Livro - quero sugestões de conteúdos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Pessoal,

Hoje decidi me organizar e fazer um cronograma de escrita do meu livro.

Nesse momento da minha vida, eu estou envolvido com TANTAS coisas ao mesmo tempo, que infelizmente algumas delas vão perder prioridade, e outras vão ganhar. Uma das que vai ganhar prioridade? O bendito livro.

Buenas, nesse sentido, gostaria que vocês me dessem sugestões de conteúdos a serem tratados no livro. Obviamente, tudo que rola aqui no fórum diariamente está no meu "radar" de conteúdos, mas mesmo assim, por favor, sugiram coisas que vocês gostariam que fossem abordadas de forma um pouco mais aprofundada ou mais ampla. O livro não tem intuito de ser ultra-complexo em cada tema (pois pra isso existem livros especializados tais como Yeast, Hops, Water, e por aí vai), mas algumas coisas eu pretendo abordar bem a fundo (como equipamentos).

E se quiserem, podem sugerir qualquer outra coisa em relação ao livro. Como vocês já devem esperar, vou escrever do mesmo jeito que escrevo aqui, sem rodeios, e dentro do possível, de forma divertida, como se eu estivesse conversando com quem está lendo! :)

Abraço!
 
Excelente ideia "João Palmeira" ...

Pelo o que eu entendi, sua ideia seria fazer algo como o How to Brew? Falar de todos os pontos em um único livro ... Tb gostei muito da sua ideia de falar sobre equipamentos

Bem, vou citar algumas coisas que eu gostaria de ver reunidas em um único livro (alguns topicos eu tenho um bom conhecimento, mas as informações estavam muito espalhadas e incompletas)

- diferenças entre os equipamentos (herms, rims, biab, "sistema tradicional") quais as vantagens e desvantagens de cada um ... se possível como construir eles, citando as principais pontos (ex. retorno do mosto no herms), esquema eletrico ... citar pontos como espaço necessario, resfriamento do mosto, etc

- gostaria de ver falando de uma forma mais simples que o water de como ter uma agua um pouco mais apropriada para cada estilo de cerveja

- temperaturas do mash e o que reflete (mosto menos fermentavel / mais fermentavel), extração de taninos, etc etc

- uma discussão sobre yeast ... e se conseguir focar um pouco mais no fermento seco (o mais acessivel no Brasil), talvez fazer um estudo e colocar no livro sobre a quantidade de celulas de cada pacote (5 / 6 bi é o minimo) ... ate sobre o baixo pitch rate dos fabricantes (citado no brewersfriend)
Reaproveitamento do fermento

- temperaturas / tempo de fermentação primaria, secundaria e oq acontece nessas fases

- maturação temp ambiente / frio - vantagens, desvantagens

- primming / carbonatação forçada ... uma visão geral sobre as tecnicas

- sanitização ... oq pode, oq não pode, produtos, como fazer

- dicas para desenvolver as próprias receitas (talvez algumas dicas do beersmith)

- principais contaminações (fotos, características, como evitar)

- não sei o quanto pode ser viavel, mas falar sobre off-flavors

- lúpulos (principais lúpulos) técnicas de first wort hopping, dry hopping ... Extração dos óleos ..,

- técnicas de usar frutas / especiarias na cerveja

- uma parte de perguntas e respostas no final do livro ...


Queria ver um livro com mais experimentos, parte pratica do q a teoria em si ...

Guenther, não reli oq escrevi ... amanhã ou depois eu faço isso e conforme eu for pensando, vou editando este post ....

Abraços,
Robocop
 
Guenther, acho que um dos seus pontos fortes é a habilidade e criatividade nos projetos DIY. Seria interessante detalhar o passo a passo com fotos caprichadas de alguns projetos que você já fez, por exemplo: como fazer uma panela (colocar registro, resistência, etc); câmara fria, envasador de contrapressão; como polir barris de inox, etc. Nem que seja um apêndice do livro.

Boa sorte na empreitada.

Abraços
 
Cara essa tua didática vai ser um diferencial muito interessante. Conteúdo e com informação a altura.

O que eu acharia interessante seria dar uma atenção e esclarecimento sobre, água, pH, leveduras e fermentação. Normalmente itens aparentemente fáceis de manipular e que só terão uma atenção especial em uma segunda etapa, onde o cervejeiro se aprofunda um pouco mais na técnica. Muitas vezes nem é dada a atenção básica. Tomo muita cerveja caseira, comercializada na empolgação, onde o pessoal não tem noção do papel da água e da levedura.

A parte fundamental da água, composição, e a influência dos elementos e pH. Mas de uma forma bem prática, relacionando com as etapas e momentos da brassagem. Parte mais técnica seria direcionada a uma parte aprofundada. Uma "química fácil", para não assutar hehe.

O comportamento da levedura é uma coisa que é totalmente desconhecida p a maioria ou não é dada importância. Então aquele básico do Yeast eu acho que teria que aparecer. Aquela sequencia legal que foi colocada no forum mas que o pessoal saiba que uma ação realizada vai ter consequências p frente...... inoculação mal feita, hidratação, temperatura, as fases, aquilo tudo.. até a cerveja carbonatada. Saber q existem diferença de maturação e evolução em diversos tipos de levedura e estilos de cerveja. Uma sequencia básica que deve ser sempre seguida.

Lembro dessas partes pois vejo que ao iniciar a produção se dá importância somente a brassagem e não nas outras etapas. Então a galera quer ver somente a ceva pronta!! hehe..

Abraço e boa "lida campeira" !
 
Camarada, venho acompanhando o forum e vc só publica excelentes e esclarecedores textos... Parabéns.
Quanto a sugestão de conteudo... o qual acho q deveria ser desmitificado é o uso de fermento liquido, seu reaproveitamento e maneira de armazenagem, tempo de validade e etc... grande abraço, ja sou um comprador do seu livro rs.
 
Não vou sugerir nada, pois já tem dica demais ai em cima. Escrevo para manifestar o meu apoio a este seu projeto.

Vá em frente e não perca o foco. Estou percebendo que você está na direção certa.

Avante à cerveja brasileira de excelência.

#supportyourlocalbewery.
 
Ideia mais que bacana. O ideal é que seja um livro ilustrado pois a imagem ajuda paca, desde gráficos, traços e fotos.
:mug:
 
Eu acho que um tópico legal seria sobre a construção de equipamentos de médio porte.

Normalmente se fala de bateladas até 20 litros, e quando tentamos fazer um equipamento acessível para 100 litros tudo fica muito difícil e não encontramos informações de como montar um equipamento desses.

Parabéns pela iniciativa!
 
Se for sugerir o conteúdo, a própria sugestão por ela mesma seria um livro!!...hehe

Minha sugestão....

Que seja tbm em e-book!
 
Algo que eu não encontrei em minhas buscas foi a descrição e evolução dos sabores "normais" que aparecem durante a fermentação. Que tipos de "flavors ou off flavors" são normais e serão consumidos com a maturação da cerveja e quais indicam algum problema com a cerveja.

Encontrei algumas tabelas do que cada sabor significa, mas nada falando quais sabores são normais e em que fase normalmente aparecem.

espero ter ajudado
 
Cara, tenho certeza que teu livro será a referencia para a maioria de nós.
Sei que tem muita coisa que tu com certeza não vai deixar de por, mas se puder, fala sobre carbonatação forçada. Anatomia dos kegs, sobre o cilindro de CO2, o regulador, como regular a pressão, cuidados com o CO2. Quanto de carbonatação pra cada tipo de cerveja e é claro, envase com contra pressão. Abração
 
Uma sugestão seria um tópico falando sobre Eficiência.
Tá ai um assunto que tenho corrido traz mas não ficou claro ainda.

Abraço.
 
Dando opinião também:

- Começar com um resumo sobre a cerveja caseira e um how to do rapido e basico, para que o restante do livro seja um "aprofundamento". Assim os "novatos" no assunto não se sentem excluídos;

- Um tópico sobre equipamentos de brassagem (da mostura ao resfriamento) com uma breve descrição de como eles funcionam, características básicas, prós e contras de cada um;

- Um tópico sobre processos, falando sobre a brassagem e suas técnicas (como brassar por herms, rims, biab, fazer decocção, filtragem eficiente, fervura eficiente, whirpool, resfriamento com chiller de imersão/placas/contrafluxo, fermentação primária, secundária, clarificação, engarrafamento/embarrilamento em keg/post-mix, etc.);

- Um tópico sobre insumos, falando um pouco sobre a utilização deles durante a fabricação, e não só na receita. Ex.: como e quando adicionar os maltes especiais, açucares não provenientes de malte, first wort hopping, late hopping, que sabores e dificuldades aguardar de um primming com mel, e por ai vai;

- Por fim, sua especialidade hehehe... DIY! Panelas, sistemas básicos, semi-automáticos, automáticos, câmara fria, engarrafador de contra pressão... e todas as geringonças que você já montou!

Se tudo for acompanhado por imagens, será fenomenal!
 
no final do seu livro depois de tudo que o pessoal citar eu adoraria ler:

Como sair da garagem e se tornar profissional, ou seja como abrir uma nanocervejaria passo a passo etc, leis, papelada, e tudo mais, que tals hein....grande abraço a vc e a esta comunidade maravilhosa e a este hobby incrível e divertido.
 
Olha, uma coisa boa seria agradar aos potenciais cervejeiros de apartamento. Conheço muita gente pilhada para fazer cerveja, mas que desanima com a falta de espaço. Como por exemplo abordar levas de 5 litros, equipamentos e procedimentos otimizados, como fazer a fermentação compartilhando uma geladeira. Coisas desse tipo.

Por outro lado, penso que poderia também apresentar sugestões de estrutura para quem tem ou pode ter um espaço dedicada ao líquido sagrado. Abordando estoque de malte, panelas, etc. Ou sejam algo no sentido de um home mais pro, digamos assim.

Ah, você talvez conheça o livro 'Brewing Beer: Tips, 300 Helpful Homebrew Tips, Tricks & Secrets." Que tal uma sessão de troubleshooting no final para cada etapa importante do processo?

Ótimo que seremos agraciados pela sua escolha em escrever o livro. Bom projeto!
 
Parabéns pela iniciativa. Acredito que deva ter um conteúdo bem voltado ao mercado brasileiro. A grande maioria dos livros descrevem bem o extrato de malte e fala muito em leveduras líquidas. Pense no mercado brasileiro, fermentos secos, equipamentos e técnicas utilizadas no Brasil. Algo que um brasileiro que leria o livro conseguiria devolver com técnicas e equipamentos encontrados com facilidade.
 
Antes de mais nada, parabéns.

Acredito que a abordagem didática por si só já será um grande diferencial. Acompanho teus posts, e sempre aprendo algo com eles.

Como sugestão, por que não fazer um capítulo (curto) sobre maneiras de induzir contaminação na cerveja de maneira controlada para estudar e conhecer off-flavors?

Ler sobre cheiro de enxofre e vivenciar isso são experiências diferentes.

Para ficar claro, não falo sobre estragar um lote, mas sim, 1 das suas X garrafas com uma finalidade meramente didática.

A outra sugestão, uma compilação das receitas 'aprovadas' pelos usuários do HBT-BR. Só receita top, uma ou duas por estilo, equipamento ou outro método de classificação.
Isso pode ser até um apendice eletronico que pode ser baixado no site do livro e incorporado ao beersmith. Não sei o trabalho que daria fazer isso, mas acho que pode funcionar.

Incitar experiências e espírito criativo. Acho isso mágico num livro. :rockin:
 
@guenther, minha sugestão nao é a respeito do conteúdo, mas no investimento com relação à publicação. Sugiro uma estudada a respeito dos financiamentos coletivos, tem vários sites por aí que fazem isso, de forma segura.



O negocio é assim: Tu lança o projeto, cria varias modalidades de contribuição. Quanto maior a contribuição, melhor a recompensa.

Já vi vários projetos legais que dão certo. Se não me engano, a dum fez um documentário da petroleum financiado dessa forma.



O site mais famoso é o www.catarse.me



Abraço e boa sorte na empreitada!
 
Eu tô ligado.... na verdade, conheço os caras que criaram o Catarse. :)
 
A primeira sugestão é não tentar atender todos os pedidos, a menos que deseje fazer uma série de livros - que seria muito bom!
Uma coisa legal seria explorar o que conseguiu fazer aqui no Brasil e o que é complicado por não termos os insumos ou fornecedores disponíveis. Sua experiência é seu maior trunfo!
Muita boa sorte!!!
Se precisar eu um revisor é só avisar!
 
O que eu acho que não pode faltar ao longo do livro são referências, muitas referências. Temos muito conteúdo difundido na internet, de fácil acesso e de boa base.
Por exemplo:
Vai falar de temperatura para o aquecimento da água antes de adicionar os grãos... Por o link da calculadora do brewers friend
Vai falar de priming, coloca a calculadora do brewers friend, e aí por diante

Conforme já falaram, acho que a água merece atenção, principalmente sobre:
Usar água da torneira (como tirar o cloro, esquentando ou com filtro), ou utilizar mineral (vantagem que tem indicação mais precisa dos minerais)
Como beneficiar a água de acordo com o que encontramos de produtos para isso no brasil

Sem contar em técnicas menos difundidas na bibliografia, como clarificar com gelatina
Além de uma boa passada pelo dry hopping (vejo no Brasil um interesse bem grande por cervejas lupuladas, e o dry hopping com certeza é um diferencial dos cervejeiros caseiros e nano ou micro cervejarias)
 
Uma coisa que eu pretendo é já estar com o www.brew.com.br em operação quando o livro for lançado, ou seja, essas calculadores de fermento, etc, em tese, estarão nele........ e pro futuro, poder fazer receitas, etc. Resumindo, um concorrente do BeerSmith/BeerTools, em versão um pouco mais simples, mais fácil, e mais dinâmico.

Tantos projetos em andamento que eu quase fico locou...... mas vamos tocando... :)
 
Uma coisa que eu pretendo é já estar com o www.brew.com.br em operação quando o livro for lançado, ou seja, essas calculadores de fermento, etc, em tese, estarão nele........ e pro futuro, poder fazer receitas, etc. Resumindo, um concorrente do BeerSmith/BeerTools, em versão um pouco mais simples, mais fácil, e mais dinâmico.

Tantos projetos em andamento que eu quase fico locou...... mas vamos tocando... :)

Acho melhor até.. porque é complicado mencionar num livro um link que pode mudar ou ser inativado a qualquer momento..
Sendo de um site "proprio", esse risco é mínimo ou até nulo..

Boa sorte ai Guenther.. e se possível, entre os projetos, da preferencia pro livro! que esse quero ver logo. kk
 
É um turbilhão de coisas rolando na minha cabeça... :)

Em 2015 por exemplo, eu tenho os seguintes projetos:

- Livro
- www.brew.com.br - Pra fazer receitas, com calculadoras, etc, e futuramente uma espécie de Rede Social de homebrewers
- www.guenther.com.br - Meu Blog pessoal, no estilo www.braukaiser.com
- Canal de Vídeos do YouTube - Vídeos de alta qualidade falando sobre homebrewing
- Curso em Vídeo - Fazer um curso para iniciantes completo em vídeo

Só que, além de tudo isso, sou presidente da ACervA Gaúcha e tenho o Encontro Nacional de 2015 que ocorre em Junho pra organizar.

É mole?

Abraço,
 
Boa sorte cara, que conhecimento sobre o assunto tu tem de sobra, a literatura de cervejas artesanais agradece. Sugestão: um capitulo a parte da política "faça você mesmo seus equipamentos". Olha com carinho as leveduras, é difícil encontrar conteúdo em português na literatura.
 
Parabéns pela iniciativa do livro, certamente será um sucesso.

Seria legal explicar os detalhes das fases do processo de produção.

Acredito que na internet e nos cursos de 1 dia já temos o básico (Moagem, brassagem, fervura, fermentação, maturação e envase).

O que passa a fazer a diferença são os detalhes que farão a cerveja ter um resultado melhor ou pior.

Ex: Moagem: Diferenças entre os moinhos; Brassagem: Eficiência; Fervura: Técnicas de lupulagem e storageability do lúpulo; Fermentação: :drunk:Muitos detalhes como fermentação secundária e descanso diacetil; Maturação: resultado da maturação com temperaturas diferentes.

Tudo aquilo que se busca para se aprimorar após já estarmos fazendo cerveja, querendo um resultado melhor.

Abraços e sucesso!!
 
Guenther, não sei se já apareceu a sugestão, mas vai lá: uma boa atualização sobre as características dos insumos (maltes, lúpulos, leveduras) disponíveis no Brasil e suas características.

Boa sorte nos projetos!
 
Método Champenoise!
Todos os lugares em que pesquiso apresentam poucas informações e com pouca profundidade...
 
Guenther,
como anda o projeto? está firme? tem previsão de lançamento? sei que é uma grande empreitada e pode demorar um pouco, mas acredito que muitos (como eu) estão na expectativa do lançamento do livro.
abraços





Pessoal,

Hoje decidi me organizar e fazer um cronograma de escrita do meu livro.

Nesse momento da minha vida, eu estou envolvido com TANTAS coisas ao mesmo tempo, que infelizmente algumas delas vão perder prioridade, e outras vão ganhar. Uma das que vai ganhar prioridade? O bendito livro.

Buenas, nesse sentido, gostaria que vocês me dessem sugestões de conteúdos a serem tratados no livro. Obviamente, tudo que rola aqui no fórum diariamente está no meu "radar" de conteúdos, mas mesmo assim, por favor, sugiram coisas que vocês gostariam que fossem abordadas de forma um pouco mais aprofundada ou mais ampla. O livro não tem intuito de ser ultra-complexo em cada tema (pois pra isso existem livros especializados tais como Yeast, Hops, Water, e por aí vai), mas algumas coisas eu pretendo abordar bem a fundo (como equipamentos).

E se quiserem, podem sugerir qualquer outra coisa em relação ao livro. Como vocês já devem esperar, vou escrever do mesmo jeito que escrevo aqui, sem rodeios, e dentro do possível, de forma divertida, como se eu estivesse conversando com quem está lendo! :)

Abraço!
 
Guenther,
como anda o projeto? está firme? tem previsão de lançamento? sei que é uma grande empreitada e pode demorar um pouco, mas acredito que muitos (como eu) estão na expectativa do lançamento do livro.
abraços
Completamente parado no momento..... muitos compromissos, e o Encontro Nacional das ACervAs pra organizar, que ocorrerá em Junho, aqui em Porto Alegre.
 
Parabéns pela iniciativa.

Inspirando-me num livro americano Beer Craft Six Packs from Scratch, eu sugeriria uma entrevista curta por tópico com um cervejeiro brasileiro, perguntando algo para ele sobre aquele tópico específico.
Achei isso bem legal naquele livro.

Abraço e boa sorte,
Paulo A.
 
Guenther,
como anda o projeto? está firme? tem previsão de lançamento? sei que é uma grande empreitada e pode demorar um pouco, mas acredito que muitos (como eu) estão na expectativa do lançamento do livro.
abraços


também estou na espera....
 
Cara, livro suspenso indefinidamente..... simplesmente aceitei o fato de que trabalhando em horário integral, e com filhos pequenos, simplesmente é impossível.
 
Back
Top