Inoculando mais fermento para priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mario

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
74
Reaction score
6
Caros, em algumas das minhas brassagens deixo a cerveja bastante tempo no fermentador, antes de engarrafar, com temperatura controlada, por motivo de viagem.

Disso decorre que as vezes minha carbonatação, após priming na garrafa com high-maltose, não fica tão boa quanto gostaria.

Ela ocorre, porém não tanto quanto minha expectativa. Estou pensando em re-inocular fermento na garrafa quando essa situação se repetir.

Qual a experiência de vocês com isso? Alguém tem dicas de pitching rate?
 
Quanto tempo que você deixa a cerveja no fermentador?

Se forem longos períodos, realmente pode acontecer de a maior parte do fermento decantar e você levar pouca quantidade para as garrafas. Daí você tem duas saídas, ou espera um tempo maior com a cerveja na garrafa pq aos poucos ela deve carbonatar, ou, como você disse, pode acrescentar mais um pouco de fermento junto com o primming.

Em relação a quantidade, vou procurar aqui mas me lembro de ter lido algo como 1g para cada 10L, coisa bem pouca mesmo. Aguardo a ajuda dos colegas aí ou qd achar aqui eu posto, abraços

dica: lembro de terem falado para usar fermentos mais neutros nesse caso e que possuem boa tolerância ao alcool, tipo um Us-05
 
Achei no livro Yeast, eles falam que o necessário é 1 milhão de células por mililitro de cerveja (só fazer as contas), e que isso é 10 a 20 vezes menos do que usamos para a fermentação.

A observação deles é que se for uma cerveja de densidade muito alta, pode-se aumentar essa quantidade para até 5 milhoes de células por mililitro de cerveja.
 
Valeu @motammg! Vou tentar com esse pitch rate. Andei tendo problemas pois além de bastante tempo na fermentação secundária, eu faço um cold crash bem rápido e bom (tenho um freezer potente) e com bastante gelatina, gerando cerveja bem límpida, mas com pouco fermento indo pra garrafa...
 
Cara, primeiro, faz simplesmente o seguinte.... para de usar High Maltose, e usa em torno de 6g de açúcar normal, e então avalia.

Adicionar mais fermento só é necessário em casos extremos, e outra..... mais ou menos fermento não influi em quanto de gás vai gerar, e sim a quantidade de açúcar.

Abraço,
 
Beleza @Guenther, vou fazer isso! Valeu pela dica!

Já tenho usado açúcar, com freqüência, em substituição à high maltose.
Vejo na literatura o pessoal falando que a high maltose teria mais neutralidade e menos possibilidade de alteração no perfil da cerveja.
Mas poderias discorrer um pouco mais sobre a high maltose e tua opinião sobre ela?

Abraço,
 
Beleza @Guenther, vou fazer isso! Valeu pela dica!

Já tenho usado açúcar, com freqüência, em substituição à high maltose.
Vejo na literatura o pessoal falando que a high maltose teria mais neutralidade e menos possibilidade de alteração no perfil da cerveja.
Mas poderias discorrer um pouco mais sobre a high maltose e tua opinião sobre ela?

Abraço,

Minha opinião é simples.... tem que usar maior quantidade, e demora mais que açúcar normal.

Depois de 2 levas que usei (minhas duas primeiras), nunca mais, pois só vi desvantagens.

Abraço,
 
Back
Top