Intensidade Fervura Vs Amargor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Joined
Jun 25, 2014
Messages
631
Reaction score
128
Alguém teria alguma referência que informa qual a relação da intensidade da fervura em relação ao amargor retirado do lúpulo? Sabemos que quanto mais tempo na fervura mais há a extração, as quanto à intensidade da fervura?

Uma fervura mais branda extrairá menos?

Gabriel.
 
Creio que contando que ferva, não deve ter muita diferença entre uma fervura intensa ou branda na extração dos óleos essenciais do lúpulo. A vantagem da fervura mais intensa é expulsar compostos indesejados, como o DMS, além de aumentar a FG e a cor.

De qualquer forma, melhor esperar alguém com mais experiência pra opinar, mas acho que seja isso mesmo.

Abraços!
 
Sendo bem sucinto, os alfa-ácidos do lúpulo (principal substância que dá o amargor) não é solúvel em água.

Para isso, é necessário isomerizar esses alfa-ácidos de forma que eles se tornem mais solúveis.

A temperatura alta faz com que eles se convertam em iso-alfa-ácidos, que são um pouco mais solúveis na água, portanto, solubilizando na cerveja.

A fervura mais intensa acelerará um pouco a isomerização, mas no final das contas essa aceleração não mudará o resultado final de depois da 1 hora ou mais de fervura, independente de sua intensidade.

Já como o Dryfon falou, a fervura intensa é necessária para volatilizar diversos compostos indesejáveis da cerveja, tal como o DMS.
 
Valeu pelos esclarecimentos. Eu perguntei isto, pois depois que mudei de fogareiro, um mais potente, tive a impressão de ter deixado minha cerveja mais amarga. Mas acredito que isso tenha acontecido devido o menor volume final que obtive. A receita era pra 20L, mas como ainda não tinha os dados da evaporação para esse novo fogareiro no final rendeu apenas 15L, a fervura foi muito intensa.

Mais uma vez agradeço as informações.
 
Com certeza foi isso! mesma quantidade de lupulo em menos cerveja!

é como a mesma quantidade de sal pra menos agua, vai deixar mais salgada! rsrs
 
Back
Top