Lag Time Saison Ale SY064

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andresrdomingos

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2015
Messages
57
Reaction score
6
Esse fim de semana fiz uma receita para Saison de 45 L.
O procedimento de brassagem ocorreu normalmente, e para o fermento fiz um starter de 2L com 2 vials 24h antes da inoculação. Utilizei um agitador magnético e deixei na geladeira a 25º C.

Além disso, durante a fervura adicionei 0.5g de Sermovyces, e com o mosto já no fermentador deixei aerando (com bomba de aquário) aproximadamente uns 40 min. A inoculação foi feita a 27ºC, e deixei o termostato programado para 18ºC por pelo menos dois dias, para depois aumentar até 26ºC.

Contudo, 30 horas após a inoculação, ainda não há atividade no airlock. Isto está me preocupando, visto que em outras levas que fiz, utilizando fermentos secos, a atividade começava entre 15 e 20h.


Sendo assim pergunto:

É normal esse lag time longo para essa levedura liquida Saison Ale SY064?
Seria talvez um problema de temperatura, visto que a temperatura recomendada pelo fabricante é de 20º a 26º?
Ou seria outro fator?

OBS: Descarto a possibilidade de má vedação, pois isto nunca ocorreu antes.

Alguém com experiência com esta levedura para me dar uma luz?
 
Esse fim de semana fiz uma receita para Saison de 45 L.
O procedimento de brassagem ocorreu normalmente, e para o fermento fiz um starter de 2L com 2 vials 24h antes da inoculação. Utilizei um agitador magnético e deixei na geladeira a 25º C.

Além disso, durante a fervura adicionei 0.5g de Sermovyces, e com o mosto já no fermentador deixei aerando (com bomba de aquário) aproximadamente uns 40 min. A inoculação foi feita a 27ºC, e deixei o termostato programado para 18ºC por pelo menos dois dias, para depois aumentar até 26ºC.

Contudo, 30 horas após a inoculação, ainda não há atividade no airlock. Isto está me preocupando, visto que em outras levas que fiz, utilizando fermentos secos, a atividade começava entre 15 e 20h.


Sendo assim pergunto:

É normal esse lag time longo para essa levedura liquida Saison Ale SY064?
Seria talvez um problema de temperatura, visto que a temperatura recomendada pelo fabricante é de 20º a 26º?
Ou seria outro fator?

OBS: Descarto a possibilidade de má vedação, pois isto nunca ocorreu antes.

Alguém com experiência com esta levedura para me dar uma luz?

Você já fez uma medida de densidade?
Mesmo você dizendo que nunca teve problema de vedação vale a pena fazer.
Outra coisa,se o pH tiver baixado significa que está havendo fermentação.
Mas não se preocupe tanto,já tive lag times maiores e minhas cervejas saíram boas.

Boa sorte!
 
Cara,
Tudo perfeito com os procedimentos realizados. Você percebeu trabalho das leveduras durante a propagação? Caso sim, o problema deve ser os 18º, para uma Saison é um pouco baixo, porém deveria funcionar... Levanta essa temperatura e aguarda mais um pouco. Já vai de arrancada para uns 21º ;) e vai subindo...
 
Cara,
Tudo perfeito com os procedimentos realizados. Você percebeu trabalho das leveduras durante a propagação? Caso sim, o problema deve ser os 18º, para uma Saison é um pouco baixo, porém deveria funcionar... Levanta essa temperatura e aguarda mais um pouco. Já vai de arrancada para uns 21º ;) e vai subindo...

Sim, durante a propagação havia intensa formação de gás...chegou até formar uma espuma em cima do erlenmayer. Vou tentar medir a densidade pra ver se diminuiu e aumentar a temperatura
 
Back
Top