Levedura Kveik

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
No meu teste com a Hornidal, fermentei a 30ºC e posso dizer que a velocidade foi compatível a uma levedura ale a esta temperatura, com a única vantagem de não ter off-flavors que se teria com outras cepas. Quanto ao álcool superior, ainda não sei se a dor de cabeça depois das duas sessões de "degustação" foram por conta dele ou por conta da quantidade bebida (heheheheh). Não se percebe álcool superior nem em sabor, aquecimento ou mesmo aroma, mas na ressaca ....

Tenho que discordar. O aquecimento e os aromas de álcool superiores são perceptíveis.
 
Opa!

20lts
3,2kg Pilsner
0,5kg Floco de Milho
0,2kg Cara Pils
0,2kg Carahell

Mostura a 66º por 75min ou até conversão total

10gr Magnum a 60min
5gr Galena no whirpool por 10min (abaixo de 90º)

Kveik Bio4
Primária a 18º por 2 a 3 dias
Secundária a 22º por 2 dias
Cold Crash por 3 dias a 1º
Carbonatação forçada e engarrafamento em "caçulinha" por contra-pressão
 
Fala parceiro, tô querendo replicar tua receita.Qual o estilo mais próximo no Beersmith para eu lancar a receita,acre acre que talvez não siga a um padrão definido mas eu não me importo.
 
Faz só 30 minutos de mostura

Vou testar adicionar um pouco de pilsen no final da mostura para nao dar tempo de converter os açucares e dificultar para a levedura consumir eles. Vamos ver...

Eu ate comentei antes sobre alcool superior mas nao tive esse problema na cerveja pronta apenas nas amostras que ficavam bem evidente esse alcool depois de pronta ninguém sentiu nada.
 
Fala pessoal. Minha primeira cerva com kveik já tá pronta e a segunda tá em fase de clarificação, pois ainda tem muito lúpulo do DH em suspensão. Fiquei satisfeito com aroma e sabor (Stranda), mas a atenuação excessiva me decepcionou um pouco. Essa última APA foi mosturada a 70º e ainda assim secou como uma Pilsen. Curiosamente, ela interrompeu a atenuação por 2 dias e depois retomou, bem de acordo com o último vídeo do Jamal, onde ele diz que isso acontece porque há mais de uma cepa trabalhando em paralelo, cada uma no seu tempo. Além de baixar demais a FG, a sensação de corpo parece mais baixa ainda do que a FG faz esperar. Ainda não desisti. Vou tentar uma terceira leva, subindo mais 1º na mostura e jogando um pouco de aveia pra tentar dar uma avelulada.
 
Eai povo! Fiz uma cream ale com a levedura kveik da levteck. Inoculei a levedura a 36 graus e deixei em temperatura ambiente. Nos primeiros dois dias, houve atenuação, após, a temperatura baixou dos 25 graus e não houve mais atividade. Ficou em 22 e dois dias sem atenuação alguma. Era um teste que eu queria fazer. Pelo menos pra mim aconteceu isso.

Ao notar isso, subi a temperatura para cima de 30 graus (32~35) e ai houve a finalização da fermentação em mais um dia.
Mesmo assim, consegui ter cerveja pronta em 8 dias. Deixei um dia para baixar a temperatura para carbonatação forçada.
Cerveja ficou com aroma de maçã verde/vermelha e um pouco citrica. Gostosa, diferente. Era uma cream ale com chinook, cerveja simples e com baixo amargor pra que pudesse sentir a levedura.

Mas agora eu fiquei tentado em testar a levedura da bio4. Alguém mais conseguiu fermentar ela com temperatura abaixo de 20 graus? Pelo que eu andei pesquisando, com temperatura mais baixa nenhuma atenua.

Grande abraço
 
Eai povo! Fiz uma cream ale com a levedura kveik da levteck. Inoculei a levedura a 36 graus e deixei em temperatura ambiente. Nos primeiros dois dias, houve atenuação, após, a temperatura baixou dos 25 graus e não houve mais atividade. Ficou em 22 e dois dias sem atenuação alguma. Era um teste que eu queria fazer. Pelo menos pra mim aconteceu isso.

Ao notar isso, subi a temperatura para cima de 30 graus (32~35) e ai houve a finalização da fermentação em mais um dia.
Mesmo assim, consegui ter cerveja pronta em 8 dias. Deixei um dia para baixar a temperatura para carbonatação forçada.
Cerveja ficou com aroma de maçã verde/vermelha e um pouco citrica. Gostosa, diferente. Era uma cream ale com chinook, cerveja simples e com baixo amargor pra que pudesse sentir a levedura.

Mas agora eu fiquei tentado em testar a levedura da bio4. Alguém mais conseguiu fermentar ela com temperatura abaixo de 20 graus? Pelo que eu andei pesquisando, com temperatura mais baixa nenhuma atenua.

Grande abraço
Cara,

entenda que Kveik é Sacharomyces como qualquer outra, somente foi treinada para trabalhar bem sob stress térmico e criou uma resistência para poder ser seca.
Ela vai ser rápida quando em altas temperaturas, assim como uma US-05, S-04, T-58, fermento lager, Dona Benta. A vantagem é que parece gerar menos problemas que as demais quando nestas situações.
 
Fala pessoal. Minha primeira cerva com kveik já tá pronta e a segunda tá em fase de clarificação, pois ainda tem muito lúpulo do DH em suspensão. Fiquei satisfeito com aroma e sabor (Stranda), mas a atenuação excessiva me decepcionou um pouco. Essa última APA foi mosturada a 70º e ainda assim secou como uma Pilsen. Curiosamente, ela interrompeu a atenuação por 2 dias e depois retomou, bem de acordo com o último vídeo do Jamal, onde ele diz que isso acontece porque há mais de uma cepa trabalhando em paralelo, cada uma no seu tempo. Além de baixar demais a FG, a sensação de corpo parece mais baixa ainda do que a FG faz esperar. Ainda não desisti. Vou tentar uma terceira leva, subindo mais 1º na mostura e jogando um pouco de aveia pra tentar dar uma avelulada.

Uma duvida, qual o % de atenuação que voce considerou?
As minhas levas, na verdade no inicio dos testes, deram diferença 1 ponto a menos na FG, apenas uma delas que chegou a dois pontos, mas isso eu acho que pode ter sido mais do meu controle errado da temperatura de brassagem do que da cepa em sí.

Uma coisa é fato, ela da impressão de mais seca. Tenho uma pilsen fake que fazia com 1.008, usando Stranda parecia um 1.006 ou 1.005. Subi ela pra FG 1.010 e coloquei um pouco mais de cloreto para compensar. Ficou redondo.
 
Cara pelo que você descreveu da maça pode ter dado algum probleminha na fermentação e gerado off-flavor acetaldeído, que ocorre quando uma fermentação não foi concluída ou fermentação arrastada, ou até mesmo uma contaminação por bactérias acéticas.

Eai povo! Fiz uma cream ale com a levedura kveik da levteck. Inoculei a levedura a 36 graus e deixei em temperatura ambiente. Nos primeiros dois dias, houve atenuação, após, a temperatura baixou dos 25 graus e não houve mais atividade. Ficou em 22 e dois dias sem atenuação alguma. Era um teste que eu queria fazer. Pelo menos pra mim aconteceu isso.

Ao notar isso, subi a temperatura para cima de 30 graus (32~35) e ai houve a finalização da fermentação em mais um dia.
Mesmo assim, consegui ter cerveja pronta em 8 dias. Deixei um dia para baixar a temperatura para carbonatação forçada.
Cerveja ficou com aroma de maçã verde/vermelha e um pouco citrica. Gostosa, diferente. Era uma cream ale com chinook, cerveja simples e com baixo amargor pra que pudesse sentir a levedura.

Mas agora eu fiquei tentado em testar a levedura da bio4. Alguém mais conseguiu fermentar ela com temperatura abaixo de 20 graus? Pelo que eu andei pesquisando, com temperatura mais baixa nenhuma atenua.

Grande abraço
 
Cara,

entenda que Kveik é Sacharomyces como qualquer outra, somente foi treinada para trabalhar bem sob stress térmico e criou uma resistência para poder ser seca.
Ela vai ser rápida quando em altas temperaturas, assim como uma US-05, S-04, T-58, fermento lager, Dona Benta. A vantagem é que parece gerar menos problemas que as demais quando nestas situações.

Eu sei disso, mas vendo alguns posts aqui, tem um pessoal que consegue fermentar com outras cepas kveik com a temperatura de 18 graus.
Achei um pouco estranho. Só isso
 
Cara pelo que você descreveu da maça pode ter dado algum probleminha na fermentação e gerado off-flavor acetaldeído, que ocorre quando uma fermentação não foi concluída ou fermentação arrastada, ou até mesmo uma contaminação por bactérias acéticas.
Foi fermentação arrastada mesmo, pois como baixou a temperatura e parou, tive que aumentar a temperatura.
O aprendizado é que pro pessoal do sul, só pode usar kveik no verão se não quiser manter aquecido o mosto.
 
Eu sei disso, mas vendo alguns posts aqui, tem um pessoal que consegue fermentar com outras cepas kveik com a temperatura de 18 graus.
Achei um pouco estranho. Só isso
É que com 18ºC o metabolismo dela vai trabalhar como um levedura comum, uns 5 a 6 dias para atenuar tudo. Além de poder entrar em hibernação mais fácil por redução de atividade metabólica.

Quanto ao fazer aqui no sul, minha única leva com hornidal foi feita em uma semana bem fria. O que fiz? resfriei o mosto para 30ºC, inoculei e deixei dentro da geladeira desligada bem fechadinha. Passo dois dias em torno de 30ºC dentro da geladeira e 14ºC fora dela. Em 3 dias estava completamente atenuada.
 
É que com 18ºC o metabolismo dela vai trabalhar como um levedura comum, uns 5 a 6 dias para atenuar tudo. Além de poder entrar em hibernação mais fácil por redução de atividade metabólica.

Quanto ao fazer aqui no sul, minha única leva com hornidal foi feita em uma semana bem fria. O que fiz? resfriei o mosto para 30ºC, inoculei e deixei dentro da geladeira desligada bem fechadinha. Passo dois dias em torno de 30ºC dentro da geladeira e 14ºC fora dela. Em 3 dias estava completamente atenuada.

Quando o mosto baixou de 22 graus não teve mais atividade. tive que subir para 30 graus pra voltar a atenuar.
Ou seja, levedura levteck kveik não atenua abaixo de 22 graus. Isso é indicado no pacote.

Eu queria saber mais sobre a bio4, que conforme relatos, atenua abaixo de 20 graus.

Grande abraço!
 
É que com 18ºC o metabolismo dela vai trabalhar como um levedura comum, uns 5 a 6 dias para atenuar tudo. Além de poder entrar em hibernação mais fácil por redução de atividade metabólica.

Quanto ao fazer aqui no sul, minha única leva com hornidal foi feita em uma semana bem fria. O que fiz? resfriei o mosto para 30ºC, inoculei e deixei dentro da geladeira desligada bem fechadinha. Passo dois dias em torno de 30ºC dentro da geladeira e 14ºC fora dela. Em 3 dias estava completamente atenuada.
Complementando, eu quis fazer um teste de deixar em temperatura ambiente na ilusão de que ia atenuar até baixar a temperatura. Mas não. Ou seja, quando for reaproveitar essa levedura, vou seguir tua dica.
Qual levedura tu utilizou ?
 
A35428BF-4437-402C-990B-26A93B9F9C5F.jpg
Quando o mosto baixou de 22 graus não teve mais atividade. tive que subir para 30 graus pra voltar a atenuar.
Ou seja, levedura levteck kveik não atenua abaixo de 22 graus. Isso é indicado no pacote.

Eu queria saber mais sobre a bio4, que conforme relatos, atenua abaixo de 20 graus.

Grande abraço!
Eu fiz uma brassagem com a hornidal bio4 e aconteceu o seguinte:
Fg 1050 inoculei com 35º. Ficou na temp ambiente que no dia estava em 22º. No 2º dia a densidade estava em 1025. Achei que em 3 dias ia estar totalmente terminada a fermentação. Porém não ocorreu isso. No 3º dia a temperatura aqui em SP caiu pra 14º(inverno) e se manteve entre 14 e no máximo 20º por 3 semanas. Eu não tenho como manter a temp mais do 22º. Então a densidade se manteve em 1024 por 15 dias. Eu havia colhido krausen no 1º e 2º dia de fermentação que aliás me renderam 10 slants de levedura que eu congelei,então após 3 semanas inoculei um slant desse e a atividade retornou lentamente( a temp ambiente havia aumentado tbem).Aqui a conclusão é que a kveik hornidal funciona bem em temp alta,mas se comporta como uma lager em temp baixa mas não deixou off flavors nem esteres nem alccoois superiores. A breja ficou boa e limpa. Por isso no meu caso só brassarei kveik quando estiver no calor ( primavera verão). Abçs.
Abaixo fotos da breja 2º dia e 12º de maturação em 5º.
 
Fiz uma APA com US05 e uma Red Ale com Stranda. Meu teste era tratar ambas como um Ale fermentada a 18ºC. A APA em 3 dias estava quase redonda e a Red Ale empacada. Na raiva colocar a Red Ale com Stranda na rua para fermentação ambiente chegando na FG do Beersmith em 2 dias. Achei que tinha acabado a saga, quando fui abrir o balde para fazer a transfega estava cheio de Krausen. Não sei explicar isso, pior que nos ultimos dias temperatura baixou no Sul. Ontem ainda tinha krausen e um cheiro forte de frutas vermelhas. No final se sair cerveja bebível ficarei feliz. Para mim Stranda em baixa temperatura como 18ºC faça testes antes. Fiz esse teste pois queria um perfil neutro de Us05 ou até mesmo uma lager, mas por enquanto tenho que repensar em alguns pontos. Por hora na minha opinião kveik tem que ser em temperatura controlada.
 
Vou deixar aqui minha experiência com a Stranda, da omega...

Recebi uma amostra do @Carbobiach, que gentilmente me enviou ele seco (aliás, ele tem canal no youtube e um blog, e tá com um projeto massa de envio de Kveiks pra quem tiver interesse). Como não era muito, peguei um pouco e fiz um starter de meio litro, lá pros 1035, pra 13 litros de uma cream ale bem básica, pilsen, um quase nada de caramelo e uns 7% de aveia, e um pouco de Triskel no whirpool, tipo 1,5g/l.

Resumo da ópera: inoculei a 25 graus, deixei em temperatura ambiente, proximo a 28 graus dia e 25 noite. Nas primeiras 24 horas o bicho pegou, fermentação intensa, mas sem krausen, só uma espuma pouco espessa. 48 horas depois fermentação sessou na casa dos 1016, sendo que mosturei a 69 graus, e esperava na casa dos 1010 a FG. Lá pro terceiro dia a temperatura caiu aqui em BH. No quinto dia fez um calor danado e a temperatura subiu de dia pra mais de 30 graus. Começou a subir pesquenas bolhas, dando a impressão da fermentação ter sido retomada, por mais 5 dias, com a densindade caindo dia apos dia, lentamente, até bater 1006 e estabilizar, .

Experimentando o que tirei pra medir a densidade, senti quase nada de lúpulo, uma laranja bem de leve, pouco corpo e aquela sensação de secura no final, tipo vinho bem seco. Isso me desagradou... Começa bem, um gosto agradável, cerveja leve, boa, sem off flavor aparente, mas aí vem essa secura e pá, quebra o barato...

Agora, coloquei ela a 0 graus pra dar uma clarificada. Devo engarrafar no sábado. Deixo minha impressão aqui, depois de carbonatada.
 
Last edited:
Vou deixar aqui para registro minha experiência com o fermento Vikings da Fermmento Labs. Segundo o fabricante é um kveik blend de 3 cepas de Voss.
Utilizei para fermentar uma receita de American Blonde Ale, que já havia feito com US-05 e com Nottingham.

Fiz 2 litros de starter com DME (1.040) para fermentar um volume previsto de 40 litros. Starter 24 horas no agitador, à temperatura ambiente (Rio no inverno, por volta de 25 graus) e depois mais 24 horas de geladeira; não decantou tanto quanto de costume com outras leveduras.

Mosturei a 68-69 graus. OG 1.050. Como o starter havia sedimentado pouco, descartei apenas uma pequena parte superior. Realizei o inóculo com mosto por volta de 36 graus e mantive o fermentador dentro da geladeira. Conferi 12 horas depois e a fermentação estava frenética e a temperatura estável por volta de 30 graus.
dia 0 - 17:00 - Densidade 1.050 (Inóculo a 36ºC).
dia 1 - 08:40 - Densidade 1.025 (~31ºC)
dia 1 - 21:40 - Densidade 1.017 (~30ºC)
dia 2 - 21:00 - Densidade 1.015 (~28ºC)
dia 3 - 21:00 - Densidade 1.014 - FG (~27ºC)
... a partir daí a temperatura se igualou à ambiente e não houve mais atenuação. Deixei mais 10 dias à temperatura ambiente, sem mais atenuação.

Fiquei surpreso com a FG de 1.014, que ficou um tanto maior do que a esperada, considerando que dizem que os kveiks secam muito. Utilizando o arquivo do fabricante no BeerSmith era prevista uma FG de 1.000. E a mesma receita com US-05 e com Nottingham costuma dar uma FG menor também, por volta de 1.010. Não sei o que pode ter interrompido essa fermentação.

Quanto ao resultado:
Não fiz DH para tentar ter uma melhor percepção do fermento. A cerveja ficou muito boa, nada de off-flavours. O aroma remete bastante a laranja, até lembra uma Wit. O sabor também remete a laranja, tem um cítrico, e achei que tem uma leve similaridade com T-58 e Belle Saison.
Fiz um coldcrash a 1 grau por uns 4 dias e a floculação não foi grandes coisas, não ficando muito límpida a cerveja pronta. Se não me engano, li em algum lugar que a floculação do Voss não é tão agressiva quando do Hornindal.

Coletei a lama, que está guardada na geladeira. Vou fazer um starter com essa lama para reutilizar uma parte e tentar secar outra.
 
@Eliseu, acho que tua FG não atenunou mais em razão da temperatura que tu fez a brassagem, se tivesse feito 65 para baixo, certamente tua breja teria secado mais.
Muito legal os relatos das Kveiks, vejo uma união relativamente grande entre os cervejeiros, tenho outros hobies e não há essa mesma interação entre os membros, um exemplo é a charcutaria;
Do resto, segue o baile. valeu!
 
Minha segunda experiência com o Hornidal da BIO4.

Com temperaturas mais baixas, por volta de 20~25ºC a velocidade (como o esperado) de atenuação é similar as demais cepas de sacharomyces. Como não tinha espaço na geladeira para deixar controlada a temperatura, deixei a bombona dentro de uma caixa de papelão para ficar mais aquecida, porém por azar tive uma semana de tempo frio aqui no sul, fazendo com que a fermentação fosse bem amarrada. De bom, o sabor ficou com muita maçã, lembrando até um pouco de sidra, inclusive maçã verde (da cor, não de acetaldeído) ao invés da laranja.

Vou deixar em um cold crash de 1 semana pois quer uma boa limpidez.
 
Vou deixar aqui para registro minha experiência com o fermento Vikings da Fermmento Labs. Segundo o fabricante é um kveik blend de 3 cepas de Voss.
Utilizei para fermentar uma receita de American Blonde Ale, que já havia feito com US-05 e com Nottingham.

Fiz 2 litros de starter com DME (1.040) para fermentar um volume previsto de 40 litros. Starter 24 horas no agitador, à temperatura ambiente (Rio no inverno, por volta de 25 graus) e depois mais 24 horas de geladeira; não decantou tanto quanto de costume com outras leveduras.

Mosturei a 68-69 graus. OG 1.050. Como o starter havia sedimentado pouco, descartei apenas uma pequena parte superior. Realizei o inóculo com mosto por volta de 36 graus e mantive o fermentador dentro da geladeira. Conferi 12 horas depois e a fermentação estava frenética e a temperatura estável por volta de 30 graus.
dia 0 - 17:00 - Densidade 1.050 (Inóculo a 36ºC).
dia 1 - 08:40 - Densidade 1.025 (~31ºC)
dia 1 - 21:40 - Densidade 1.017 (~30ºC)
dia 2 - 21:00 - Densidade 1.015 (~28ºC)
dia 3 - 21:00 - Densidade 1.014 - FG (~27ºC)
... a partir daí a temperatura se igualou à ambiente e não houve mais atenuação. Deixei mais 10 dias à temperatura ambiente, sem mais atenuação.

Fiquei surpreso com a FG de 1.014, que ficou um tanto maior do que a esperada, considerando que dizem que os kveiks secam muito. Utilizando o arquivo do fabricante no BeerSmith era prevista uma FG de 1.000. E a mesma receita com US-05 e com Nottingham costuma dar uma FG menor também, por volta de 1.010. Não sei o que pode ter interrompido essa fermentação.

Quanto ao resultado:
Não fiz DH para tentar ter uma melhor percepção do fermento. A cerveja ficou muito boa, nada de off-flavours. O aroma remete bastante a laranja, até lembra uma Wit. O sabor também remete a laranja, tem um cítrico, e achei que tem uma leve similaridade com T-58 e Belle Saison.
Fiz um coldcrash a 1 grau por uns 4 dias e a floculação não foi grandes coisas, não ficando muito límpida a cerveja pronta. Se não me engano, li em algum lugar que a floculação do Voss não é tão agressiva quando do Hornindal.

Coletei a lama, que está guardada na geladeira. Vou fazer um starter com essa lama para reutilizar uma parte e tentar secar outra.
A priori não é necessário fazer starter para kveik. Inclusive recomenda-se underpitch. A baixa atenuação, como dito acima, pode ter decorrido em função da baixa temperatura, baixa oxigenação ou ainda poucos nutrientes. São só suposições me baseando no que tenho feito e lido a respeito.
 
Vou deixar aqui minha experiência com a Stranda, da omega...

Recebi uma amostra do @Carbobiach, que gentilmente me enviou ele seco (aliás, ele tem canal no youtube e um blog, e tá com um projeto massa de envio de Kveiks pra quem tiver interesse). Como não era muito, peguei um pouco e fiz um starter de meio litro, lá pros 1035, pra 13 litros de uma cream ale bem básica, pilsen, um quase nada de caramelo e uns 7% de aveia, e um pouco de Triskel no whirpool, tipo 1,5g/l.

Resumo da ópera: inoculei a 25 graus, deixei em temperatura ambiente, proximo a 28 graus dia e 25 noite. Nas primeiras 24 horas o bicho pegou, fermentação intensa, mas sem krausen, só uma espuma pouco espessa. 48 horas depois fermentação sessou na casa dos 1016, sendo que mosturei a 69 graus, e esperava na casa dos 1010 a FG. Lá pro terceiro dia a temperatura caiu aqui em BH. No quinto dia fez um calor danado e a temperatura subiu de dia pra mais de 30 graus. Começou a subir pesquenas bolhas, dando a impressão da fermentação ter sido retomada, por mais 5 dias, com a densindade caindo dia apos dia, lentamente, até bater 1006 e estabilizar, .

Experimentando o que tirei pra medir a densidade, senti quase nada de lúpulo, uma laranja bem de leve, pouco corpo e aquela sensação de secura no final, tipo vinho bem seco. Isso me desagradou... Começa bem, um gosto agradável, cerveja leve, boa, sem off flavor aparente, mas aí vem essa secura e pá, quebra o barato...

Agora, coloquei ela a 0 graus pra dar uma clarificada. Devo engarrafar no sábado. Deixo minha impressão aqui, depois de carbonatada.

E a floculação de suas cervejas? Esqueci de dizer que a minha praticamente não floculou e que, depois de 4 dias a 0 graus, ainda ficou turva. Pode ser alguma característica da água, já que usei da torneira com filtro de carvão ativado, e não fiz ajustes com sais.
 
Pode ficar tranquilo quanto a floculacao. Brassei 2 x a kveik da hornidal. Aconteceu exatamente a mesma coisa aqui(sp). Fg 1050 e 1054. 2 dias atenuando monstro até 1024. Depois esfriou aqui em sp e só voltou atividade 10 dias depois quando esquentou. Quanto a floculacao ficaram turvas mesmo fazendo cold crash por uma semana a 5º.
Como eu queria clarear mandei gelatina.
Repito Kveik só vou brassar se tiver como manter a temp acima de 30º ou então só vou brassar no verão.
 
A priori não é necessário fazer starter para kveik. Inclusive recomenda-se underpitch. A baixa atenuação, como dito acima, pode ter decorrido em função da baixa temperatura, baixa oxigenação ou ainda poucos nutrientes. São só suposições me baseando no que tenho feito e lido a respeito.

Eu fermentei com alta temperatura, utilizei nutrientes servomyces, utilizei azeite em vez de oxigenar (não é recomendável oxigenar na temperatura padrão de inóculo de kveik, 35-40 graus).
 
Pessoal, semana passada brassei uma cream ale simples 90% malte e 10% milho, mosturei a 69 - 70 deu uma OG 1048, Fiz um Starter de 500 ml de HotHad, em 7 dias atenuou para 1010, em temperaturas entre 21 a 32 °. Antes de trocar para o fermentador para maturar, fui experimentar a breja, e ta super azeda e aguada!

Esse azedo pode ser da própria Kveik? ou pode ser contaminação?
 
Pessoal, semana passada brassei uma cream ale simples 90% malte e 10% milho, mosturei a 69 - 70 deu uma OG 1048, Fiz um Starter de 500 ml de HotHad, em 7 dias atenuou para 1010, em temperaturas entre 21 a 32 °. Antes de trocar para o fermentador para maturar, fui experimentar a breja, e ta super azeda e aguada!

Esse azedo pode ser da própria Kveik? ou pode ser contaminação?
Se não aconteceu nada errado pode ficar tranquilo que essa acidez é normal das kveiks. Após a maturação normalmente esse azedo se torna em algo cítrico e agradavel. Só tenha certeza que atenuou tudo.
 
Uma duvida, qual o % de atenuação que voce considerou?
As minhas levas, na verdade no inicio dos testes, deram diferença 1 ponto a menos na FG, apenas uma delas que chegou a dois pontos, mas isso eu acho que pode ter sido mais do meu controle errado da temperatura de brassagem do que da cepa em sí.

Uma coisa é fato, ela da impressão de mais seca. Tenho uma pilsen fake que fazia com 1.008, usando Stranda parecia um 1.006 ou 1.005. Subi ela pra FG 1.010 e coloquei um pouco mais de cloreto para compensar. Ficou redondo.


Cara, desculpe a demora em responder. Passei muito tempo sem voltar aqui. Minha OG nessa cerveja foi 1046 e pela minha experiência com US05, devia baixar até uns 1013 e passar a sensação que se espera desses 1013. Com a Stranda, baixou até 1011, mas na boca parece até que tá com menos de 1010. Próxima brassagem, vou mosturar a 71º pra ver se muda alguma coisa.
 
@Eliseu, acho que tua FG não atenunou mais em razão da temperatura que tu fez a brassagem, se tivesse feito 65 para baixo, certamente tua breja teria secado mais.
Muito legal os relatos das Kveiks, vejo uma união relativamente grande entre os cervejeiros, tenho outros hobies e não há essa mesma interação entre os membros, um exemplo é a charcutaria;
Do resto, segue o baile. valeu!

Allan, mesmo mosturando a 70º, a Stranda baixou uma APA minha de 1046 pra 1011. Tanto que já tô pensando em subir mais 1º na próxima brassagem.
 
Vou deixar aqui minha experiência com a Stranda, da omega...

Recebi uma amostra do @Carbobiach, que gentilmente me enviou ele seco (aliás, ele tem canal no youtube e um blog, e tá com um projeto massa de envio de Kveiks pra quem tiver interesse). Como não era muito, peguei um pouco e fiz um starter de meio litro, lá pros 1035, pra 13 litros de uma cream ale bem básica, pilsen, um quase nada de caramelo e uns 7% de aveia, e um pouco de Triskel no whirpool, tipo 1,5g/l.

Resumo da ópera: inoculei a 25 graus, deixei em temperatura ambiente, proximo a 28 graus dia e 25 noite. Nas primeiras 24 horas o bicho pegou, fermentação intensa, mas sem krausen, só uma espuma pouco espessa. 48 horas depois fermentação sessou na casa dos 1016, sendo que mosturei a 69 graus, e esperava na casa dos 1010 a FG. Lá pro terceiro dia a temperatura caiu aqui em BH. No quinto dia fez um calor danado e a temperatura subiu de dia pra mais de 30 graus. Começou a subir pesquenas bolhas, dando a impressão da fermentação ter sido retomada, por mais 5 dias, com a densindade caindo dia apos dia, lentamente, até bater 1006 e estabilizar, .

Experimentando o que tirei pra medir a densidade, senti quase nada de lúpulo, uma laranja bem de leve, pouco corpo e aquela sensação de secura no final, tipo vinho bem seco. Isso me desagradou... Começa bem, um gosto agradável, cerveja leve, boa, sem off flavor aparente, mas aí vem essa secura e pá, quebra o barato...

Agora, coloquei ela a 0 graus pra dar uma clarificada. Devo engarrafar no sábado. Deixo minha impressão aqui, depois de carbonatada.

Mas então, continuando o relato, ja bebi minha cream ale depois de carbonatada. Pra minha surpresa, aquela secura toda sumiu! Acho que o gás ajudou nisso... Sei lá. Mas apareceu uma leve acidez que não tinha antes. De todo jeito, ficou uma boa cerveja, só pegando nessa acidezinha. Nada espetacular, só boa. De fato não há nenhum off flavor aparente, e ficou turva feito diabo.

Tenho agora uma dark fake lager aqui fermentando com Stranda. De novo não deu krausen, só ficou borbulhando durante dois dias e já parou. To no terceiro dia de fermentação. Dessa vez usei água mineral e fiz ajuste da água com sais. A receita foi pilsen, uns 4,5% de carafa 2 especial e uns 3% de caramunich que tava sobrando aqui. OG bateu 1051. E nessa vou meter gelatina. Depois conto o que deu.
 
Last edited:
Vou deixar aqui minha experiência com a Stranda, da omega...

Recebi uma amostra do @Carbobiach, que gentilmente me enviou ele seco (aliás, ele tem canal no youtube e um blog, e tá com um projeto massa de envio de Kveiks pra quem tiver interesse). Como não era muito, peguei um pouco e fiz um starter de meio litro, lá pros 1035, pra 13 litros de uma cream ale bem básica, pilsen, um quase nada de caramelo e uns 7% de aveia, e um pouco de Triskel no whirpool, tipo 1,5g/l.

Resumo da ópera: inoculei a 25 graus, deixei em temperatura ambiente, proximo a 28 graus dia e 25 noite. Nas primeiras 24 horas o bicho pegou, fermentação intensa, mas sem krausen, só uma espuma pouco espessa. 48 horas depois fermentação sessou na casa dos 1016, sendo que mosturei a 69 graus, e esperava na casa dos 1010 a FG. Lá pro terceiro dia a temperatura caiu aqui em BH. No quinto dia fez um calor danado e a temperatura subiu de dia pra mais de 30 graus. Começou a subir pesquenas bolhas, dando a impressão da fermentação ter sido retomada, por mais 5 dias, com a densindade caindo dia apos dia, lentamente, até bater 1006 e estabilizar, .

Experimentando o que tirei pra medir a densidade, senti quase nada de lúpulo, uma laranja bem de leve, pouco corpo e aquela sensação de secura no final, tipo vinho bem seco. Isso me desagradou... Começa bem, um gosto agradável, cerveja leve, boa, sem off flavor aparente, mas aí vem essa secura e pá, quebra o barato...

Agora, coloquei ela a 0 graus pra dar uma clarificada. Devo engarrafar no sábado. Deixo minha impressão aqui, depois de carbonatada.

Tive a mesma situação com o mesmo fermento , mas com uma Red Ale. Na próxima vou tentar fazer em temperatura controla de 25ºC
 
Brassei uma Session IPA a 66°C com Mosaic. Fermentou tipo bico!!! Parecia umas esganadas mortas de fome! Fermentou a 25°C bem constante. Gerou um aroma de maracujá absurdo!!! Ficou muito boa, apesar de ter secado sim. A próxima vou brassar nos 70°C. Talvez diminua o tempo.
 
Engraçado... usei uma que o Marcelo Fenoll mandou, diz que é uma Hothead da Omega... Uma NE IPA, 80% Pale ale, 20% aveia em flocos... Mostura a 65ºC, OG 1.062... Fermentei a 30ºC, no inicio (umas 12h depois de inocular) parecia que o fermentador ia explodir de tanta bolha na garrafinha do blow off... mas ai 2 dias de fermentação parou nos 1.020... esperei uma semana e baixou para 1.016 e ficou assim... o esperado era 1.011, mas tenho tido problemas com atenuação frequentemente, não consegui achar o problema ainda... mas achei que a kveik ia contornar isso, mas n...
 
Engraçado... usei uma que o Marcelo Fenoll mandou, diz que é uma Hothead da Omega... Uma NE IPA, 80% Pale ale, 20% aveia em flocos... Mostura a 65ºC, OG 1.062... Fermentei a 30ºC, no inicio (umas 12h depois de inocular) parecia que o fermentador ia explodir de tanta bolha na garrafinha do blow off... mas ai 2 dias de fermentação parou nos 1.020... esperei uma semana e baixou para 1.016 e ficou assim... o esperado era 1.011, mas tenho tido problemas com atenuação frequentemente, não consegui achar o problema ainda... mas achei que a kveik ia contornar isso, mas n...
@sepesaraiva qual termômetro vc usa? pode ser que esteja descalibrado e tuas brassagens estão sendo feitas em temperaturas mais elevadas.
 

Latest posts

Back
Top