IPA sem gás

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

orube

Well-Known Member
Joined
Aug 29, 2016
Messages
64
Reaction score
4
Galera, boa tarde.

Li diversos posts a respeito mas não encontrei a resposta...

Fiz uma IPA... 7 dias após engarrafar nada de gás.

Devo esperar mais ou tem algo q deva fazer?

Vi gente falando de dar uma chacoalhada nas garrafas...

Moro na Bahia... Temperaturas entre 23 e 30 graus...

As outras levas (apa, Weiss, Red ale...) refermentei na garrafa em temperatura ambiente e em 7 dias já estavam muito boas.

Abraço
Danillo
 
Se você não fez nada que possa ter matado o fermento.... provavelmente as garrafas estão vazando, não?
 
Se você não fez nada que possa ter matado o fermento.... provavelmente as garrafas estão vazando, não?
Valeu Guenther.

Acho q matar o fermento não. Fiquei em dúvida por conta das altas temperaturas q costumam fazer aqui, mas acho q n seria suficiente para isso.

As garrafas estão com leve depósito no fundo tb.

Com relação a vazamento das garrafas, existe alguma forma simples de verificar isso?

Como abri somente uma p experimentar será q acertei uma com vazamento?

Abraço
Danillo
 
Você tem alguma garrafa com manômetro?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Galera, boa tarde.

Li diversos posts a respeito mas não encontrei a resposta...

Fiz uma IPA... 7 dias após engarrafar nada de gás.

Devo esperar mais ou tem algo q deva fazer?

Vi gente falando de dar uma chacoalhada nas garrafas...

Moro na Bahia... Temperaturas entre 23 e 30 graus...

As outras levas (apa, Weiss, Red ale...) refermentei na garrafa em temperatura ambiente e em 7 dias já estavam muito boas.

Abraço
Danillo

Usou quantos gramas de açúcar por litro???

Como fez o priming? Resfriou e homogenizou com a cerveja de que forma?
 
Usou quantos gramas de açúcar por litro???

Como fez o priming? Resfriou e homogenizou com a cerveja de que forma?
Açúcar invertido. 7g/l
Transferir p outro balde e misturei a solução...

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Açúcar invertido. 7g/l
Transferir p outro balde e misturei a solução...

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

7g/l e misturado em outro balde é exatamente como eu faço, e elas ficam bem carbonatadas.
Com 7 dias, as minhas ainda não estão boas, pois o CO2 ainda não incorporou bem na cerveja. Mas é notório que tem gás sim!
Seu exemplar estava TOTALMENTE sem gás (não fez nem um "tsss") ou apenas com pouco gás?
 
7g/l e misturado em outro balde é exatamente como eu faço, e elas ficam bem carbonatadas.
Com 7 dias, as minhas ainda não estão boas, pois o CO2 ainda não incorporou bem na cerveja. Mas é notório que tem gás sim!
Seu exemplar estava TOTALMENTE sem gás (não fez nem um "tsss") ou apenas com pouco gás?
Rpzzz... P não dizer q fez um "tsss..." na verdade foi só um "s"

Talvez abrindo uma garrafa de água mineral faça mais barulho. Rsrs

Joguei a cerveja do alto no copo e só fez bolhas por causa do impacto mesmo.

Não quis abrir outra garrafa ainda. Fiz o teste ontem.
Talvez seja melhor esperar mais uma semana e ver no q da.

Tenho um isopor grande aqui. Será q seria interessante usá-lo com uma garrafa Pet com água congelada durante refermentação na garrafa p amenizar as altas temperaturas que fazem aqui?

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
caramba com 7g de açucar por litro , 7 dias de envasada temperatura alta 23 a 30 graus .. não deu co2? será que por um azar justo a garrafa que tú abriu não estava mau vedada ?
 
caramba com 7g de açucar por litro , 7 dias de envasada temperatura alta 23 a 30 graus .. não deu co2? será que por um azar justo a garrafa que tú abriu não estava mau vedada ?
Paulo, tô torcendo por isso!

Já havia feito outras levas nesse mesmo esquema e nunca tive esse problema.

Acho q vou escolher outra hoje

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Paulo, tô torcendo por isso!

Já havia feito outras levas nesse mesmo esquema e nunca tive esse problema.

Acho q vou escolher outra hoje

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Eu faço clarificação com gelatina e as minhas levas só ficam carbonatadas após 15 dias...Abro somente após 20 dias...
 
Eu faço clarificação com gelatina e as minhas levas só ficam carbonatadas após 15 dias...Abro somente após 20 dias...
Eu havia lido sobre essa maior demora quando usa gelatina. Mas nem usei...

Vou ver se abro uma hoje e se não foi azar de pegar a errada, aguardo mais uns 15 dias p ver o próximo passo.

Inclusive achei q estava tudo indo normal... A cerveja na garrafa teve até uma boa clarificação..

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Eu havia lido sobre essa maior demora quando usa gelatina. Mas nem usei...

Vou ver se abro uma hoje e se não foi azar de pegar a errada, aguardo mais uns 15 dias p ver o próximo passo.

Inclusive achei q estava tudo indo normal... A cerveja na garrafa teve até uma boa clarificação..

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Comigo já aconteceu falta de homogenização.
Coloquei a cerveja a 0C em cima do priming quente ainda...Cristalizou, não mexi direito e umas ficaram supercarbonatadas, outras com pouco gás...

O que faço agora é pela torneira do tanque ir adicionando cerveja aos poucos na panela do priming até que a temperatura homogenize e então misturo o priming todo no balde...

Ao longo do envase dou mais algumas mexidas, pois a tendência é que o açúcar vá se decantando. Problema resolvido
 
Comigo já aconteceu falta de homogenização.
Coloquei a cerveja a 0C em cima do priming quente ainda...Cristalizou, não mexi direito e umas ficaram supercarbonatadas, outras com pouco gás...

O que faço agora é pela torneira do tanque ir adicionando cerveja aos poucos na panela do priming até que a temperatura homogenize e então misturo o priming todo no balde...

Ao longo do envase dou mais algumas mexidas, pois a tendência é que o açúcar vá se decantando. Problema resolvido
Faço exatamente isso depois q vi um vídeo do Daniel do Concerveja...

O jeito é abrir outra cerveja mesmo.

Caso esteja escapando, devo colocar mais açúcar e fechar novamente?
 
Voce pode verificar vazamento vendo se bolhas de CO2 estao subindo, mas isso costuma formar uma leve espuma em cima (Garrafas transparentes sao boas para isso).

Outra forma seria vedar um balão ou algo do tipo em volta de uma tampa da garrafa e verificar se ele "infla".
 
As minhas IPA's antes de 10 dias nem abro mais... tinha costume de testar com 7 dias e nunca estavam boas...

Gostei da dica do balão pra detectar vazamento na tampa...

Bem... tomara que tenha sido somente falta de carbonatação devido ao pouco tempo (7 dias).

Sorte ai parceiro!
 
As minhas IPA's antes de 10 dias nem abro mais... tinha costume de testar com 7 dias e nunca estavam boas...

Gostei da dica do balão pra detectar vazamento na tampa...

Bem... tomara que tenha sido somente falta de carbonatação devido ao pouco tempo (7 dias).

Sorte ai parceiro!
Valeu

Mas estava bem estranha mesmo... Nem um sinal de bolha. Quase joguei no copo a um metro de altura e deu trabalho fazer bolha! Nem era espuma. Rsrs

Tô na expectativa/torcida de ter pego uma com vazamento....

Abraço

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
É galera... Acho q escolhi a que estava vazando mesmo....

IPA tá toda boa! Espuma ótima!

87f6c9edeaa8a8940790d3188845c898.jpg


Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
É galera... Acho q escolhi a que estava vazando mesmo....

IPA tá toda boa! Espuma ótima!

87f6c9edeaa8a8940790d3188845c898.jpg


Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
Excelente notícia! Rsrsrsrs

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Boa notícia. Em inglesas, uso 6g/L, já que tendem a ser mais flat


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Nas minhas levas eu só abro a 1ª garrafa após 15 dias, e antes disso tento chacolhar as garrafas pelo menos uma vez por semana. Então por mim, sempre espero 30 dias antes de abrir qualquer garrafa, pq só assim tenho certeza que carbonatou legal e o gosto melhora consideravelmente após este tempo. Demora mas pelo menos dá resultado.
 
Nas minhas levas eu só abro a 1ª garrafa após 15 dias, e antes disso tento chacolhar as garrafas pelo menos uma vez por semana. Então por mim, sempre espero 30 dias antes de abrir qualquer garrafa, pq só assim tenho certeza que carbonatou legal e o gosto melhora consideravelmente após este tempo. Demora mas pelo menos dá resultado.

Amigo, o tempo é normalmente esse para arredondar e carbonatar as minhas Ales...de 15 a 20 dias...

Só não chacoalhe as brejas, pois além de causar oxidação, você irá acabar com o processo de 15 dias de decantação, deixando-a turva novamente...

Para que o CO² seja absorvido pela cerveja, é só deixar na geladeira por uns 2 dias antes de beber...não tem necessidade de chacoalhar ;)
 
Back
Top