Keg --> Panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatomiani

Well-Known Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
180
Reaction score
61
Boa noite Srs.

Estou tentando transformar um keg de 50l em uma panela de fervura mas tá difícil... usei broca hss para tentar fazer o furo guia e não fez nem cocegas no maldito barril... alguém tem o segredo de como furar isso, e se depois de furado com a broca, a serra copo bimetal da conta de fazer o furo maior? Ou ter que levar o barril em algum torno para fazer isso?

Grato!
 
Renato,

Consegui fazer o furo no keg usando serra copo (Serra copo bi-metal 19mm 3/4" passo constante - sh0034) e o suporte para o serra copo...foi um pouco difícil mas deu certo.
 
Rapaz, consegui... problema era a broca que eu estava usando... fica a dica, usem broca nova e não aquela que fica guardada no fundo da caixa de ferrramentas...
Valeu!
 
Pessoal,

Estou na mesma, acabei de adquirir os barris, mas realmente o processo para retirar a tampa deve ser árduo... Alguém sabe de algo/alguém aqui em sp-capital que possa fazer isso.
 
Eu achei que seria bem difícil, mas foi tranquilo de tudo, usei uma esmerilhadeira angular, foi um disco de corte só para cortar tudo... era uma desse tipo ai (foto), não é muito caro uma de baixa potencia, uns 130 reais... ou procure alguém que tenha uma para emprestar, compensa mais que levar em algum lugar para cortar.

esmerilhadeira-angular-720wgws-7-115-professional-bosch-208920200.jpg
 
Pessoal,

Estou na mesma, acabei de adquirir os barris, mas realmente o processo para retirar a tampa deve ser árduo... Alguém sabe de algo/alguém aqui em sp-capital que possa fazer isso.

Cara, leva numa oficina que tenha torno mecânico. Demora minutos pra cortar a tampa e o acabamento fica perfeito, sem rebarbas. Acho que paguei uns 40 reais pra cortar a tampa de 3 kegs em uma tornearia da minha cidade.
 
Estou tendo o mesmo problema, hoje destrói uma serra copo, vim no fórum para perguntar exatamente isso!!!

Vou amanhã procurar uma serra copo nova, e ver se acho essa bimetal...
 
Estou tendo o mesmo problema, hoje destrói uma serra copo, vim no fórum para perguntar exatamente isso!!!

Vou amanhã procurar uma serra copo nova, e ver se acho essa bimetal...

Paguei 10 reais numa bimetal da tramontina de 3/4 (19mm), e furou como manteiga! O problema estava sendo fazer o furo guia com uma broca velha mesmo...
 
Pessoal, no caso de brocas, serras, etc, para trabalhar no inox (que é muito duro), é preciso de torque, e BAIXA rotação.

Se vocês usarem rotações muito altas fazendo as brocas esquentarem demais, já era, pode jogar a broca fora ou afiá-la (o que é BEM complexo de fazer).

Ou seja, é melhor usar furadeiras de bateria que tem modo de baixa rotação, e pressionar bastante a broca contra o metal. Se forem usar furadeiras normais de alta rotação, tentem furar em pequenos "tiros" de rotação, ou seja, aperte e solte o botão da furadeira em sequência para que a bronca não esquente demais, ou seja, ligue meio segundo (tempo de apertar e soltar o gatilho), espere 1 segundo, e repita.

Vcs vão ver que mantendo a broca fria, e aplicando torque, a coisa flui bem.

Abraço
 
Uma opção é começar com brocas finas e vai trocando e aumentando a bitola até que chegue no tamanho pra usar a serra copo.
Usar um pouco de óleo industrial (máq de costura serve) pra ajudar a manter a temperatura da broca mais baixa.
 
Já se foram 2 serras copo Bimental em 2 furos, dessa forma esses furos vão sair mais caros que o próprio KEG! rs

Estou pesquisando alguma serra copo com metal mais duro, o INOX realmente é muito duro, mto difícil, os furos guias fizemos aos poucos, subindo o tamanho da broca, mas para chegar nos 21mm e depois nos 33mm rola.. Tentamos na furadeira de bancada, mas não "entra" o KEG...

Vou tentar novamente com as novas dicas!!!

Valew Guenther e luizoliveira!
 
Já se foram 2 serras copo Bimental em 2 furos, dessa forma esses furos vão sair mais caros que o próprio KEG! rs

Estou pesquisando alguma serra copo com metal mais duro, o INOX realmente é muito duro, mto difícil, os furos guias fizemos aos poucos, subindo o tamanho da broca, mas para chegar nos 21mm e depois nos 33mm rola.. Tentamos na furadeira de bancada, mas não "entra" o KEG...

Vou tentar novamente com as novas dicas!!!

Eu abri 3 kegs pra fazer panela com esmerilhadeira (eu fiz um suporte de madeira que encaixava no sifão e a esmerilhadeira ficava presa tipo um "braço", ae foi só ir girando a engenhoca).

Para furar os Kegs eu utilizei serra copo da bosh, somente em um dos furos me empolguei e a serra copo perdeu um dente, mas continuou funcionando.

Uma boa dica é utilizar fluido refrigerante de corte, enquanto eu furava meu pai aplicava o fluido com uma motolia, foi muito eficiente.
 
Qual é o tamanho maximo das bateladas com utilização de barris de 50 L na fervura?
 
Qual o volume de mosto conseguem levas para a fervura nessas panelas de barril de 50L?
 
Albanibr, ele respondeu referente ao que sobra. Eu tenho curiosidade em saber quanto é obtido antes da fervura.
 
Para conexões no Keg/Barril o que vocês usam? Furam, colocam um extensor e depois usam uma flange, ou usam algum outro tipo? Onde encontro esses conectores, alguma dica?
 
Para conexões no Keg/Barril o que vocês usam? Furam, colocam um extensor e depois usam uma flange, ou usam algum outro tipo? Onde encontro esses conectores, alguma dica?

Isso mesmo... mas tem que comprar em loja de hidráulica, as porcas são diferentes, não pode ser as de casas de ferragem normais...
 
No ML tem!

Fure com baixa rotação, sem deixar esquentar demais a broca/serra Copo, use óleo de corte e paciência!! inox é extremamente duro e aguenta altas temperaturas, se vc forçar demais, vai acabar com as brocas e serra copo... Experiência própria...

Vai na manha sem pressa, com paciência que vai que vai....
 
Aproveitando o tópico aqui, eu vi que tem uns gringos que furam com STEP DRILL, o bom é que da pra furar diversos tamanhos

Em português é broca escalonada. Você encontra em lojas de ferramentas para indústria mecânica. No Mercado Livre também é fácil de achar.
 
Aproveitando o tópico aqui, eu vi que tem uns gringos que furam com STEP DRILL, o bom é que da pra furar diversos tamanhos.

Alguem sabe se tem pra vender aqui no Brasil, segue o link de um Step Drill pra quem não sabe o que é.

http://www.aliexpress.com/item/3pcs...el-Titanium-Coated-Step-Drill/1296838937.html

Já vi nas lojas aqui para vender... deve encontrar nas leroy merlin também...
Quando comprei a serra copo quase peguei dessa ai, mas compensava pegar 5 serra copo que uma dessas ai pelo preço...
 
Loja do Mecanico, digita no google. A loja é online e eles tem a broca escalonada.
 
Pessoal, chegou um barril de 50l que comprei pra tentar fazer uma braumeister.

Qual o diametro da resistencia que me recomendam (e qual potencia)?
Ele tem mais ou menos 38cm de diametro

acredito que a produção deve se restringir a 35l
 
Dá pra acoplar uma bomba de recirculação na saida da válvula do barril, aproveitando assim a entrada da válvula pra fazer a recirculacao bem como o tubo sifao pra fazer uma cópia da braumeister sem ter que utilizar o saco de voil, fazendo uma rosca no tubo sifao e o tampando e prendendo o tubo de malte (interno)?
 
Só pra explicar melhor... Não tenho certeza, mas creio que a braumeister, assim como a masterbier têm um orifício descentralizado por onde a água sobe. No caso do keg, daria pra aproveitar a própria válvula para fazer com que a água suba por ali? Ainda, daria pra aproveitar o tubo sifão do próprio keg para encaixar tanto o fundo falso de baixo quanto o filtro de cima, como nas máquinas citadas? Para isso, talvez tivesse que fazer uma rosca ou algum mecanismo que prendesse a barra que segura o filtro de cima.
 
Dá pra acoplar uma bomba de recirculação na saida da válvula do barril, aproveitando assim a entrada da válvula pra fazer a recirculacao bem como o tubo sifao pra fazer uma cópia da braumeister sem ter que utilizar o saco de voil, fazendo uma rosca no tubo sifao e o tampando e prendendo o tubo de malte (interno)?
 
Dá pra acoplar uma bomba de recirculação na saida da válvula do barril, aproveitando assim a entrada da válvula pra fazer a recirculacao bem como o tubo sifao pra fazer uma cópia da braumeister sem ter que utilizar o saco de voil, fazendo uma rosca no tubo sifao e o tampando e prendendo o tubo de malte (interno)?
Só pra explicar melhor... Não tenho certeza, mas creio que a braumeister, assim como a masterbier têm um orifício descentralizado por onde a água sobe. No caso do keg, daria pra aproveitar a própria válvula para fazer com que a água suba por ali? Ainda, daria pra aproveitar o tubo sifão do próprio keg para encaixar tanto o fundo falso de baixo quanto o filtro de cima, como nas máquinas citadas? Para isso, talvez tivesse que fazer uma rosca ou algum mecanismo que prendesse a barra que segura o filtro de cima.
jcmarana está online
 
Back
Top