Lotes pequenos para experiências

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leandro Gregolin

Well-Known Member
Joined
Aug 7, 2019
Messages
74
Reaction score
30
Location
São Paulo
Olá pessoal.
Tenho uma single vessel na casa do meu pai em que fazemos cerveja juntos. A panela faz até 30L e está indo tudo bem com o equipamento.
Porém, como vidrado em IPA que sou, gostaria de fazer mais e mais experimentos desse estilo na minha casa, principalmente e obviamente com lúpulos. Acontece que fazer 20L ou 30L para depois de 30 dias descobrir que "é, ficou legalzinha" é decepcionante, e principalmente por ainda estar no começo da arte de cerveja, gostaria de fazer alguns experimentos de lotes menores (tipo 5L, fermentando em garrafa de água minaral de 10L).
Esses testes seriam exclusivamente para experiências como disse acima, então entendo q qdo for fazer lote maior, temperatura controlada de fermentação e maturação, etc etc etc, vai sair um resultado bem mais apurado no final, porém certamente essas experiências vão me dar um excelente norte para quando for fazer quantidade maior.
A dúvida é... para essa qtde pequena o que faz mais sentido usar? Panela com fundo falso ou BIAB (ambos em tamanho bem pequeno)?
Importante destacar que citei que faço cerveja no processo normal e lotes maiores na casa do meu pai, e pretendo fazer essas experiências na minha casa, portanto alguns equipamentos não dá para ficar levando e trazendo.
Abs.
 
Bem, tua panela single vessel é um BIAB.

Para 5l, um BIAB faz muito mais sentido, inclusive dá para dusar uma espagueteira grande para isto (junto com o bag)

Sou um fã do BIAB e acabo sempre fazendo com ele, inclusive para lotes de 40l (algumas adaptações são necessárias).
 
Talvez tenha colocado poucos detalhes, mas a minha single não é BIAB... é daquelas elétricas com automação, etc... mas isso é de menos.
Conversando num grupo de whatsapp, parece mesmo q o BIAB faz mais sentido e inclusive posso ficar com uma panela apenas, usando-a para mash e fervura... aí posso usar um sifão e mandar direto para o galão.
Obrigado!
 
Talvez tenha colocado poucos detalhes, mas a minha single não é BIAB... é daquelas elétricas com automação, etc... mas isso é de menos.
Conversando num grupo de whatsapp, parece mesmo q o BIAB faz mais sentido e inclusive posso ficar com uma panela apenas, usando-a para mash e fervura... aí posso usar um sifão e mandar direto para o galão.
Obrigado!
Se ele tem somente uma única panela, os grãos ficam em um cesto que é depois retirado para a fervura, dai o B de bag fica B de basket.
hehehhe :D
 
Acho que tô ficando viciado em BIAB... :(
Cara... pra pequenos "lotes teste" realmente eu sigo o relator jeanpaullopes, o BIAB vai ser prático. ;)
Coincidentemente eu tô optando em fazer até 40L, no máximo, por BIAB. Se quiser lotes maiores parto pras três panelas.
Eu particularmente faço "lotes teste" de 20L! Sempre digo pra minha esposa que a vantagem em se fazer um "lote teste" de 20L é que se ficar "legalzinha" tem que tomar tudo do mesmo jeito. :D
Você ainda pode tentar alguns improvisos com os equipamentos, usando coisas de casa mesmo e gastar o mínimo possível já que tem a panela automatizada pra fazer lotes maiores...
 
Acho que tô ficando viciado em BIAB... :(
Cara... pra pequenos "lotes teste" realmente eu sigo o relator jeanpaullopes, o BIAB vai ser prático. ;)
Coincidentemente eu tô optando em fazer até 40L, no máximo, por BIAB. Se quiser lotes maiores parto pras três panelas.
Eu particularmente faço "lotes teste" de 20L! Sempre digo pra minha esposa que a vantagem em se fazer um "lote teste" de 20L é que se ficar "legalzinha" tem que tomar tudo do mesmo jeito. :D
Você ainda pode tentar alguns improvisos com os equipamentos, usando coisas de casa mesmo e gastar o mínimo possível já que tem a panela automatizada pra fazer lotes maiores...

Pois é, pelo o que estou vendo vou precisar comprar apenas os bags (para os grãos e para o lúpulo), um airlock, um termômetro e um refratômetro (tenho prefiro usar ao invés do densímetro)... o restante é de casa mesmo :)
Minha intenção é fazer 5L apenas, nos testes... se eu fizer mais que isso em casa (lembrando q faço os lotes gdes na casa do meu pai), para fermentar depois acho q terei problemas matrimoniais kkkkkkkkk
 
Acho que tô ficando viciado em BIAB... :(
Cara... pra pequenos "lotes teste" realmente eu sigo o relator jeanpaullopes, o BIAB vai ser prático. ;)
Coincidentemente eu tô optando em fazer até 40L, no máximo, por BIAB. Se quiser lotes maiores parto pras três panelas.
Eu particularmente faço "lotes teste" de 20L! Sempre digo pra minha esposa que a vantagem em se fazer um "lote teste" de 20L é que se ficar "legalzinha" tem que tomar tudo do mesmo jeito. :D
Você ainda pode tentar alguns improvisos com os equipamentos, usando coisas de casa mesmo e gastar o mínimo possível já que tem a panela automatizada pra fazer lotes maiores...
Instalei sobre o fogão um sistema de roldanas para suspender o bag ou cesto o que facilitou muito a minha vida com o bag.
antigamente fazia a mostura em panela com o bag e depois transferia para outra para a fervura por comodidade.
 
Eu faço alguns testes na panela de pressão de casa mesmo, BIAB doido extraindo 2, 3 litros.
Os testes que faço é pra algo bem específico (uso de frutas, uso de café, chocolate, condimento) teste de lúpulo em IPA, APA ou afins vai em 20 litros, dificilmente vai dar erro. O máximo que acontece é não curtir muito o perfil do lúpulo, mas a cerveja é aproveitada até o último copo.
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    315.3 KB · Views: 50
Last edited:
Também estou me preparando para fazer biab de uns 5 litros, para testar variações de receita, me parece ser o caminho mais simples.
 
Quando você faz 20/30 litros e quer fazer 5 litros para testar receita, acho perda de tempo.
Você vai testar uma cerveja em 5 litros para entender suas variações e vai ver quando fizer os 30 litros que surgiram outras variações.

A quantidade de fatores que influenciarão sua cerveja só mudando a litragem não compensa esse trabalho.

Configuração do equipamento em sí, eficiencia, tempo de progressão para esquentar, tempo resfriameto, intensidade da fervura e muitos outros, são tantos fatures que irão alterar sua receita que não compensa isso.

Faça a sua litragem sempre e adeque alí nas próximas.

Agora, se vc faz 200, 300, 500 litros ou mais... ai você ter um equipamento de 30 litros para teste, é completamente diferente.
 
Também estou me preparando para fazer biab de uns 5 litros, para testar variações de receita, me parece ser o caminho mais simples.

Fiz a primeira leva pequena em BIAB e deu muito trabalho... vou partir para os testes serem feito com extrato seco, assim fica simples e rápido de fazer.
 

Latest posts

Back
Top