Irish Red Ale com baixa atenuação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rszbraga

Member
Joined
Apr 25, 2016
Messages
24
Reaction score
0
Boa tarde!
Não sei o que está ocorrendo com esta leva, pois decorridos 4 dias da fermentação a atenuação parou em 1035 com uma OG 1055. Usei a levedura S-04 com a receita descrita BS. Gostaria da ajuda dos nobres amigos !

e0c1c6ddb4c1ee5b2f0e4d18f14d152d.jpg
 
Show de bola caro robertocaruso! Mais esclarecedor impossível! E agora, o que fazer para não perder a leva?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Outros com mais experiência podem corroborar ou refutar isso, mas eu acredito que underpitching nessa proporção aí é mais provável gerar off flavors e alto lag time do que baixa atenuação, não? Mas as bichinhas são imprevisíveis, nunca se sabe, né.

http://www.homebrewtalk.com/wiki/index.php/Underpitching

Lembrando que um sachê para OG < 1.060 ainda é MUITO usado, embora seja abaixo do ideal.

Tem até uma calculadora "assinada" pelo Jamil Zainasheff que indica 12g para 20L com OG 1.060.

Tem muita discussão como essa na HBT americana.

Basicamente, citam a calculadora do Brewer's Friend mas sem levá-la muito ao pé da letra para OGs mais baixas.

Enfim, a FG parou mesmo? Como você concluiu isso, fez mais de uma medição nesses 4 dias?

Ontem foi o quarto dia, hoje você mediu novamente? Eu esperaria dois dias desde a última medição para fazer mais uma.
 
O que pode fazer é subir a temperatura 1°C por dia até 21°C ou 23°C e ver como a atenuação se comporta, ela pode estar lenta e não parada.

Se tens um outro fermentador, pode passar a cerveja para ele sem carregar o levedo que está no fundo e hidratar e inocular a quantidade de levedo, mas o risco de contaminação é alto.

Não esquece de fazer a fermentação secundária, onde é eliminada uma parte dos off-flavors.

Dá uma boa olhada nos tópicos fixos do fórum, tem muitas dicas para evitar problemas antes que eles aconteçam.
 
Sua levedura foi hidratada?
está fermentando a que temperatura?
Eu compraria mais um pacote, hidrataria e faria a inoculação, aerando bem o conteúdo que jé está la.:mug:

Show de bola caro robertocaruso! Mais esclarecedor impossível! E agora, o que fazer para não perder a leva?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vou falar da experiência que tive recentemente, quem sabe somado a outras informações pode servir. Minhas cervejas são sempre de OG alto, e volta e meia tinha problemas com atenuação... e colocar mais fermento nunca resolveu, agitar um pouco o fermentador ajudava um pouquinho. Até que resolvi trocar o termômetro... BINGO! Era erro na leitura de brassagem, hoje recirculo bem e meço com muita atenção e sempre um único envelope para 20L é bem suficiente. Minha última IPA: OG 1072 FG 1010 com 1 envelope de US05.
 
No dia 13/08 fiz uma Belgian Blond Ale com OG-1050. Decorridos 10 dias de fermentação primária a 18 graus e 7 dias de secundaria a 10 graus a leva atenuou para 1025. Seguindo sugestões do fórum agitei o Fermentador e aumentei a temperatura para 20 graus, conseguindo com isto atenuar para 1020 e assim permaneceu por mais de 3 dias. Resolvi então seguir para maturação e neste final semana irei envasar. Não atingirei o FG desejado. Para a Belgian Blond Ale utilizei o M-27
O mesmo fenômeno ocorreu com outra Belgian Blond Ale realizada no dia 17/08, com OG-1055 e decorridos o prazo que acima relatei atenuou para 1025. De forma idêntica, agitei o Fermentador aumentando a temperatura até chegar a 23 graus, conseguindo atingir 1020 e assim estacionar.
O processo de todas minhas brassagens seguem o mesmo método com OG sempre variando entre 1050 e 1055.
Finalizando em todas as levas hidratei 1 pacote de fermento com 110 ml do mosto, para uma brassagem de 20 litros.
No momento, como uma das alternativas apresentada, aumentarei a temperatura do Fermentador até chegar a 23 graus.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Agora a pouco fiz a medição e atenuou para 1030, continuando no Fermentador entre 18 e 19 graus.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top