Intervalo de temperatura(Inércia) - Controle com TIC17 - É um problema ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Roger2

Active Member
Joined
Jan 11, 2017
Messages
28
Reaction score
6
Galera,

Estou com uma dúvida sobre a inércia de temperatura da minha geladeira...

Fermentando uma APA...

Controlador (TIC17) configurado para temperatura 15,3 C com o sensor dentro do poço térmico

Histerese configurada a 0,1 C

A geladeira DESLIGA quando chega nos 15,2 C mas a sua inércia de temperatura faz a cerveja chegar a 14,9 C

A geladeira LIGA quando chega nos 15,4 C mas a sua inércia de temperatura faz a cerveja chegar a 15,5 C

A minha dúvida é... Esse 'range' de diferença entre as temperaturas (0,6 C) é prejudicial para uma boa fermentação ?

Ja agradeço a atenção, cervejeiros!

Keep Zappa... Keeping brewing ! :mug:
 
Last edited:
Bom Dia Roger!

Também tenho esse problema/dúvida, o interessante é que quando eu não usava poço termométrico, e só colava o sensor no meio do fermentador com fita isolante, isopor,espuma...etc., a variação era menor.

Vamos aguardar uma opinião dos mais experientes...
 
Não entendi, sua temperatura alvo é 15,3 certo? Se está com 0,1°C de histerese, quando chegar a 15,4 irá se ligar e se desligar novamente a 15,3... mas por demorar a gelar ela chega ainda 15,5 antes de começar a gelar? A entrada do poço térmico tá isolada também?

Não tem como aumentar a potencia da sua geladeira internamente? Rapidamente ela gelava o ambiente e a medição era mais rápida, desligando o motor em seguida. Cada geladeira tem esse tempo de otimização, que tens que ir testando. Comigo funcionou assim, no inicio tinha esse problema também.. outra coisa é evitar ficar abrindo e fechando a geladeira, deixa lá e abandona
abraços
 
Não entendi, sua temperatura alvo é 15,3 certo? Se está com 0,1°C de histerese, quando chegar a 15,4 irá se ligar e se desligar novamente a 15,3... mas por demorar a gelar ela chega ainda 15,5 antes de começar a gelar? A entrada do poço térmico tá isolada também?

Não tem como aumentar a potencia da sua geladeira internamente? Rapidamente ela gelava o ambiente e a medição era mais rápida, desligando o motor em seguida. Cada geladeira tem esse tempo de otimização, que tens que ir testando. Comigo funcionou assim, no inicio tinha esse problema também.. outra coisa é evitar ficar abrindo e fechando a geladeira, deixa lá e abandona
abraços

Oi Rodrigo... Suave?

Então... é bem por aí mesmo.... Seto em 15,3.... quando chega nos 15,4 LIGA a geladeira mas até gelar a cerveja, chega a temperatura de 15,5....

Quando a temperatura chega em 15,2 a geladeira DESLIGA mas a cerveja chega a ir até 15,0....

Então a minha fermentação ficou sempre entre 15 e 15,5 graus... Isso pode ser um problema ??? Isso que não sei...

o poço térmico não está selado, está com o fio do sensor dentro mas não está selada na entrada (na tampa do balde). Devo selar com fita isolante a entrada do poço térmico ????

Minha geladeira é nova e está com gelo maximo, frio máximo.

Agradeço a atenção...

Keep Zappa.. Keep Brewing ! :mug:
 
Fica frio!
Nesta variação nenhum paladar apuradíssimo poderá identificar qualquer "problema" na fermentação.
Foca no resto do processo e tudo certo. Boas cervejas virão!
 
Oi Rodrigo... Suave?

Então... é bem por aí mesmo.... Seto em 15,3.... quando chega nos 15,4 LIGA a geladeira mas até gelar a cerveja, chega a temperatura de 15,5....

Quando a temperatura chega em 15,2 a geladeira DESLIGA mas a cerveja chega a ir até 15,0....

Então a minha fermentação ficou sempre entre 15 e 15,5 graus... Isso pode ser um problema ??? Isso que não sei...

o poço térmico não está selado, está com o fio do sensor dentro mas não está selada na entrada (na tampa do balde). Devo selar com fita isolante a entrada do poço térmico ????

Minha geladeira é nova e está com gelo maximo, frio máximo.

Agradeço a atenção...

Keep Zappa.. Keep Brewing ! :mug:

Variação de temperatura não é recomendado pelo estresse que gera pra levedura.. ela é sensível a essas variações.. agora, o que isso pode trazer de off-flavor é sempre relativo.. muito provavel que nao perceba.. cervejas mais delicadas pode ser mais perceptível

É bom colocar algo para n entrar o ar da geladeira alí na entrada do poço térmico

talvez se você colocar o balde no fundo da geladeira diminua essa variação um pouco, o ar frio vai se manter mais abaixo e constante. Sete ela para metade da potencia e vê como se comporta na próxima vez
 
Variação de temperatura não é recomendado pelo estresse que gera pra levedura.. ela é sensível a essas variações.. agora, o que isso pode trazer de off-flavor é sempre relativo.. muito provavel que nao perceba.. cervejas mais delicadas pode ser mais perceptível

É bom colocar algo para n entrar o ar da geladeira alí na entrada do poço térmico

talvez se você colocar o balde no fundo da geladeira diminua essa variação um pouco, o ar frio vai se manter mais abaixo e constante. Sete ela para metade da potencia e vê como se comporta na próxima vez

Show !!! Valeu galera !!!

Vou colocar um fita isolante 'tapando' a entrada do poço termométrico e setar para potência média a geladeira.

Valeu !!! Depois posto fotos de tudo !!! (se eu conseguir...rsssss)
 

Latest posts

Back
Top