Lagering - Qual base utilizar para calcular o tempo de lagering?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fmeyermartins

New Member
Joined
Jul 22, 2020
Messages
4
Reaction score
0
Location
Palhoça, SC
Boa tarde!
Realizei pesquisa em variados sites relacionados a produção de cerveja caseira e eu encontrei orientações diversas quanto ao tempo de lagering que a cerveja deve ser mantida para redução de off-flavors e demais contribuições à cerveja.

A minha dúvida é se realmente devo me basear pela quantidade de açúcar inicial do mosto para o cálculo do tempo de lagering?
Algumas fontes sugeriram de 3 a 7 dias/° Plato. É uma boa base para seguir?
 
A resposta pra essa pergunta é mais simples do que se pensa

A base de tempo do lagering (e de qualquer maturação) é: provar

As vezes leva mais tempo, as vezes menos. Vai depender sempre de como foi a sua fermentação. A fermentação é 99% do processo cervejeiro. E vá provando sempre a sua breja, só assim vc vai saber quando já chegou a hora ou não.
 
Li isso daí num artigo, não sei dizer se é consenso.

How long to lager is a matter of some discussion. Light American lagers are typically held near freezing for 10–20 days, while some strong German doppelbocks are lagered as long as six months. For medium to high-gravity beers, Greg Noonan — brewpub owner and author of “New Brewing Lager Beer” (1996, Brewers Publications) — recommends 7–12 days per each 2 °Plato of original gravity. (One degree Plato is roughly equal to 4 specific gravity “points.”). For lower gravity lagers the time is reduced to 3–7 days. According to those guidelines, a 1.064 O.G. German bock should be lagered for 112–192 days, while a 1.040 American lager would be lagered 15–35 days.
 
Eu li em um blog gringo onde um alemão Eric Toft, brewmaster Private Landbrauerei Schönram in Upper Bavaria. Dizia no final da receita de uma Pils que eles fazem a muito e muitos anos, alem de gentilmente revelar a receita o cara falou na maturação mínima de 7 semanas (49 dias) e diz ainda mais isso que achei super interessante: (“Time is a huge ingredient, and we make sure we take our time,”)
Eu fiz essa receita e segui exatamente os passos recomendado, devo ter alguns litros dela no barril, mas está de longe a melhor Pils que já fiz, com certeza irei seguir esse conselho para outras lagers.

Boa tarde!
Realizei pesquisa em variados sites relacionados a produção de cerveja caseira e eu encontrei orientações diversas quanto ao tempo de lagering que a cerveja deve ser mantida para redução de off-flavors e demais contribuições à cerveja.

A minha dúvida é se realmente devo me basear pela quantidade de açúcar inicial do mosto para o cálculo do tempo de lagering?
Algumas fontes sugeriram de 3 a 7 dias/° Plato. É uma boa base para seguir?
 
Concordo que o sensorial aqui é melhor que o calendário.

Para gravidades típicas (German Pilsner, Helles, Czech ... etc , refiro-me a algo entre 1.048 a 1.056) , tipicamente em 2 semanas a baixa temperatura a cerveja já está bem interessante , "redonda" se preferirem. No meu processo isso é compatível também com o tempo que deixo carbonatando com injeção de CO2.

Isso com fermentação ideal, claro - primária e descanso diacetil em 3 ou 4 semanas.

Tipicamente muito boa em 15 dias após isso, ótima em 30 dias e excelente (podemos dizer muito "refinada") em 45 - 60 dias.
 
Back
Top