Kolsch - Ajuda na adaptação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renangust

Well-Known Member
Joined
May 6, 2015
Messages
51
Reaction score
1
Pessoal, estou montando meu equipamento com duas panelas(uma pra manter água quente e outra para fazer a brassagem). Estou montando uma sistema com bomba para recirculação enquanto o fogo da panela de brassagem está ligado.

Gosto muito de uma boa Kolsch e fui atrás de uma receita para minha primeira brassagem all-grain, achei uma boa no libro Brewing Classic Styles porém pelo que entendi, ele usa um sistema que já começa com toda a água em uma panela, preciso da ajuda de vocês para aprender como posso adaptar os passos para o meu equipamento e modo de fazer cerveja.

Segue:

OG: 1.048 (11.9 °P) FG: 1.009 (2.3 °P)
ADF: 81%
IBU: 25
Color: 4 SRM (7 EBC) Alcohol: 5.1% ABV
(4.0% ABW) Boil: 60 minutes
Pre-Boil Volume(volume antes da fervura): 26.5L Pre-Boil
Gravity: 1.041 (10.2 °P)

Mostura a 65º por 90 minutos

Aumentar o volume de pré-fervura conforme necessário para permitir uma
mostura de 90 minutos, o que ajuda a reduzir a DMS na cerveja

Adicionar Hallertau e ferver por 60 min

Eu deixei só o que achei necessário da receita. SÓ PRA ESCLARECER bem minha dúvida:

1)Alguém pode me ajudar com as quantidades de água para fazer essa parte inicial da mostura(a 65º) e quanto de água eu devo deixar numa panela separada para fazer a lavagem?

2)Qual o momento que eu devo misturar água ao mosto no meu sistema? No final dos 90 minutos?

Agradeço desde já!!
 
caro @renangust,

Tm estou começando e percebo que, para lavagem, uso em torno de 60% do meu batch. Logo, se for fazer dez litros, acabo usando 16/17 e assim vai.

Pense que, às vezes, teremos de completar tbm depois da fervura

abs
 
Amigo, coloque mais alguns detalhes da receita e do seu equipamento.

Quantos quilos de malte vai usar?

Qual a capacidade das suas panelas?

Compartilha a receita aí com a gente :)

Abraço.
 
1)Alguém pode me ajudar com as quantidades de água para fazer essa parte inicial da mostura(a 65º) e quanto de água eu devo deixar numa panela separada para fazer a lavagem?

2)Qual o momento que eu devo misturar água ao mosto no meu sistema? No final dos 90 minutos?

Agradeço desde já!!

Oi Renan,

Água inicial use em torno de 3 litros / Kg de malte, de acordo com a quantidade que vc tá usando na receita.

Depois da conversão do amido, comece a drenagem e vá adicionando agua pra lavagem. O momento de parar será quando vc coletou mosto o suficiente pra começar a fervura. Quanto é isso? depende do seu equipamento, ou seja de quanto evapora durante a sua fervura e quais são as suas perdas pra atingir o volume final. Isso se vc fizer sparge continuo. Se fizer batch sparge, dai vai drenar tudo e adicionar agua suficiente na panela, depois drenar novamente (consulte a literatura caso tenha duvidas nessas técnicas).

A evaporação vc pode testar, mas só conhecerá ao certo as particularidades do seu sistema depois que fizer algumas levas, prestando atenção e anotando. Procure medir os volumes que vão na panela, pode ser com uma régua de inox e densidades. Assim com poucos dados vc já consegue ter uma noção do perfil do seu equipamento e montar ele no beersmith. Sem saber essas coisas o seu resultado final de OG/litragem pode variar e pode acabar fora do que vc deseja, como é bem normal acontecer com quem tá começando.

Mas não se apegue em fazer muitos cálculos de antemão. O processo de quanta água adicionar se tornará muito simples depois que vc conhecer o equipamento. Um bom ponto de partida pra primeira leva é adotar os 10% de evaporação padrão dados pelo beersmith e considerar que cada Kg de grão na mosturação absorve 1 litro de água.

Abraço
 
Oi Renan,

Água inicial use em torno de 3 litros / Kg de malte, de acordo com a quantidade que vc tá usando na receita.

Depois da conversão do amido, comece a drenagem e vá adicionando agua pra lavagem. O momento de parar será quando vc coletou mosto o suficiente pra começar a fervura. Quanto é isso? depende do seu equipamento, ou seja de quanto evapora durante a sua fervura e quais são as suas perdas pra atingir o volume final. Isso se vc fizer sparge continuo. Se fizer batch sparge, dai vai drenar tudo e adicionar agua suficiente na panela, depois drenar novamente (consulte a literatura caso tenha duvidas nessas técnicas).

A evaporação vc pode testar, mas só conhecerá ao certo as particularidades do seu sistema depois que fizer algumas levas, prestando atenção e anotando. Procure medir os volumes que vão na panela, pode ser com uma régua de inox e densidades. Assim com poucos dados vc já consegue ter uma noção do perfil do seu equipamento e montar ele no beersmith. Sem saber essas coisas o seu resultado final de OG/litragem pode variar e pode acabar fora do que vc deseja, como é bem normal acontecer com quem tá começando.

Mas não se apegue em fazer muitos cálculos de antemão. O processo de quanta água adicionar se tornará muito simples depois que vc conhecer o equipamento. Um bom ponto de partida pra primeira leva é adotar os 10% de evaporação padrão dados pelo beersmith e considerar que cada Kg de grão na mosturação absorve 1 litro de água.

Abraço
Perfeito, me ajudou bastante!

Pra esclarecer, vou comprar uma panela de 32L e uma bombinha pra fazer recirculação/sparge.

Então fica: Conversão do amido(aprox 60 min) - Recirculação / Adicionar água por gravidade, acontecendo em uma única etapa - Mash out(a receita não diz pra fazer, devo seguir)? - Transferência para a panela de brassagem . Ta corrreto o que eu to pensando?
 
Amigo, coloque mais alguns detalhes da receita e do seu equipamento.

Quantos quilos de malte vai usar?

Qual a capacidade das suas panelas?

Compartilha a receita aí com a gente :)

Abraço.
Vou usar uma panela de 32L com recirculação por uma bombinha.

Vou compartilhar a receita que montei no BeerSmith(só falta ajustar a água, mas o volume antes da fervura tem que ser de 26,5L(7 galões).

São 4,9 Kg de malte, segundo o autor a receita é autêntica apesar de ser simples.
 

Attachments

  • kolsch livro.bsmx
    16.7 KB · Views: 81
Perfeito, me ajudou bastante!

Pra esclarecer, vou comprar uma panela de 32L e uma bombinha pra fazer recirculação/sparge.

Então fica: Conversão do amido(aprox 60 min) - Recirculação / Adicionar água por gravidade, acontecendo em uma única etapa - Mash out(a receita não diz pra fazer, devo seguir)? - Transferência para a panela de brassagem . Ta corrreto o que eu to pensando?

Não exatamente.... a mosturação começa na panela de brassagem.

Pode ser (eu não lembro) que no brewing classic styles a elevação de temepratura seja feita com adição de agua quente? Isso é feito quando é usado um cooler de plástico no lugar de panela, mas essa não é a função de adição de água quente que eu tava me referindo, nem que vc perguntou, que é a de lavagem.

Acho que vc está se confundindo com as etapas do processo, então sugiro fortemente pra vc pegar um livro que mostre os passos e tipos básicos de equipamento, pra vc não se perder na hora de fazer. O How to Brew tem versão em portugues, inclusive virtual free pra leitura.

Abraço
 
Não exatamente.... a mosturação começa na panela de brassagem.

Pode ser (eu não lembro) que no brewing classic styles a elevação de temepratura seja feita com adição de agua quente? Isso é feito quando é usado um cooler de plástico no lugar de panela, mas essa não é a função de adição de água quente que eu tava me referindo, nem que vc perguntou, que é a de lavagem.

Acho que vc está se confundindo com as etapas do processo, então sugiro fortemente pra vc pegar um livro que mostre os passos e tipos básicos de equipamento, pra vc não se perder na hora de fazer. O How to Brew tem versão em portugues, inclusive virtual free pra leitura.

Abraço
Transferência pra panela de fervura, isso que quis dizer :D

A única informação que ele dá sobre a adição de água é essa:

"With the low mash
temperature, you might need to lengthen the rest
time to 90 minutes to get full conversion.

Also increase the pre-boil volume as needed to allow a
90-minute boil, which helps reduce DMS in the
beer."

Vou dar mais uma lida a fundo no HTB sim!
 
Transferência pra panela de fervura, isso que quis dizer :D

A única informação que ele dá sobre a adição de água é essa:

"With the low mash
temperature, you might need to lengthen the rest
time to 90 minutes to get full conversion.

Also increase the pre-boil volume as needed to allow a
90-minute boil, which helps reduce DMS in the
beer."

Vou dar mais uma lida a fundo no HTB sim!

Sim, porque uma fervura de 90 minutos terá maior evaporação total do que uma fervura de 60 minutos. Mas isso se atinge com a lavagem.

O fórum tem ótimos tópicos fixos e informações, mas em geral elas são bastante esparsas. Isso porque o objetivo principal do fórum é desenvolver discussões acerca de tópicos específicos e não compilar informações gerais sobre técnicas e equipamentos, esse costuma ser o papel dos livros, por isso minha sugestão.

Abraço
 
Back
Top