Lavar e Sanitizar Fermentador entre levas iguais

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gehrke

Member
Joined
Dec 9, 2013
Messages
9
Reaction score
0
Location
Rio de Janeirro
Prezados,
dei uma procurada "por cima" e não encontrei algo que pudesse sanar a minha dúvida. Sendo assim resolvi lançar o tópico.
Estou na minha 8ª brassagem e sendo assim me considero iniciante ainda. Porém já investi em um fermentador cônico (com pé) e na geladeira com TIC17 e estou realizando a 1ª brassagem com temperatura controlada.

As questões são as seguintes:
1- caso realize a próxima brassagem da mesma cerveja no dia do engarrafamento da que está fermentando será necessário lavar e sanitizar o fermentador? ou posso simplesmente retirar a lama e lascar o mosto novo em cima e então fazer uma nova inoculação de fermento?
2- quando os senhores sanitizam os fermentadores cônicos vocês desmontam todas as conexões e torneiras? Ou deixam ele de molho com solução sanitizante até a altura das mesmas?

Entendo se tratarem de dúvidas bobas, mas são tantas saliências dentro do fermentador que penso ser bastante difícil sanitizar 100%.
Conto com o apoio dos senhores.

Obrigado.
Gehrke
 
Prezados,
dei uma procurada "por cima" e não encontrei algo que pudesse sanar a minha dúvida. Sendo assim resolvi lançar o tópico.
Estou na minha 8ª brassagem e sendo assim me considero iniciante ainda. Porém já investi em um fermentador cônico (com pé) e na geladeira com TIC17 e estou realizando a 1ª brassagem com temperatura controlada.

As questões são as seguintes:
1- caso realize a próxima brassagem da mesma cerveja no dia do engarrafamento da que está fermentando será necessário lavar e sanitizar o fermentador? ou posso simplesmente retirar a lama e lascar o mosto novo em cima e então fazer uma nova inoculação de fermento?
2- quando os senhores sanitizam os fermentadores cônicos vocês desmontam todas as conexões e torneiras? Ou deixam ele de molho com solução sanitizante até a altura das mesmas?

Entendo se tratarem de dúvidas bobas, mas são tantas saliências dentro do fermentador que penso ser bastante difícil sanitizar 100%.
Conto com o apoio dos senhores.

Obrigado.
Gehrke
Pergunta 1 - Essa resposta tu mesmo pode responder te fazendo a seguinte pergunta: eu confio 100% na minha sanitização? Se confia, pode, se não, não.

Pergunta 2 - Essa já não tem uma resposta definitiva. Uns deixam de molho e não desmontam, outros nem deixam de molho e não desmontam, outros desmontam tudo e só borrifam tudo. Na minha opinião, independente de deixar de molho ou não, sim, é preciso desmontar as conexões, inspecionar, sanitizá-las em abundância, e montar novamente....... TODAS as vezes.

Abraço,
 
A pergunta é se "... vocês desmontam todas as conexoes..." e a minha resposta é que não. Já devo estar na minha 8 brassagem sem alterar o fermentador. Apenas lavo e sanitizo com o biofor.

Sds

Fabiano da Mata
 
A pergunta é se "... vocês desmontam todas as conexoes..." e a minha resposta é que não. Já devo estar na minha 8 brassagem sem alterar o fermentador. Apenas lavo e sanitizo com o biofor.

Sds

Fabiano da Mata
Tá se arriscando.

Não é porque nunca deu problema que essa é uma técnica boa e recomendável. Lembre-se que podem ficar colônias nas roscas das conexões.... e aí já sabe o que vai acontecer.
 
Buenas, primeiramente muito obrigado pelas colocações.

@ Guenther: considerando apenas o seu primeiro comentário: Se eu realizei uma ótima sanitização antes de uma brassagem poderia continuar usando (imediatamente) o fermentador sem lavá-lo, porém retirando a lama (evitando acumulo de células mortas e risco de autólise) e realizando uma nova inoculação.
Entendo que o risco de contaminação externa seja pequeno pois o contato com o "mundo exterior" se dará apenas na abertura do fermentador para a inserção do novo mosto e sua inoculação, correto?

@ all: no caso do desmontar, por mais trabalhoso que seja acho pertinente, eu mesmo desmontei antes da última fermentação e as roscas e "veda-roscas" estavam bem sujas com resíduos da fermentação anterior, mesmo após deixar o fermentador de molho com sanitizante... exatamente por isso que surgiu a dúvida da primeira pergunta.

Mais uma vez obrigado pelas considerações.
 
É o que eu já havia dito.... se tu confia na tua sanização... vai em frente! :)

Lembre-se de dosar corretamente o slurry, calcular, etc... pois a quantidade de células na borra da última fermentação será várias vezes maior que a primeira.

Abraço,
 
Mas a minha ideia é tirar a borra e inocular fermento novo...
porém isso é tema de outro Thread...

Fermentação
:)
 
É o que eu já havia dito.... se tu confia na tua sanização... vai em frente! :)

Lembre-se de dosar corretamente o slurry, calcular, etc... pois a quantidade de células na borra da última fermentação será várias vezes maior que a primeira.

Abraço,

Há problema em colocar mais fermento (maior numero de celulas) que o recomendado?

Por exemplo, é recomendado 1g de fermento seco por litro de mosto. Assim se eu usar 2g por litro, ou 5g por litro, seria indiferente, traria benefícios ou problemas a cerveja?
 
Há problema em colocar mais fermento (maior numero de celulas) que o recomendado?

Por exemplo, é recomendado 1g de fermento seco por litro de mosto. Assim se eu usar 2g por litro, ou 5g por litro, seria indiferente, traria benefícios ou problemas a cerveja?
No geral é EXTREMAMENTE difícil ter problemas por excesso de fermento, mas sim, pode ocorrer.
 
Back
Top