Low Oxygen Brewing

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulo1

Moderador
Joined
May 8, 2013
Messages
601
Reaction score
357
Interessante, esse artigo diz que o segredo para produzir cervejas com aquele maltado típico das alemãs é levar ao extremo o controle da aeração do mosto quente:

http://www.germanbrewing.net/docs/Brewing-Bavarian-Helles.pdf

Entre outras medidas, o artigo menciona desoxigenar a água da brassagem, através de fervura e adição de metabissulfito de potássio.

Segundo os autores, todos os experimentos que concluíram que a aeração do mosto quente não tem impacto significativo na qualidade da cerveja são inválidos, uma vez que se a água não for desoxigenada, a qualidade do mosto já estará irreversivelmente degradada nos primeiros minutos de brassagem.

Vale a leitura.
 
Entre outras medidas, o artigo menciona desoxigenar a água da brassagem, através de fervura e adição de metabissulfito de potássio.

Metabissulfito de sódio, não de potássio.
 
Parece interessante.

Tinha lido naquele brulosophy que esse hot site aeration era mito.
Mas o teste dele não foi conduzido considerando o limite de 1 ppm (!!!) de O2 proposto neste artigo. Seria como se os dois lotes de testes estivessem com hot side aeretion a quente.

Enfim, quero testar um dia, mas ainda estou melhorando coisas mais elementares no meu processo.

Um contra ao uso de sulfitos costuma ser associado com uma ressaca no outro dia. Alguns tem uma sensibilidade maior ou menor, mas um colega meu começou a fazer cerveja artesanal por conta de evitar conservantes como o sulfito, que lhe davam muita ressaca.

Enfim, me parece algo que deva ser ponderado com calma a adoção deste método.
 
Back
Top