London London Special Bitter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Drelimainacio

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
440
Reaction score
236
E ai galera. Faz tempo que eu não crio uma receita pra mim, esse ano só brassei com resto de malte. Mas como vou sair de férias, resolvi fazer alguma coisa pra dar umas bitocadas durante os 30 dias de ócio:
Receita pra 75 litros

5kg Best Malz Red X
3kg Weyermann Vienna
1kg de Pilsen (só pra nao usar açúcar)
6kg Best Malz Caramel Light

50g Nugget 40min
50g Willamette 20mim
50g Willamette 15mim
50g Willamette 10 mim
50g Willamette 5min
50g Willamette 0mim
150g Willamette Dry Hop 5 dias
Fermento WLP Burton Ale
Og esperada: 1041
Fg: 1012
Cor: 10 srm
Ibu: 35
Abv: 4,0%

O uso intenso do Caramel é proposital, quero ver o resultado dele em uso suede quase máximo (fabricante recomenda máximo de 50%, to usando 40 e poucos).

Sábado vou brassar, vou atualizando.

Abraço!
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1436442293594.jpg
    uploadfromtaptalk1436442293594.jpg
    128.8 KB · Views: 288
Cara... 40% de caramelo? Acho que isso não vai ficar legal não, é demais, mas você que sabe.

Receita de bitter não tem que ser muito complexa e as vezes o simples é melhor. 90-95% Maris Otter com 5-10% Caramel 60L funciona muito bem como base.
 
Eu acho que vai ficar legal. Apesar da quantidade grande de maltes caramelo, essa quantidade de lúpulo mais o dry hoping talvez dê um balanço legal. Eu bombaria um pouco mais no amargor.

Estou com uma ESB maturando e também deixei ela mais complexa (adicionei special B, crystal e melano). Estou maturando e até o momento gostei muito do maltado dela, só deveria ter carregado um pouco mais no lúpulo.

Depois nos conte.

Abraço!
 
Cara... 40% de caramelo? Acho que isso não vai ficar legal não, é demais, mas você que sabe.

Receita de bitter não tem que ser muito complexa e as vezes o simples é melhor. 90-95% Maris Otter com 5-10% Caramel 60L funciona muito bem como base.

Então @Raioshi, normalmente seria sim, mas o Caramel Light é o mais fraco dos malte caramelo, em alguns lugares aparece como Caramel Pilsen. Veja a descrição dele: "BEST Caramelo Malte otimiza as formação da espuma e do corpo da cerveja.

Este malte é produzido a partir de cevada de duas fileiras de alta qualidade. Após a germinição o malte "verde"é colocado em estufas e gentilmente torrado usando um processo especial. Isto produz um especial aroma de caramelo."

Tanto é que é o unico malte caramelo com possibilidade de utilização de até 50%. De toda forma, quero ver qual vai ser dessa, por isso fiz esse burst hop de Willamette, pra dar um equilibrio também.

Sobre o Maris Otter, eu até tenho aqui na loja, mas tem duas questões: primeiro, é um malte de altíssimo giro, não uso ingredientes assim nas minhas por motivos comerciais, tenho que vender né! Segundo por que o Red X é simplesmente o melhor malte que já usei quando se quer um bom corpo mas não o maltado (fiz uma IPA 100% Red X e ficou absolutamente incrível). E o Vienna vai me dar o tipo de maltado e dulçor de malte que quero. Chamei de Bitter só por sem Session, lupulada com Willamette (apesar de ser americano, é um Fuggle mais potente) e o fermento será o Burton Ale. Estou com boas espectativas nela!

Abraço!
 
Ah ta, então ele é tipo um carapils/carafoam, tava pensando em caramel 10l ou 20l por aí.

Nesse caso não tenho nem idéia do que esperar, esse caramelo acho que não é muito doce mesmo não, sendo usado geralmente pra adicionar dextrinas na cerveja. Conta aí pra gente como ficou depois.
 
É isso ai pessoal, brassei ela ontem e os resultados foram muito satisfatórios. Foi meu primeiro uso do fundo falso corrigido (meu amigo que cortou a forma pra mim estava com Mal de Parkinson e cortou todo torto, tive que colocar uma mangueira de silicone cortada na transversal pra vedar os cantos). Com isso, fiz a lavagem por Fly Sparge de acordo com o protocolo.

A receita foi desenhada no beersmith com eficiencia setada em 75%. O programado pré fervura eram 85L com OG de 1036. Parei a lavagem nos 85L mas a OG estava em 1040! E como podem ver na terceita foto, aquilo foi o que sobrou abaixo do fundo falso, ainda tinha a densidade de 1030. Acho que dá pra chitar uns 80% de eficiencia na próxima.

A cor do mosto ficou impressionantemente bonita. Pelo tamanho do trub, dá pra ver que a lupulagem foi caprichada também. Agora é deixar as leveduras trabalharem e esperar o resultado, postarei aqui pra vocês.

Abraços!
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1436695356351.jpg
    uploadfromtaptalk1436695356351.jpg
    82.4 KB · Views: 317
  • uploadfromtaptalk1436695382252.jpg
    uploadfromtaptalk1436695382252.jpg
    55.1 KB · Views: 314
  • uploadfromtaptalk1436695409358.jpg
    uploadfromtaptalk1436695409358.jpg
    69.8 KB · Views: 317
  • uploadfromtaptalk1436695424146.jpg
    uploadfromtaptalk1436695424146.jpg
    59.6 KB · Views: 309
  • uploadfromtaptalk1436695469312.jpg
    uploadfromtaptalk1436695469312.jpg
    53.2 KB · Views: 315
E ao pessoal, demorei para dar um retorno, mas aqui está. A London London ficou absolutamente sensacional. Não é minha melhor receita, mas com certeza, pelo estudo, dedicação na produção, saiu a minha melhor cerveja já produzida. Relato de um casal de amigos que provou ela:
"André, acabei de provar a London London. Realmente está fantástica! A sensação na boca está a melhor. Preenche a boca toda de uma maneira aveludada, delicada, e depois de engolir vem a parte mais seca, amarga. Me lembrou muito a textura de uma mousse leve e agradável, daquelas que vc quer comer várias colheradas. No nosso caso, várias goladas! Que venham mais brejas com esse carinho de vc!"

Abraços!
 

Attachments

  • London London 2015.jpeg
    London London 2015.jpeg
    114.9 KB · Views: 292
Show! Como ficou a FG com aquele carapils todo? Parece que deu bastante corpo pra breja pelas descrições.
 
O Beersmith não tá tão ruim nas FGs, kkkkkk. Realmente, uma OG baixa dificilmente vai dar uma FG muito alta a não ser que dê problemas. Agora preciso postar a última que fiz, Dark Side of the Moon, uma Belgian Dark Strong IPA com expectativa de 95 ibu e 10,5 abv.
 
Back
Top