Lupulo evaporado na tampa da panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

houspiller

Member
Joined
Feb 7, 2017
Messages
12
Reaction score
3
Olá, sou iniciante no mundo cervejeiro e primeiramente quero agradecer muito a todos daqui do fórum que estão me ajudando muito.

Ontem eu parti pra minha segunda brassagem(uma Cream Ale) a minha primeira foi uma koolsh que está maturando na gelardeira.

Ontem durante a fervura aconteceu algo que fiquei intrigado, já que não aconteceu na outra brassagem. Deixei a panela meio aberta durante a fervura adicionei 20g de Cascade a 60' e depois mais 1g a 5'. quando fui ver as paredes da panela e a tampa estavam cheias de lúpulo, como se tivesse evaporado e condensado ali.

Alguem sabe pq que isso aconteceu dessa vez e na outra vez não aconteceu?

Agradeço já a todos!!!! :mug:
 
Infelizmente não sei te dizer o pq... mas vai uma dica, nota-se que você está fervendo com a panela tampada, certo? Isso pode gerar alguns off-flavors na sua cerveja, visto que alguns compostos que deveriam ser eliminados com a evaporação, ficam presos na tampa e acabam voltando para o mosto!

Não era a sua dúvida, mas espero ter ajudado um pouco....
 
Acho que o lúpulo não evapora desse jeito. Penso que o mais provável seja que durante a fervura ela fez aquela espuma e pela tampa estar um tanto fechada, subiu e grudou na tampa/bordas...como quando o leite ferve.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Entendi... Acho que pode ter sido a espuma e não percebi mesmo...

Eu não fecho a panela... Deixo ela a meia tampa. Acham melhor deixar ela totalmente aberta?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Acho que o lúpulo não evapora desse jeito. Penso que o mais provável seja que durante a fervura ela fez aquela espuma e pela tampa estar um tanto fechada, subiu e grudou na tampa/bordas...como quando o leite ferve.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Isso aí. Panela tampada (ou parcialmente tampada), subiu a fervura e os lúpulos vieram com a espuma alta e ficaram grudados.
 
Não precisa e não deve deixar a tampa (nem metade) e nem a pá cervejeira (atravessada) em cima da panela. Deixa totalmente destampada, que além de ser benéfico para sua cerveja vai perfumar a casa com o aroma.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Vlw gente... Vou seguir as recomendações.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Somando as dicas, pode remover essa espuma antes de add o lupulo de amargor também..

tampada ou meio-tampada, importante é não deixar condensado voltar pra panela por causa do DMS
 
Back
Top