KVEIK OATMEAL STOUT - DULÇOR LEMBRANDO ADOÇANTE

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lucaslimabrew

Well-Known Member
Joined
Aug 10, 2020
Messages
53
Reaction score
32
Location
são paulo
Olá pessoal, sou novo no fórum.

Não sei se já aconteceu com algum de vcs, segue o relato caso possam ajudar ou perceber algo.
O grist que usei:
8kgs pilsen
1,1kg aveia flocos
400g malte de trigo
650g biscuit
460g caramunich 2
560g chocolate
460g cevada torrada
460g malte black

OG 1065
FG 1014

Levedura Hornindal kveik

Perfil da água em ppm: 132 calcium, 4 magnesium, 32 sodium, 56 sulfate, 26 chloride, 248 bicarbonate

Renderam 42 litros...

A breja é bem legal, mas é um dulçor que nunca senti, lembra um pouco de adoçantes daqueles de colocar em café.
Será que foi a quantidade de maltes especiais?
 
Salve confrade! E o lúpulo? Um parâmetro legal pra você vamos dizer assim, ter uma idéia do dulçor ou amargor da sua breja, é verificar aquela relação gu:bu que os softwares calculam. É claro que o paladar sempre fala mais alto, mas é um norte!✌
 
Uma vez na republica trocaram o açucar normal por adoçante em pó!
Eu não vi e usei ele pra fazer o primming.

Tive que jogar tudo fora
 
Oi Lucas, vou fazer uma similar, tbm usando hornidal. Você mudaria alguma coisa na sua receita?
Obrigado.
Então cara, só mudaria a levedura hahahahah. A grande questão foi deixar a fg alta e o dulçor proveniente da aveia (lembrou na minha cabeça um adoçante)
Misturou a maça vermelha da hornindal com o dulçor ai ficou meio enjoativo no aroma.
Salve confrade! E o lúpulo? Um parâmetro legal pra você vamos dizer assim, ter uma idéia do dulçor ou amargor da sua breja, é verificar aquela relação gu:bu que os softwares calculam. É claro que o paladar sempre fala mais alto, mas é um norte!✌
Obrigado pela dica, bugu estava em 0.71
Uma vez na republica trocaram o açucar normal por adoçante em pó!
Eu não vi e usei ele pra fazer o primming.

Tive que jogar tudo fora
Que b.o kkkk a minha foi no co2 msm
 
Então cara, só mudaria a levedura hahahahah. A grande questão foi deixar a fg alta e o dulçor proveniente da aveia (lembrou na minha cabeça um adoçante)
Misturou a maça vermelha da hornindal com o dulçor ai ficou meio enjoativo no aroma.
Entendi... talvez então eu use a Stranda que é um pouco mais neutra. Dou notícias. Vlw!
 
Oi Lucas, follow up:
Fiz uma oatmeal stout com kveik Hornidal. Segui essa receita aqui: Como fazer cerveja artesanal - Receita Oatmeal Stout
usando Hornidal e, para evitar a esterificação excessiva eu fermentei a 29° (menos de dois dias) com maturação a 33° (dois dias), cold crash + carbonatação de 4 dias. Ficou ótima! Melhor do que eu esperava com o chocolate e café aparecendo no início e um dulçor leve no final, do jeito que a esposa pediu ;-)
 
Last edited:
Oi Lucas, follow up:
Fiz uma oatmeal stout com kveik Hornidal. Segui essa receita aqui: Como fazer cerveja artesanal - Receita Oatmeal Stout
usando Hornidal e, para evitar a esterificação excessiva eu fermentei a 29° para não esterificar muito (menos de dois dias) com maturação a 33° (dois dias), cold crash + carbonatação de 4 dias. Ficou ótima! Melhor do que eu esperava com o chocolate e café aparecendo no início e um dulçor leve no final, do jeito que a esposa pediu ;-)

Bom dia Walter
Extremamente rápida em, meus parabéns!
E que bom que a patroa curtiu hehe
 
Back
Top