Levedura levteck weiss - amostra ruim durante a fermentação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabiobrum

Well-Known Member
Joined
Dec 2, 2015
Messages
182
Reaction score
48
Estou fazendo a minha primeira dunkelweiss e escolhi o fermento levteck Tecbrew weiss (primeira vez que uso fermento líquido).
A OG foi 1049 inoculei o fermento ( 2 saches, exatamente o recomendado para 40 litros) a 22 graus e ajustei o termostato para 17 graus (deve ter levado umas 5 horas para atingir 17) e o fermentador tem poço, ou seja a temperatura é bem controlada.
No do segundo dia de fermentação deixei a temperatura subir para 17,5 e no terceiro dia 18 graus.
Costumo experimentar amostras de todas as etapas do processo e resolvi tirar uma pequena amostra ao fim do terceiro dia de fermentação.
Para minha surpresa a amostra estava estranha, com uma certa adstrigência/azedo, já fiquei pensando logo em contaminação. Como a amostra era bem pequena e estava muito suja, resolvi tirar outra para avaliar melhor, dessa vez enchendo o copo. A sensação foi bem melhor, porém ao final do copo (parte mais suja) a cerveja voltou a ficar intragável.
Das levas que fiz (umas 8) essa é a primeira que ocorre isso, sempre experimentei durante a fermentação, tudo bem que foram outros estilos, mas nunca ficou tão ruim nesta etapa.
Essa questão do gosto mudar ao longo do copo me intriga.
Pode ser preocupação precoce, pois a fermentação ainda não acabou, mas achei muito estranho.
Como é a primeira vez que faço weiss e uso fermento líquido pode ser que seja assim mesmo e por isso que venho perguntar aos nobres colegas:
Alguém já passou por situação semelhante ou pode explicar o que está ocorrendo?

Grato,
 
Last edited:
A cerveja está cheia de ácidos orgânicos provenientes da fermentação, além de grandes quantidades de acetaldeído. Espere a fermentação secundária terminar antes de tirar alguma conclusão.

Outro detalhe, cada cepa produz ácidos e outras substâncias que são diferentes, alguns ficarão com sabores realmente estranhos durante a fermentação.
 
Estou fazendo a minha primeira dunkelweiss e escolhi o fermento levteck Tecbrew weiss (primeira vez que uso fermento líquido).
A OG foi 1049 inoculei o fermento ( 2 saches, exatamente o recomendado para 40 litros) a 22 graus e ajustei o termostato para 17 graus (deve ter levado umas 5 horas para atingir 17) e o fermentador tem poço, ou seja a temperatura é bem controlada.
No do segundo dia de fermentação deixei a temperatura subir para 17,5 e no terceiro dia 18 graus.
Costumo experimentar amostras de todas as etapas do processo e resolvi tirar uma pequena amostra ao fim do terceiro dia de fermentação.
Para minha surpresa a amostra estava estranha, com uma certa adstrigência/azedo, já fiquei pensando logo em contaminação. Como a amostra era bem pequena e estava muito suja, resolvi tirar outra para avaliar melhor, dessa vez enchendo o copo. A sensação foi bem melhor, porém ao final do copo (parte mais suja) a cerveja voltou a ficar intragável.
Das levas que fiz (umas 8) essa é a primeira que ocorre isso, sempre experimentei durante a fermentação, tudo bem que foram outros estilos, mas nunca ficou tão ruim nesta etapa.
Essa questão do gosto mudar ao longo do copo me intriga.
Pode ser preocupação precoce, pois a fermentação ainda não acabou, mas achei muito estranho.
Como é a primeira vez que faço weiss e uso fermento líquido pode ser que seja assim mesmo e por isso que venho perguntar aos nobres colegas:
Alguém já passou por situação semelhante ou pode explicar o que está ocorrendo?

Grato,
Nunca se deve tirar conclusões durante a fermentação.... se olhar o tópico na área de Iniciantes "Se vc é iniciante, leia isso"... eu falo disso lá.

Entenda.... fermentação é justamente onde são gerados a maioria dos off-flavors da cerveja? Ou seja, se tem um momento pra ela ter gosto ruim, é este.... e justamente nesse momento que vc está provando ela. :)

É totalmente natural, mesmo já ao final da fermentação, cervejas estarem com gosto de verdade, com adstringência, com cheio de ovo podre, de "pum", diacetil, etc............ e tudo isso some depois.

Resumindo, espere, e só tire conclusões sobre uma cerveja depois dela pronta, engarrafada, carbonatada, e por vezes, depois ainda de algumas semanas de maturação.

Abraço,
 
Obrigado pelas respostas, vou controlar mais a ansiedade. Atualizo após a fermentação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bem, terminada a fermentação primária. Realmente a minha avaliação foi antecipada. A cerveja evoluiu muito! Agora já na secundária A maioria dos offs sumiram. Podemos fechar esse tópico.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu fiz 2 levas com essa levedura líquida Levteck Weiss 68, fermentei as 2 a 22 graus e a minha ficou com aroma suaves de banana e cravo, bem equilibrada.
 
Eu fiz 2 levas com essa levedura líquida Levteck Weiss 68, fermentei as 2 a 22 graus e a minha ficou com aroma suaves de banana e cravo, bem equilibrada.


Cara fez starter ? Porque ja usei uma vez essa levedura sem starter, 1 sache em 16/17 litros, "acreditando" no que diz na embalagem (sem starter, 200 bilhões de células, etc) e não curti o resultado. Fiz primaria a 17 e secundária 22 graus. Achei muito ácida e quase nada de banana e cravo. :(
 
Cara fez starter ? Porque ja usei uma vez essa levedura sem starter, 1 sache em 16/17 litros, "acreditando" no que diz na embalagem (sem starter, 200 bilhões de células, etc) e não curti o resultado. Fiz primaria a 17 e secundária 22 graus. Achei muito ácida e quase nada de banana e cravo. :(

No meu caso eu tb fiz sem starter 2 saches para 45 litros OG 1049.
Meu perfil de fermentação foi bem parecido com o seu (veja o post inicial)
Realmente não veio nada de cravo ( era o que esperava com a temperatura mais baixa, talvez necessite de mais tempo de maturação para aparecer) , mas tem sim um aroma frutado (banana).

Até aonde li (uma das fontes foi o desining great beers) seria importante uma parada na faixa dos 45 graus no mash para o ácido ferúlico que beneficiaria o aroma de cravo e a fermentação deveria começar numa temperatura bem baixa (abaixo dos 17).
 
É verdade Fabio, algum dia vou testar fazendo a parada dos 45 com essa levedura pra ver no que da. E também fazer starter pra avaliar novamente. Mas pra próxima vou usar o SY055 da bio4. Várias pessoas me falaram que ele produz uma excelente weiss.
 
Back
Top