Levedura Kveik

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pretendo usar Kveik na minha próxima brassagem.

Pretendo começar com a Bio4 Y-081. Ainda não sei se depois vou mante-la refrigerada ou secar depois do uso.

Quanto ao pitch rate do kveik, vocês tem usado que quantidade de levedura seca ou de lama para levas de 20l ?

Essa é uma de minhas dúvidas. O quanto de lama de kveik utilizar para a proxima leva. Quantos ml de lama por litro de cerveja, já que a kveik é diferente das outras leveduras.
 
Essa é uma de minhas dúvidas. O quanto de lama de kveik utilizar para a proxima leva. Quantos ml de lama por litro de cerveja, já que a kveik é diferente das outras leveduras.
Basicamente eu usei todo o meu top crop do primeiro dia de fermentação. Não sequei. Pelo que li das kveiks, under pitch pode ser benéfico no resultado final. Muitas vezes se separa um pouco do mosto sem ferver, joga-se uns pedaços secos da levedura e se faz um starter rápido para o lote. A maioria dos relatos de farmhouses norueguesas não apresentam uma grande preocupação com a quantidade de levedura.

Eu, por preguiça e falta de vontade de arriscar, não sequei minha levedura. Coletei por cima, como da tradição, e lavei rápido este krausen. Joguei na geladeira e deixei decantar bem. Na outra brassagem simplesmente descartei o sobrenatante e joguei no mosto. Por não usar uma temperatura tão alta na fermentação, finquei na casa dos 24ºC, a fermentação foi bem lenta, mas limpa.
 
Estou fermentando uma Cream Ale que brassei entre 65 e 68ºC.
Utilizei uma kveik ganhei, Hornindal. Inoculei próximo dos 35º e a fermentação foi muito vigorosa no início.
Foi de 1048 a 1019 em 72 horas de fermentação.
Com 72 horas eu provei e tava só álcool, parecia até cachaça :eek: não tinha gosto de lúpulo nem de malte, nada. Só álcool.

Vamos ver se melhora, mas não tenho muitas esperanças não.
 
Estou fermentando uma Cream Ale que brassei entre 65 e 68ºC.
Utilizei uma kveik ganhei, Hornindal. Inoculei próximo dos 35º e a fermentação foi muito vigorosa no início.
Foi de 1048 a 1019 em 72 horas de fermentação.
Com 72 horas eu provei e tava só álcool, parecia até cachaça :eek: não tinha gosto de lúpulo nem de malte, nada. Só álcool.

Vamos ver se melhora, mas não tenho muitas esperanças não.

Tambem fiz uma leva para testar, de 10l. Inoculei a 35 e fermentei a 35 tambem, temperatura controlada. Mesma coisa, 2 dias atividade intensa, depois foi diminuindo, e por fim, para chegar na FG esperada, teve de dar umas chacoalhadas no balde. Sumiu Lúpupagem toda , e sobrou apenas o Balde e alcool . rsrsrsrs
 
Resumo das minhas experiências com kveik.

9 levas com a hornidal da Bio4
Sabor bem frutado cítrico laranja e abacaxi, gostei bastante.
Tempo de fermentação 8 a 9 dias lagtime imenso por este motivo parei de usar ela, fermenta em dois dias ate uns 1.030 depois para por 4 dias e finaliza a atenuação, media de 80%
Quantidade de levedura, já fiz de tudo rsrs, quanto menos levedura mais frutado mesmo com muita levedura demorou para fermentar tudo, colhendo o krausen manteve o padrão frutado é a demora, com a lama foi um pouco mais rápido 4, 5 dias mais neutra que a original e krausen.
Temperatura ja testei de tudo tambem de 25°c a 35°c nao influenciou nem no tempo de fermentaçao nem no sabor o que influenciou mais foi a quantidade de levedura.
Floculação media/baixa.

3 levas com a stranda da Omega
Sabor neutro um pouco frutado de maçã.
Tempo de fermentação 3, 4 dias talvez ate menos, atenuação 78%
Quantidade de levedura fiz poucos testes ainda mas foi de 10 a 20ml de lama/starter para 60litros, não vi muita diferença no sabor, nunca usei a lama so o krausen e starter, ainda vou testar.
Temperatura, fiz a primeira em temperatura ambiente, 17 a 25°c mesmo tempo de fermentação, depois fiz a 25°c ate 30°c mesma coisa, sabor e tempo de fermentação, bem estável.
Floculação media.


Enfim virei fã esperando para conseguir outras cepas kveik para testar, bio4 não uso mais pela demora mas o sabor é bom, stranda vou continuar usando mas focar nas cervejas mais maltadas, red, porter, stout, nada impede de fazer ipas e apas.
Parece que a hornidal nativa é bem mais rápida.
 
Como vc utilizou o azeite?

1 gota de azeite no mosto a ser fermentado. Pode usar no starter também. O azeite serve como fonte de ácidos graxos para o processo de multiplicação das leveduras, mas não supre a demanda por esteróis. Ou seja, substitui parcialmente uma boa oxigenação do mosto. Na impossibilidade de oxigenar, acho que vale a pena o uso.
 
E a acidez, pessoal? Fiz duas que me incomodaram por isso...

Alguém sabe algum jeito de contornar?
Boa noite!

Fiz uma Kolsch utilizando kveik da Yestlabs e ela ficou muito ácida, incomodando mesmo, mas acho que foi problema da própria levedura que chegou zoada pra mim, ela demorou uns 4 dias para fermentar porém levou uns 12 dias para refermentar no primming.

Depois fiz uma Summer utilizando uma Hornidal e que também ficou ácida, ela fermentou em 3 dias e refermentou muito bem na garrafa (4 dias) mas ficou zoada, deu um frutado que descaracterizou a cerveja. Para a Summer ainda não tenho nada certo a dizer o que pode causar a acidez.
 
Boa noite!

Fiz uma Kolsch utilizando kveik da Yestlabs e ela ficou muito ácida, incomodando mesmo, mas acho que foi problema da própria levedura que chegou zoada pra mim, ela demorou uns 4 dias para fermentar porém levou uns 12 dias para refermentar no primming.

Depois fiz uma Summer utilizando uma Hornidal e que também ficou ácida, ela fermentou em 3 dias e refermentou muito bem na garrafa (4 dias) mas ficou zoada, deu um frutado que descaracterizou a cerveja. Para a Summer ainda não tenho nada certo a dizer o que pode causar a acidez.

A Summer ficou ácida também, com Hornindal? Putz.... A acidez aqui rolou com a Stranda da Omega, em duas levas com ela. Tenho Hornindal também, mas não usei por receio da cerveja ficar ácida... Nossa, ainda bem que não fiz, ia ficar puto.

Acho então que deve ser uma característica das keveiks, de maneira geral. Vou dar um tempo com elas.
 
Mas a Summer ficou ou não ácida? A acidez aqui rolou com a Stranda da Omega, em duas levas com ela. Tenho Hornindal também, mas não usei por receio da cerveja ficar ácida também.

Sim, a Summer também ficou ácida, menos ácida que a Kolsch.
Eu não fiz starter, apenas joguei um frasco de levedura Hornidal para 47 litros de mosto, acho que foi under picthing, ou algo assim. Fermentei a 30°C em 3 dias já tinha atenuado tudo, percebi a acidez já no tanque de fermentação.
 
Meus relatos com Kveik.

1ª Kveik: Blond Ale - Kveik da Yeastlabs - ABV: 6,8% - 2 frascos para 42 litros
Não acompanhei a fermentação pois estava a viagem de trabalho, mas joguei o fermento no domingo e na sexta já estava atenuada, a cerveja final deu um leve toque de pêssego, gostei. Ela demorou bastante a carbonatar no primming, cerca de 12 dias mas ficou boa.

2ª Kveik: Kolsch - Yeastlabs (mesmo lote da anterior) - ABV: 4,9% - 3 frascos para 45 litros.
Deu um cheiro forte de caldo de cana durante a fermentação, devido ao pouco headspace supitou fermento no topo, limpei e segui o baile porém a fermentação travou a partir do segundo dia, joguei um frasco de fermento e já era, atenuou porém ficou ácida no tanque, envasada ainda mais, gastou uns 10 dias pra carbonatar, não ficou boa deu um frutado muito forte.

3ª Kveik: APA SMASH- Manga Rosa propagada - ABV: 5% - 2 frascos para 45 litros.
Deu um leve aroma de laranja na fermentação, atenuou bem em 3 dias porém o lúpulo ficou bem discreto, faltou aroma e amargor, pela receita do Beersmith estava programando um bom amargor. Ficou até boa porém não dá pra ser chamada de APA.

4ª Kveik: Summer - Hornidal Bio4 - ABV: 5,2% - 1 frasco para 47 litros.
Usei nutrientes para leveduras nessa brassagem. fermentou bem em 4 dias, durante a fermentação senti o aroma de caldo de cana, porém ficou ácida, carbonatou muito rápido da garrafa porém teve essa pegada ácida que não me agradou. Ficou muito parecida com a Kolsch, se colocar lado a lado confunde, mesmo com maltagem e lupulagem diferentes.

5ª Kveik: American Wheat- Vikings propoagada - ABV: 4,7% - 2 frascos para 50 litros.
Não acompanhei a fermentação pois estava em viagem a trabalho, joguei o fermento no domingo e sexta já tinha atenuado, mandei um DH de Amarillo, estou na expectativa, quando tomei após a fermentação estava bem limpa, mais o gosto de álcool, vamos ver se melhora com o DH.

Até o momento de 4 prontas duas me agradaram, vamos ver essa Wheat se fica boa.
Com relação a acidez no momento estou contrariado, as brejas ficaram bem zoadas...
 
Tô usando kveik pela primeira vez, coloquei no mosto de madrugada, porém nada ainda, faz mais de 15 horas. Normal isso?
Aconteceu isso com um amigo meu, a levedura só foi começar a dar sinal depois de 24 horas de adicionada, mesmo assim deu cerveja boa.

O fermento deve ter chegado pra você com baixa vitalidade porque normalmente ele é bem violento, trabalha intensamente nas primeiras horas.

Você usou algum nutriente ou fez rampa proteica na brassagem?
 
Bom dia.

Inoculei com o mosto a 35 graus e to mantendo a 30.

Não usei nutriente nem fiz rampa.

Começou a fermentar agora pela manha, mais de 24 horas depois. Provavelmente devia estar com baixa vitalidade realmente.

Espero que não perca qualidade.

Assim que pronta dou um retorno sobre problemas ou não.

Quando terminar a fermentação, preciso deixar mais uns dias para o diacetil ou não é necessário com a Kveik?

Obrigado, pessoal!
 
Bom dia.

Inoculei com o mosto a 35 graus e to mantendo a 30.

Não usei nutriente nem fiz rampa.

Começou a fermentar agora pela manha, mais de 24 horas depois. Provavelmente devia estar com baixa vitalidade realmente.

Espero que não perca qualidade.

Assim que pronta dou um retorno sobre problemas ou não.

Quando terminar a fermentação, preciso deixar mais uns dias para o diacetil ou não é necessário com a Kveik?

Obrigado, pessoal!


Muitos relatam que não é necessario @ Michel131313
 
@sepesaraiva qual termômetro vc usa? pode ser que esteja descalibrado e tuas brassagens estão sendo feitas em temperaturas mais elevadas.
Termometro de mercurio normal de cervejeiro.. igual o da foto.. Eu até suspeitei disso e fiz o teste na agua com gelo e deu 0ºC certinho...
 

Attachments

  • Captura de Tela 2019-11-25 às 13.21.20.png
    Captura de Tela 2019-11-25 às 13.21.20.png
    48.2 KB · Views: 13
Bom dia.

Fiz uma receita com a kveik da yestlab, com 120 gramas de lúpulo na fervura para 20 litros. Terminou a fermentação ontem. Primeiro a cerveja parecia azeda, mas pegando a opinião de amigos cervejeiros chegamos a conclusão que não estava. Agora gelada o cheiro de azedo ta quase imperceptível, acredito que foi pro fundo do balde junta da levedura. E as 120 gramas de lúpulo?? Não sei, mas ali naquela cerveja não está, pois ficou só cheiro de alcool e gosto de alcool, muito alcool, e sendo que a FG foi 1013 e tem só 4.3 Abv.
 
Jamal Awadallak
Pessoal, imitando o que o brulosophy faz há algum tempo, fiz um questionário, que será aplicado todo ano de agora em diante para sabermos o perfil do cervejeiro CASEIRO no brasil, opiniões sobre fatos inconclusivos (tipo, decocção é relevante?) e como isso vai mudando ano a ano.

Se puderem responder e compartilhar eu ficarei agradecido! o resultado sai no beer school daqui duas semanas (todo resultado vai ser compartilhado na íntegra!)

https://forms.gle/6UWVszzaSXBvWb769 <--- link do questionário

twixar.me/kvZT <---- Link do brulosophy para quem ainda não viu
 
Jamal Awadallak
Pessoal, imitando o que o brulosophy faz há algum tempo, fiz um questionário, que será aplicado todo ano de agora em diante para sabermos o perfil do cervejeiro CASEIRO no brasil, opiniões sobre fatos inconclusivos (tipo, decocção é relevante?) e como isso vai mudando ano a ano.

Se puderem responder e compartilhar eu ficarei agradecido! o resultado sai no beer school daqui duas semanas (todo resultado vai ser compartilhado na íntegra!)

https://forms.gle/6UWVszzaSXBvWb769 <--- link do questionário

twixar.me/kvZT <---- Link do brulosophy para quem ainda não viu

Paulo, isso é do Jamal mesmo? O questionário tem umas perguntas estranhas e nada a ver. Não é alguem se fazendo passar por ele pra ter perfil de consumidor de graça?
 
Paulo, isso é do Jamal mesmo? O questionário tem umas perguntas estranhas e nada a ver. Não é alguem se fazendo passar por ele pra ter perfil de consumidor de graça?


A pesquisa é dele sim. Ele divulgou em vários grupos, face...
 
Paulo, isso é do Jamal mesmo? O questionário tem umas perguntas estranhas e nada a ver. Não é alguem se fazendo passar por ele pra ter perfil de consumidor de graça?
sim e do Jamal ele postou no grupo do WhatsApp Kveik Brasil. é verdade tem umas perguntas sem sentido e ele vai refazer para o próximo questionário.
 
Isso mesmo, foram traduzidas e "tropicalizadas" pelo Jamal, ele falou desse questionário no Instagram dele
 
Li em algum lugar que a impressão do corpo baixo da cerveja se da por conta do glicerol, que nesta cepa é bem baixa, não sei se é verdade, mas, nesse caso, qual seria a solução? Inocular menos levedura para estressar a bichinha?

Pensando aqui... E se colocássemos glicerol antes do envase?
 
Boa tarde Senhores, por favor preciso de orientaçao.
Estou fermentando uma APA com KVEIK 01 da YEASTLAB (100 ml) e hoje completa 1 semana e ainda nao atingi a OG final, comecei com 1049 (05/12/19) hoje ja sao 12/12/19 e so atingi 1030 , estou fermentando a temperatura ambiente que varia entre 25 a 35 graus , falhei no processo ao oxigenar o mosto com uma bombinha de aquario o que é aconselhavel agora aguardar ate o final ou introduzir nova levedura pra acelerar o processo?
desde ja agradeço!!
 
André, se não me engano, tem relato aqui nesse tópico sobre fermentações longas com Voss. Passe o olho com mais atenção no tópico.

Eu tive isso com Stranda.
 
Tem se relatos, de leveduras Kveiks que demoraram ate 9 dias para atenuar. Fiz uma aqui usando a Nornes, e mesmo passando varios dias a mais do previsto, tambem nao consegui atingir a FG, que era 1006, estacionando em 1016. Bom, nao adiantava mais esperar, engarrafei e mandei ver . Resultado, a breja ficou boa, pena que a Levedura tirou todo o amargor e o aroma dos Lupulos. Essa foi uma das experiencias que tive com a Kveik Nornes.
 
Boa tarde Senhores, por favor preciso de orientaçao.
Estou fermentando uma APA com KVEIK 01 da YEASTLAB (100 ml) e hoje completa 1 semana e ainda nao atingi a OG final, comecei com 1049 (05/12/19) hoje ja sao 12/12/19 e so atingi 1030 , estou fermentando a temperatura ambiente que varia entre 25 a 35 graus , falhei no processo ao oxigenar o mosto com uma bombinha de aquario o que é aconselhavel agora aguardar ate o final ou introduzir nova levedura pra acelerar o processo?
desde ja agradeço!!
André. Eu tb estou com um Kveik Yeastlab fermentando, mesmo 100ml, pra 10 litros. A fermentação demorou uns 03 dias pra iniciar, não foi vigorosa, e levou 10 dias para atenuar. Antes de ontem fiz um Dryhop, e aguardarei uns 05 dias pra engarrafar. Eu acredito em três possíveis falhas, 1ª-baixa viabilidade da levedura, 2ª-Falta de oxigenação (eu faço "no chill", deixo pra inocular no outro dia, 30ºC, e apesar de colocar no balde com diferença de altura, acho que não oxigenou direito), 3ª-Fato de usarmos 100 ml (100 bilhões de células), acho que essa qtd não é suficiente. Provei ontem a breja, parecia ácida, talvez um pouco de vinagre, amargor na medida e sem aroma (normal, pq faço no chill, por isso o dryhop). Espero que engarrafa esteja boa. Se não tiver, vou tomar assim mesmo!
 
A acidez parece uma característica frequente de algumas linhagens. Tive isso com a Stranda. Aqui diminuiu com o tempo.
 
Boa tarde Senhores, por favor preciso de orientaçao.
Estou fermentando uma APA com KVEIK 01 da YEASTLAB (100 ml) e hoje completa 1 semana e ainda nao atingi a OG final, comecei com 1049 (05/12/19) hoje ja sao 12/12/19 e so atingi 1030 , estou fermentando a temperatura ambiente que varia entre 25 a 35 graus , falhei no processo ao oxigenar o mosto com uma bombinha de aquario o que é aconselhavel agora aguardar ate o final ou introduzir nova levedura pra acelerar o processo?
desde ja agradeço!!
 
Fez a correção do refratômetro ?? Ou está medindo com densímetro ??
Estou utilizando Voss a 3 meses e está na quinta geração e estou surpreso com a atenuação. Chegou a atenuação de 1066 para 1014 em 20 horas, claro com um underpitching, e sem off aparentes.
 
Fez a correção do refratômetro ?? Ou está medindo com densímetro ??
Estou utilizando Voss a 3 meses e está na quinta geração e estou surpreso com a atenuação. Chegou a atenuação de 1066 para 1014 em 20 horas, claro com um underpitching, e sem off aparentes.
Boa tarde meu amigo......estou usando o desimetro!
 
André. Eu tb estou com um Kveik Yeastlab fermentando, mesmo 100ml, pra 10 litros. A fermentação demorou uns 03 dias pra iniciar, não foi vigorosa, e levou 10 dias para atenuar. Antes de ontem fiz um Dryhop, e aguardarei uns 05 dias pra engarrafar. Eu acredito em três possíveis falhas, 1ª-baixa viabilidade da levedura, 2ª-Falta de oxigenação (eu faço "no chill", deixo pra inocular no outro dia, 30ºC, e apesar de colocar no balde com diferença de altura, acho que não oxigenou direito), 3ª-Fato de usarmos 100 ml (100 bilhões de células), acho que essa qtd não é suficiente. Provei ontem a breja, parecia ácida, talvez um pouco de vinagre, amargor na medida e sem aroma (normal, pq faço no chill, por isso o dryhop). Espero que engarrafa esteja boa. Se não tiver, vou tomar assim mesmo!
Boa tarde meu amigo.....das possiveis falhas apontadas por vc , eu acho que deve ser a pouca viabilidade da levedura, pois quanto a oxigenaçao eu fiz com bomba de aquario por volta de uns 10 a 15 minutos!
 
Back
Top