Lavagem diferente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rapunza

Well-Known Member
Joined
Jul 4, 2017
Messages
53
Reaction score
17
Eu poderia fazer a mostura em BIAB normalmente, e depois somente transferir o bag pra outra panela já com água na temperatura correta e fazer uma infusão, recirculando, em vez da lavagem?
 
Eu poderia fazer a mostura em BIAB normalmente, e depois somente transferir o bag pra outra panela já com água na temperatura correta e fazer uma infusão, recirculando, em vez da lavagem?

Seria quase que um "batch sparge". Maaaassss.. a idéia do BIAB é simplificar esses processos. Se você tem duas panelas pq não utiliza fundo falso ou bazooka?

Outra coisa que vc pode fazer é pegar toda a água quente da lavagem e derrubar por cima do bag na panela de mostura. Você vai desfazer a cama de grãos e terá que refazer o processo de recirculação.

abs
 
Estou querendo fazer desse jeito pq não está dando muito certo fazer a lavagem do modo tradicional.
Quero usar meu bag como um filtro como fundo falso, e não como o tradicional BIAB de 1 panela. Só substituí o fundo falso pelo bag.
Minhas panelas são de tamanhos muito diferentes. uma de 36 e outra de 15.
 
Estou querendo fazer desse jeito pq não está dando muito certo fazer a lavagem do modo tradicional.
Quero usar meu bag como um filtro como fundo falso, e não como o tradicional BIAB de 1 panela. Só substituí o fundo falso pelo bag.
Minhas panelas são de tamanhos muito diferentes. uma de 36 e outra de 15.

Pega a água e desfaz a cama de grãos e recircula novamente.

https://youtu.be/JMHLqnWCNjE?t=4m20s
 
Tenho feito diferente.
Não desmancho a cama de grãos.
Abro o bag dentro de um balde fermentador, deixo ele aberto na boca do balde, sem tocar o fundo.
Vou com água a 76° e uma escumadeira fazendo como faria na recirculação.
A última cerva que fiz, usei 14 litros lavando o bag, e o mosto ainda saía a 1030.
Consegui aumentar minha produção pra 22 litros, antes eram 14 ou 15 quando lavava só com 2 a 5 litros.
Perfeito!
Quem disse que BIAB não é pra lavar tá perdendo muita cerva.
 
A questão de não lavar é justamente ganhar tempo e diminuir o trabalho. Mas tudo vale, cada um escolhe o que faz. Eu faço das 2 formas. Lavando e não lavando. Uso biab, eventualmente fly sparge com 3 panelas e tbm batch sparge. Não existe "certo", apenas o q queremos fazer.
 
Eu não acho que essa economia de tempo compense.
Já vou perder de 4 a 6 horas brassando, 2 a 4 semanas fermentando e maturando, e 1 semana de priming... Mais 30 minutos ou 1 hora não fazem a mínima diferença.
Prefiro perder esse tempo a ter que brassar de novo pra ter uma quantidade aceitavel de cerveja.
Fazendo isso, brasso menos vezes...
Antes de fazer lavagem, não conseguia de jeito nenhum tirar mais de 15 litros com OG adequada.
Agora, uma receita de 20 litros consigo tirar 25.
Antes tinha que usar 6 kg de malte pra brassar, agora só uso 5.
Antes minhas OGs batiam certo, mas com quantidades abaixo do esperado.
Agora elas batem acima, e com quantidades acima do esperado.
 
Depois de 35 brassagens, métodos variados (3 panelas, single vessel, BIAB) eu consigo entender perfeitamente a máxima solta pelo Guenther "na cerveja não existe ganha-ganha, vc escolhe uma coisa e perde outra"... Hoje, sem sombra de dúvidas no BIAB eu prefiro ganhar tempo, abrir mão de 03~05 pontinhos da OG para ganhar 2~3 horas no fim do processo...

Cara vc até pode mesclar métodos, usar BIAB e fazer coisas que faria em 3 panelas por exemplo, mas cada método tem um trunfo principal e o trunfo do BIAB é a simplicidade, assim como o trunfo das 3 panelas é uma eficiência mais alta e a clarificação melhor...
 
Depois de 35 brassagens, métodos variados (3 panelas, single vessel, BIAB) eu consigo entender perfeitamente a máxima solta pelo Guenther "na cerveja não existe ganha-ganha, vc escolhe uma coisa e perde outra"... Hoje, sem sombra de dúvidas no BIAB eu prefiro ganhar tempo, abrir mão de 03~05 pontinhos da OG para ganhar 2~3 horas no fim do processo...

Cara vc até pode mesclar métodos, usar BIAB e fazer coisas que faria em 3 panelas por exemplo, mas cada método tem um trunfo principal e o trunfo do BIAB é a simplicidade, assim como o trunfo das 3 panelas é uma eficiência mais alta e a clarificação melhor...

Junior,
Só faço BIAB por falta de panelas disponíveis, mas meu objetivo é ter 3 panelas.
E eu prefiro perder 2 ou 3 horas em uma só brassagem, do que ter que fazer outra pra ter mais cerveja.
 
Não entendo pq a pergunta inicial.
A ideia já está concretada na tua cabeça.
Não importa a opinião dos outros.
Continua assim abençoado.
 
Não entendo pq a pergunta inicial.
A ideia já está concretada na tua cabeça.
Não importa a opinião dos outros.
Continua assim abençoado.

Não precisa ficar bravo, brother. A pergunta foi só pra saber se haveria algum problema, seja ele técnico ou de qualquer natureza.
A opinião dos outros importa sim, mas não tiram o direito de expor as minhas em um debate saudável onde quase todos saem ganhando.
Como ja disse acima, prefiro perder um dia inteiro do que economizar 2 horas e ter que voltar ao local de brassagem com mais frequencia.
Desculpe se te fiz perder a paciência...
 
Cara, não entendo por que no método tradicional você teria que brassar mais vezes, talvez o seu problema seja o calculo de água inicial e quantidade de malte. O que talvez você precise é de mais malte, para compensar a baixa eficiência. E sobre eficiência tem outras formas de melhorar no BIAB tradicional. Só de, por exemplo, usar um cesto/suporte/escorredor para suspender o saco e deixar pingando até a última gota, já melhora bastante.

É o que o amigo citou sobre "perde de um lado e ganha de outro". Para "ganhar" na simplificação do processo e manter o BIAB tradicional, alguns vão preferir "perder" e gastar uns 10 reais a mais com malte. Mas se o seu método está te agradando e tempo, espaço(para guardar mais panelas) e esforço não são problema pra você, manda ver da forma que mais te agrada.

Abraço.
 
Cara, não entendo por que no método tradicional você teria que brassar mais vezes, talvez o seu problema seja o calculo de água inicial e quantidade de malte. O que talvez você precise é de mais malte, para compensar a baixa eficiência. E sobre eficiência tem outras formas de melhorar no BIAB tradicional. Só de, por exemplo, usar um cesto/suporte/escorredor para suspender o saco e deixar pingando até a última gota, já melhora bastante.

É o que o amigo citou sobre "perde de um lado e ganha de outro". Para "ganhar" na simplificação do processo e manter o BIAB tradicional, alguns vão preferir "perder" e gastar uns 10 reais a mais com malte. Mas se o seu método está te agradando e tempo, espaço(para guardar mais panelas) e esforço não são problema pra você, manda ver da forma que mais te agrada.

Abraço.

Então.
Eu teria que brassar mais vezes pra ter a mesma quantidade de cerveja, ou aumentar a carga de malte.
Mas eu gosto do processo. To curtindo fazer desse jeito, tá dando certo, tá dando mais cerveja do que eu esperava, minha eficiência aumentou de 60% pra 75%. Como não tenho técnicas 100% refinadas ainda, então, o que me ajudar a aumentar minha eficiência, minha litragem final e diminuir meus custos e minhas idas ao local de brassagem, melhor.
 
Não precisa ficar bravo, brother. A pergunta foi só pra saber se haveria algum problema, seja ele técnico ou de qualquer natureza.
A opinião dos outros importa sim, mas não tiram o direito de expor as minhas em um debate saudável onde quase todos saem ganhando.
Como ja disse acima, prefiro perder um dia inteiro do que economizar 2 horas e ter que voltar ao local de brassagem com mais frequencia.
Desculpe se te fiz perder a paciência...

Colega rapunza, vai com calma querido...

Saiba de uma coisa, esse seu entusiasmo empolgante de iniciante no estilo "prefiro perder o dia inteiro brassando" vai passar lá pela 20a a 25a brassagem, aí talvez vc aprenda q BIAB é simplicidade, pode até lavar numa boa, mas vai ser outra vibe... Talves já esteja com 3 panelas, quem sabe...

Outra coisa importante, vc está fatalmente equivocado no tocante "ter q brassar mais vezes pra ter a mesma quantidade de breja"... Como disse gustavo, seu problema é com numeros, ou seu cálculo de água, ou seu cálculo de eficiência total, ou seu cálculo de maltes, etc...

Também sou iniciante, no começo da estrada, pra gente é importante aprender a ler/ouvir os experientes mais do que gritar nossa parca opinião para todos. Valeu.
 
Colega rapunza, vai com calma querido...

Saiba de uma coisa, esse seu entusiasmo empolgante de iniciante no estilo "prefiro perder o dia inteiro brassando" vai passar lá pela 20a a 25a brassagem, aí talvez vc aprenda q BIAB é simplicidade, pode até lavar numa boa, mas vai ser outra vibe... Talves já esteja com 3 panelas, quem sabe...

Outra coisa importante, vc está fatalmente equivocado no tocante "ter q brassar mais vezes pra ter a mesma quantidade de breja"... Como disse gustavo, seu problema é com numeros, ou seu cálculo de água, ou seu cálculo de eficiência total, ou seu cálculo de maltes, etc...

Também sou iniciante, no começo da estrada, pra gente é importante aprender a ler/ouvir os experientes mais do que gritar nossa parca opinião para todos. Valeu.

Realmente eu me empolgo muito com as coisas, e tudo meu tem que ser feito de maneira intensa.
Tb sei que falo um pouco demais. Mas to mudando aos poucos e aprendendo a ter mais calma e paciência pra esperar e ouvir.
Obrigado pelos toques, tanto vc quanto o morilo. E desculpa qq coisa.
Cheers.
 
Back
Top