentação de 10 litros. Acho que poderia cogitar a possibilidade de comprar um balde de 15 ou 20 litros, que será bastante útil posteriormente, além do maior conforto na fermentação de 10 litros.

Um balde de 20l para fermentar uma leva de 10l, não daria algum problema de oxidação?



1 - É possivel. Apenas fique atento pra não faltar água na hora de fazer cerveja. O mínimo necessário é cobrir a cama de grãos por inteiro.
Se for o caso, faça 15 litros ao invés de 10.

2 - Faça o strike em 72 e seja feliz, mas saiba que existem softwares gratuitos pra isso. Existe vida além do Beersmith.

3 - Controle é pra quem tem controlador automático. Ligar e desligar o fogão, além de trabalhoso, gera riscos desnecesários, como um colega que deixou o mosto atingir 84ºC e um outro que queimou o saco de grãos.
Na dúvida, atinge a temperatura inicial, faz o strike, tampa e deixa 90 minutos. Conversão completa ou seu dinheiro de volta. ;)

4 - Isso aqui pode te dar um ponto de partida -> http://biabcalculator.com/

1 - OK

2 - To ligado, baixei o brewtarget, mas ainda to apanhando pra entender e configurar os parâmetros.

3 - OK

4 - OK
 
Olá Pessoal,

Aproveitando o tópico do amigo, alguém poderia me dizer qual a principal diferença entre o fermentador com borbulhador e o fermentado com Airlock com Rolha?

Também tive a duvida se a panela precisaria da torneira, já solucionada.
 
Um balde de 20l para fermentar uma leva de 10l, não daria algum problema de oxidação?

Não vejo nenhum problema, pois tu ainda tem que fazer a aeração do mosto, ou seja, colocar oxigênio para a multiplicação da levedura. Ainda, o headspace (espaço acima do mosto) que contém oxigênio, será empurrado para fora no momento em que começar a formação de gás carbônico (CO2) da fermentação. Cuidado com oxidação deve ser dado após a fermentação.

Eu uso baldes de 30 litros para fermentação e, quando faço brassagens de 10 litros a fermentação ocorre sem problemas. Não sou nenhum expert em off-flavors, mas minhas cervejas não aparentam oxidação.
 
Não vejo nenhum problema, pois tu ainda tem que fazer a aeração do mosto, ou seja, colocar oxigênio para a multiplicação da levedura. Ainda, o headspace (espaço acima do mosto) que contém oxigênio, será empurrado para fora no momento em que começar a formação de gás carbônico (CO2) da fermentação. Cuidado com oxidação deve ser dado após a fermentação.

Eu uso baldes de 30 litros para fermentação e, quando faço brassagens de 10 litros a fermentação ocorre sem problemas. Não sou nenhum expert em off-flavors, mas minhas cervejas não aparentam oxidação.

Pod crer brother agradeço a disposição!!!
 
Não vejo nenhum problema, pois tu ainda tem que fazer a aeração do mosto, ou seja, colocar oxigênio para a multiplicação da levedura. Ainda, o headspace (espaço acima do mosto) que contém oxigênio, será empurrado para fora no momento em que começar a formação de gás carbônico (CO2) da fermentação. Cuidado com oxidação deve ser dado após a fermentação.

Eu uso baldes de 30 litros para fermentação e, quando faço brassagens de 10 litros a fermentação ocorre sem problemas. Não sou nenhum expert em off-flavors, mas minhas cervejas não aparentam oxidação.

@monologosimples:

Assim como o colega acima, eu também uso baldes maiores, de 20 litros pra fermentar levas de 10 a 15 litros envasados.

Oxidação, só se você balançar demais o fermentador com a cerveja pronta ou fizer transferência pro balde de envase muito brusca.

Se fizer tudo com suavidade e sem pressa, não terá problemas com oxidação.
 
@monologosimples:

Assim como o colega acima, eu também uso baldes maiores, de 20 litros pra fermentar levas de 10 a 15 litros envasados.

Oxidação, só se você balançar demais o fermentador com a cerveja pronta ou fizer transferência pro balde de envase muito brusca.

Se fizer tudo com suavidade e sem pressa, não terá problemas com oxidação.

Valeu meu jovem, kit comprado, agora só esperar chegar e mãos a obra!
 
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