KIT de Off Flavors, como fazer o seu.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

arturbred

Active Member
Joined
Mar 14, 2015
Messages
29
Reaction score
2
Pessoal,

Toda literatura fala dos off flavors, entretanto como nunca fiz um curso de sommelier ou coisas do tipo, tenho muitas dúvidas na hora de avaliar minhas cervejas. Uma das possibilidades para sanar este meu problema seria adquirir o kit de off flavors que é vendido na Lamas (http://loja.lamasbrewshop.com.br/kit-de-flavours-e-off-flavours-lamas.html).
O único problema é o preço, o valor do kit varia entre R$330,00 e R$750,00.
Estava navegando na internet e me deparei com o seguinte artigo: Science on Tap – Introduction to the Science of Beer Aging POSTED BY CHARLIE "COLOHOX" HOXMEIER ON MAY 7, 2015 (http://www.homebrewtalk.com/introduction-to-the-science-of-beer-aging.html).

Uma das partes que mais me interessou foi esta ideia:

"For pallet training, I recommend a simple sensory test using your favorite BMC beer. This process can dramatically improve your recognition of flavors in beer and likely make you a better homebrewer. These products can usually be found at the grocery store or LHBS:

Acetaldehyde: imitation apple flavoring (8 drops/12 oz. beer)
Diacetyl: imitation butter flavor (4 drops/12 oz.)
Acetic: vinegar (25 drops/12 oz.)
Lactic: lactic acid (20 drops/12 oz.)
Astringent: Tannin (? tsp into 1/4 cup water/6 pack) – this is a tricky one
Phenolic: chloraseptic or sore throat spray (8 drops/12 oz.)
Dimethyl sulfide: canned corn (1/4 cup strained liquid/12 oz.)
Stale: small piece of cardboard in 12 oz.
Meaty/Soy: soy sauce (5 drops/12 oz.)"

A minha dúvida é a seguinte: Será que é possível adquirir os tais compostos (do KIT do Lamas) em alguma loja de produtos químicos? Caso seja possível será que é economicamente viável (mais barato que o valor do kit Lamas)?

Se alguém já fez algo parecido ou tem outras dicas por favor me ajudem.

Obrigado.
 
Pessoal,

A minha dúvida é a seguinte: Será que é possível adquirir os tais compostos (do KIT do Lamas) em alguma loja de produtos químicos? Caso seja possível será que é economicamente viável (mais barato que o valor do kit Lamas)?

Se alguém já fez algo parecido ou tem outras dicas por favor me ajudem.

Obrigado.

Creio que não, visto que vc usará gotas, e o laboratório venderá frascos.
 
Pessoal,

Toda literatura fala dos off flavors, entretanto como nunca fiz um curso de sommelier ou coisas do tipo, tenho muitas dúvidas na hora de avaliar minhas cervejas. Uma das possibilidades para sanar este meu problema seria adquirir o kit de off flavors que é vendido na Lamas (http://loja.lamasbrewshop.com.br/kit-de-flavours-e-off-flavours-lamas.html).
O único problema é o preço, o valor do kit varia entre R$330,00 e R$750,00.
Estava navegando na internet e me deparei com o seguinte artigo: Science on Tap – Introduction to the Science of Beer Aging POSTED BY CHARLIE "COLOHOX" HOXMEIER ON MAY 7, 2015 (http://www.homebrewtalk.com/introduction-to-the-science-of-beer-aging.html).

Uma das partes que mais me interessou foi esta ideia:

"For pallet training, I recommend a simple sensory test using your favorite BMC beer. This process can dramatically improve your recognition of flavors in beer and likely make you a better homebrewer. These products can usually be found at the grocery store or LHBS:

Acetaldehyde: imitation apple flavoring (8 drops/12 oz. beer)
Diacetyl: imitation butter flavor (4 drops/12 oz.)
Acetic: vinegar (25 drops/12 oz.)
Lactic: lactic acid (20 drops/12 oz.)
Astringent: Tannin (? tsp into 1/4 cup water/6 pack) – this is a tricky one
Phenolic: chloraseptic or sore throat spray (8 drops/12 oz.)
Dimethyl sulfide: canned corn (1/4 cup strained liquid/12 oz.)
Stale: small piece of cardboard in 12 oz.
Meaty/Soy: soy sauce (5 drops/12 oz.)"

A minha dúvida é a seguinte: Será que é possível adquirir os tais compostos (do KIT do Lamas) em alguma loja de produtos químicos? Caso seja possível será que é economicamente viável (mais barato que o valor do kit Lamas)?

Se alguém já fez algo parecido ou tem outras dicas por favor me ajudem.

Obrigado.

Me interessa saber se tem como fazer de um modo "caseiro". Acompanhando.
 
O que ele está indicando é utilizar os produtos "substitutos" encontrados no mercado como vinagre, charope de maçã, acido lático, molho de soja, etc... Em uma garrafa de cerveja comum de 350ml
 
Gustavo, o artigo dele me fez pensar nesta ideia de fazer um kit ao inves de comprar o do Lamas. Nao foi meu intuito dizer que o dele eh um kit.
 
Gustavo, o artigo dele me fez pensar nesta ideia de fazer um kit ao inves de comprar o do Lamas. Nao foi meu intuito dizer que o dele eh um kit.
Ah sim, Artur. Eu que me confundi então. Quando li o post pensei que você queria fazer o experimento conforme o post do fórum americano, aí vi perguntando sobre laboratório e deu impressão que você havia entendido errado. Esquece rsrs... Abraço.
 
Quase nenhum off-flavor vai ser encontrado como um reagente químico a ser vendido em grandes quantidades.

Outra coisa é que reagentes puros não são baratos, é uma ilusão pensar que vai economizar comprando litro.

Também não tem nenhuma forma caseira de fazê-los, a não ser que vc seja químico e tenha todos os reagentes e o conhecimento de sintetizar e purificar e ainda assim não valeria a pena...

Substituir os compostos por algo semelhante na descrição de aroma só vai atrapalhar o aprendizado, tipo xarope de maçã mencionado... Acetaldeído não é parecido com xarope de maçã, ele é ruim, só lembra algo como maçã. Essa é a jogada dos off flavors, eles não são os descritores, eles lembram aquilo... os descritores servem pra vc associar uma ideia àquele composto que vc está percebendo sensorialmente. Isso é uma forma de memorizar o aroma, pra conseguir identificar ele depois.

A melhor coisa a fazer (e é muito boa mesmo) é comprar um kit de off-flavors e juntar uma galera pra fazer um estudo. Preparar um material sobre cada off-flavor, levar a coisa a sério, porque de fato não é barato.

Tem que lembrar que não é só o KIT que custa, cada off-flavor é feito pra ser diluído em 1 litro de cerveja. Então são mais 10 litros de brahma/skol/etc pra viabilizar a coisa.

Não aconselho fracionar os off-flavors pra diluir em menos cerveja. Alguns são em pó, alguns são líquidos e as quantidades são bem pequenas e feitas na medida, porque se a concentração for muito baixa, o off-flavor não vai ser percebido, mas se for muito alta ele ficará evidente demais e não vai proporcionar o desafio de identificar ele no conjunto da cerveja, o que não é ideal pro aprendizado.

Geralmente participar de um curso de off-flavors acaba sendo mais vantajoso, porque não dá todo o trabalho de juntar gente, ir atrás do kit, cerveja, material de estudo, copos, etc...

Abraço
 
Junta 10 pessoas, cada um paga 30tão e pronto, é o que todo mundo faz.
 
Vlw pelos esclarecimetos galera. Vou juntar uma galera pra viabilizar a compra do kit.
 
Quase nenhum off-flavor vai ser encontrado como um reagente químico a ser vendido em grandes quantidades.

Outra coisa é que reagentes puros não são baratos, é uma ilusão pensar que vai economizar comprando litro.

Também não tem nenhuma forma caseira de fazê-los, a não ser que vc seja químico e tenha todos os reagentes e o conhecimento de sintetizar e purificar e ainda assim não valeria a pena...

Substituir os compostos por algo semelhante na descrição de aroma só vai atrapalhar o aprendizado, tipo xarope de maçã mencionado... Acetaldeído não é parecido com xarope de maçã, ele é ruim, só lembra algo como maçã. Essa é a jogada dos off flavors, eles não são os descritores, eles lembram aquilo... os descritores servem pra vc associar uma ideia àquele composto que vc está percebendo sensorialmente. Isso é uma forma de memorizar o aroma, pra conseguir identificar ele depois.

A melhor coisa a fazer (e é muito boa mesmo) é comprar um kit de off-flavors e juntar uma galera pra fazer um estudo. Preparar um material sobre cada off-flavor, levar a coisa a sério, porque de fato não é barato.

Tem que lembrar que não é só o KIT que custa, cada off-flavor é feito pra ser diluído em 1 litro de cerveja. Então são mais 10 litros de brahma/skol/etc pra viabilizar a coisa.

Não aconselho fracionar os off-flavors pra diluir em menos cerveja. Alguns são em pó, alguns são líquidos e as quantidades são bem pequenas e feitas na medida, porque se a concentração for muito baixa, o off-flavor não vai ser percebido, mas se for muito alta ele ficará evidente demais e não vai proporcionar o desafio de identificar ele no conjunto da cerveja, o que não é ideal pro aprendizado.

Geralmente participar de um curso de off-flavors acaba sendo mais vantajoso, porque não dá todo o trabalho de juntar gente, ir atrás do kit, cerveja, material de estudo, copos, etc...

Abraço

As vezes, a nossa bagagem e a nossa necessidade de precisão (em qualquer area do conhecimento) acaba nos limitando em vez de nos ajudar. Falo por experiência própria.

Se o cara consegue subprodutos indesejáveis de fermentação em uma leva de 20 litros por falta de conhecimento e/ou erros grosseiros, porque o mesmo cara não conseguiria obter esses mesmos subprodutos se o objetivo final da fermentação fosse o famoso 'gosto de solvente', e não cerveja gostosa?

Um pouco de DME, lama de cerveja, o TIC com lampada na faixa certa do off flavour e uma caixa de isopor e algum material de apoio, e eu te garanto que é possível aprender sim o que é DMS, alcool superior, descobrir o que é um fenólico exagerado, esse tipo de coisa.

Oxidação é bem fácil de conseguir também.

Contaminação, então, nem se fala. É só não fazer nada que ela ocorre.

Pra mim, esse seria o passo inicial pra entender off flavours. Aprender a reproduzi-los. Depois disso eu pensaria em cursos e kits.
 
As vezes, a nossa bagagem e a nossa necessidade de precisão (em qualquer area do conhecimento) acaba nos limitando em vez de nos ajudar. Falo por experiência própria.

Se o cara consegue subprodutos indesejáveis de fermentação em uma leva de 20 litros por falta de conhecimento e/ou erros grosseiros, porque o mesmo cara não conseguiria obter esses mesmos subprodutos se o objetivo final da fermentação fosse o famoso 'gosto de solvente', e não cerveja gostosa?

Um pouco de DME, lama de cerveja, o TIC com lampada na faixa certa do off flavour e uma caixa de isopor e algum material de apoio, e eu te garanto que é possível aprender sim o que é DMS, alcool superior, descobrir o que é um fenólico exagerado, esse tipo de coisa.

Oxidação é bem fácil de conseguir também.

Contaminação, então, nem se fala. É só não fazer nada que ela ocorre.

Pra mim, esse seria o passo inicial pra entender off flavours. Aprender a reproduzi-los. Depois disso eu pensaria em cursos e kits.

Eu entendo a ideia, e acho interessante até, mas não concordo.

A fermentação é dinâmica demais pra prever que um erro simples vai gerar de forma previsível um off-flavor esperado.

No exemplo de fermentar quente demais, é provável sim que vai gerar alcool superior, mas vai gerar muitas coisas além disso. Muitos ésteres, por exemplo. E daí, como separar o acetato de etila, éster com aroma de solvente, do aroma de um álcool superior, que são facilmente confundidos. Acetaldeído também é possível, e ele pode adquirir um aroma de tinta acrílica/produto quimico em concentrações mais altas, já mistura também.

Aí algum desses compostos pode ter como causa outros problemas, além de fermentação quente. Esse problema pode ocorrer eventualmente na produção e o cervejeiro associa associa errado, e pode acabar buscando a causa errada do problema, se confundindo.

Ou seja, vc vai estar tentando aprender sobre algo que nem tem certeza de que esta lá, e se estiver, estará num conjunto complexo. Então fará associações sem ter certeza, o que torna um aprendizado incorreto muito possível. Na minha opinião, é mais fácil aprender algo que não se sabe, do zero, do que que corrigir um conhecimento incorreto.

Cursos de off-flavor não custam assim tão caro. É um conhecimento muito valioso que na minha opinião vale a pena investir... e não é pq dou curso de off-flavors que to falando isso, eu realmente acredito nisso. Hahahaha...
 
Back
Top