Jabuticaba

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Sei que tem pelo menos outros dois tópicos que citam jabuticaba mas minha dúvida é mais específica e básica, não vou utilizar brett nem fazer sour nem nada, quero saber o seguinte:
1) Posso jogar a jabuticaba inteira direto na fervura sem amassar nem nada?
2) Li em outro forum que podem ser extraídos taninos dessa forma, isso procede?
3) Em que momento da fervura adiciono a jabuticaba?
4) Qual a quantidade para conseguir obter o gosto da fruta na cerveja?
 
A respeito da tua pergunta 2, estive vendo um documentario sobre a produção da vivre pour vivre da Falke bier que tem uma adição de jabuticaba na maturação, e eles acabaram descartando 60% do lote até perceberem que não havia mais tanto tanino na cerveja, ja que o bagaço se depositou no fundo. Segundo o próprio cerevejeiro os primeiros "porcentos" eram intragaveis.
 
A respeito da tua pergunta 2, estive vendo um documentario sobre a produção da vivre pour vivre da Falke bier que leva jabuticaba, e eles acabaram descartando 60% do lote até perceberem que não havia mais tanto tanino na cerveja, ja que o bagaço se depositou no fundo. Segundo o próprio cerevejeiro os primeiros "porcentos" eram intragaveis.
Andreguetti, não sei se entendi bem seu relato, a concentração de Tanino era alta durante a fervura ou utilizaram jabuticaba no dry hopping e, com isso, ela se depositou no fundo concentrando os taninos?
 
Arrumei a descrição Cleber, essa adição de jabuticaba foi feita depois de a cerveja ser contaminada acidentalmente por bactérias láticas, e acabou virando uma sour. Acredito que a jabuticaba foi colocada durante uma segunda ferementação
 
Arrumei a descrição Cleber, essa adição de jabuticaba foi feita depois de a cerveja ser contaminada acidentalmente por bactérias láticas, e acabou virando uma sour. Acredito que a jabuticaba foi colocada durante uma segunda ferementação
Ah entendi, eu já tive problema parecido quando deixei o mosto pra ferver no dia seguinte, mas não perdi nada só ficou diferente, eu relato isso em outro tópico.
Eu gostaria de saber a experiência de algum membro aqui do grupo com Jabuticaba, no tópico http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404483 alguém relata que usou na fervura mas eu gostaria de saber mais detalhes do procedimento e se ele funciona pois acho mais fácil jogar as frutas diretamente na fervura sem antes ter que processar para extrair o suco.
Valeu.
 
Bom, dando um retorno aqui eu fiz a experiência de colocar as Jabuticabas durante a fervura, deixei uns 40 minutos antes do término. Retirei ontem da fermentação, só pra constar utilizei o fermento Belle Saison. Está começando a maturar mas já carbonatei na Pet uma amostra e já tomei. Posso dizer que ficou boa, sinto um gostinho amargo que acredito ser de taninos talvez não devia ter deixado ferver muito tempo mas como não está maturada não dá pra dar o veredito. Usei 2 Kg de jabuticaba para 40 litros finais de cerveja. Não dá pra dizer que a pessoa sente o gosto de jabuticaba ao beber mas ficou um gosto frutado excelente com notas que lembram a uva ou o vinho. A graduação alcoólica ficou em 6,5%. Embora ainda a cerveja não esteja pronta eu gostei, vou fazer mais aproveitando a época da fruta que consegui através de uma amiga.
 
Isso mesmo, Galhardo, joguei as frutas inteiras na fervura.

Pô, quando eu era moleque e morava em Minas Gerais, tínhamos uma jaboticabeira gigaaante no quintal de casa e meus pais faziam licor de jaboticaba so usando as cascas + alcool de cereais, ficava maravilhoso, com um gosto bem marcante de jaboticaba, tava aqui pensando que talvez seria interessante fazer experiências com algo do tipo.
 
Pô, quando eu era moleque e morava em Minas Gerais, tínhamos uma jaboticabeira gigaaante no quintal de casa e meus pais faziam licor de jaboticaba so usando as cascas + alcool de cereais, ficava maravilhoso, com um gosto bem marcante de jaboticaba, tava aqui pensando que talvez seria interessante fazer experiências com algo do tipo.
Pois então, é o que estou tentando fazer. Na minha infância também jabuticaba era muito farta, mesmo morando na cidade a gente criava galinha, plantava mandioca e tinha pé de jabuticaba, tudo isso num terreno de uns 12mx30m rsrs. Fora isso no interior a Jabuticaba era meio que praga, hoje em dia até acho por aí mas ninguém tá jogando fora não rsrs.
Mas as experiências temos que fazer sim, vimos o pessoal fazendo geleia, licor, etc.. tá na hora de evoluirmos pra cerveja!
 
Jabuticaba, bom de mais sô! Então to com 2 pés floridos esperando esses deliciosos frutinhos amadurecerem.
Tb to com vontade de fazer uma experiência com elas. Mas jogaria as jabuticabas sem cascas na fervura. Pois os taninos estão nas cascas. E fermentaria 100%
bretts. Talvez deixaria o mosto azedando um dia tb com jabuticabas sem cascas, para só ferver no outro dia.
Vou fazer essa experiência e depois postos os resultados.
 
Ah, usuária só malte pilsen para ficar bem clarinha. A como a jabuticaba tem muito açúcares deve contribuir bem para aumentar a OG. Buscaria uma OG en torno de 1065 a 1070. Se o malte + jabuticaba não conseguirem atingir esse OG corrigiria com açúcar.
A intenção é de obter uma bebida "fina" para se tomar em taça de espumante.
As muié iriam pirá, hehe!
 
Então pessoal. Tenho dúvidas mas quero fazer uma weiss com jabuticaba.

Colocar na fervura não extrai os temidos taninos da casca? Colocar somente na maturação, frutos inteiros, só as cascas ou o suco?
E a duvida mestre: QUE QUANTIDADE COLOCAR?

Aos amigos que já fizeram uma com a pretinha, poderiam compartilhar a experiencia?

grato
 
Então pessoal. Tenho dúvidas mas quero fazer uma weiss com jabuticaba.

Colocar na fervura não extrai os temidos taninos da casca? Colocar somente na maturação, frutos inteiros, só as cascas ou o suco?
E a duvida mestre: QUE QUANTIDADE COLOCAR?

Aos amigos que já fizeram uma com a pretinha, poderiam compartilhar a experiencia?

grato
A que eu fiz estou tomando agora. Depois de maturada sumiu bastante o gosto amargo. Utilizei 2 Kg de Jabuticaba para uma leva de 40 litros jogando direto elas inteiras na fervura, deixei uns 40 minutos, talvez se deixar menos, uns 10 minutos, possa deixar menos taninos. Ficou com 6,5% de álcool, acho que a quantidade de Jabuticaba também poderia ser maior.
 
Last edited:
É bom congelar frutas a tes, para quebrar as "paredes" das células. Assim deixa mais açucar disponivel para a fermentação.
 
Back
Top