Interromper a fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
329
Reaction score
59
Dúvida:

Se a densidade na fermentação atingir a densidade final esperada posso interromper a fermentação mesmo que a densidade continue a cair se deixar por mais alguns dias? Posso passar para maturação (retirando a lama de fermento) ou vou ter problemas com o primming depois?
 
se ainda tiver açúcar fermentável no mosto, ele fermentará quando tu engarrafar...
Assim, fica difícil de calcular o quanto tu vai acrescentar de fermentáveis na hora de fazer primming...
Cara, deixa fermentar até parar de atenuar... quando efetivamente parar de atenuar, segue pra próxima etapa...

Se tu antecipar a purga do fermento, baixando a temperatura, tu estará produzindo potenciais "bombas de ceva", o que não acho que seja tua intenção...:drunk:
 
Cara, é algo que eu costumo recomendar...... procure não corrigir cervejas prontas. Isso não é certo, nem errado.... é só uma recomendação.

Deixa cerveja como ela ficou, analise, pense, reflita, e CORRIJA sua técnica para que na próxima leva ela não fique além ou aquém do que tu queria. Se fizer isso, vais estar aprendendo muito.

Se ficar corrigindo a cerveja depois de pronta, acredite, tu podes te viciar nisso e ficar desleixado para as técnicas..... e sempre vai estar corrigindo as coisas, como alguns amigos meus. Tem amigos meus por exemplo que, independente da temperatura inicial da mosturação, sempre aquecem a água até 70, misturam o malte, e depois medem pra ver "como ficou".... e aí começam a corrigir a temperatura para que fique onde queriam. Isso é um clássico exemplo de alguém viciado em "correções".

Pense que, deixando a cerveja do jeito que ficou, você tem um ótimo exemplo de algo a corrigir.

Se você corrigir, você não vai ter exemplo nem de sucesso por ser um "falso-positivo" (porque ela não ficou assim de verdade), nem de algo a corrigir (que vc não pode mais provar ela do jeito real e aprender com isso).

Abraço,
 
Back
Top