Iniciante - Primeira cerveja - American Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndreTenorio

Member
Joined
Dec 13, 2015
Messages
19
Reaction score
2
Boa noite,

Pessoal,

Fiz minha primeira brassagem Domingo passado (06/12/2015) e segui a risca a receita que encontrei da galileu que esta nesta imagem:

270_cerveja_08_gd.jpg


e neste link http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2014/01/faca-sua-cerveja.html

Hoje completou o sétimo dia de fermentação(mantive entre 18 a 20 graus o airlock parou de borbulhar na sexta. E seguindo o passo a passo da revista coloquei o balde para maturar na geladeira e também aproveitei para experimentar, ai surgiu a duvida, o gosto esta muito ruim, muito amargo e com gosto de alcool. Queria saber se isto é normal?
Ainda vou deixar mais 7 dias na geladeira e mais 10 dias na garrafa depois do priming.

Obrigado
 
a cerveja vai mudar bastante ainda com a maturação!
no final vai ficar bacana, relaxa e espera...
 
André, uma coisa importante a melhorar no seu processo é o passo 9. Fermentar em temperatura ambiente pode gerar muitos off-flavors difíceis de eliminar na maturação. Na próxima breja, tente controlar a temperatura de fermentação pelo menos nos primeiros 4 ou 5 dias. Depois deixe subir naturalmente mais uns 4 ou 5 dias antes de colocar pra maturar. Melhora muito o sabor.
 
André, uma coisa importante a melhorar no seu processo é o passo 9. Fermentar em temperatura ambiente pode gerar muitos off-flavors difíceis de eliminar na maturação. Na próxima breja, tente controlar a temperatura de fermentação pelo menos nos primeiros 4 ou 5 dias. Depois deixe subir naturalmente mais uns 4 ou 5 dias antes de colocar pra maturar. Melhora muito o sabor.
Felipe muito obrigado pela resposta. Essa parte do passo eu dei uma mudada eu fermentei entre 18 e 20 graus(em uma gambiarra de isopor que eu fiz) . Você acha que o gosto que eu senti(amargo e alcool) quando experimentei antes de maturar vai melhorar com a maturação e depois engarrafar? Fiquei preocupado por que o gosto ficou muito ruim ( ao contrário do cheiro que ficou muito bom)
 
@AndreTenorio,
como foi toda a fermentação ?
Esperou terminar a primária e fez a secundária?
A que temperatura e quanto tempo durou a secundária?

Recomendo a leitura dos tópicos fixos de Fermentação, tem uma aula do Guenther lá sobre suas dúvidas....

Abraços
 
@AndreTenorio,
como foi toda a fermentação ?
Esperou terminar a primária e fez a secundária?
A que temperatura e quanto tempo durou a secundária?

Recomendo a leitura dos tópicos fixos de Fermentação, tem uma aula do Guenther lá sobre suas dúvidas....

Abraços
Luis, por falta de experiência fiz como a receita da galileu falou exceto a parte de deixar fermentar em temperatura ambiente por que moro no Rio e aqui é muito quente então deixei fermentar 7 dias entre 18 a 20 graus e depois dos 7 dias coloquei na geladeira onde vai ficar por mais sete. É assim que fala na receita da galileu mas pelo que eu estou vendo não foi a melhor prática. Você acha tem salvação?
 
Luis, por falta de experiência fiz como a receita da galileu falou exceto a parte de deixar fermentar em temperatura ambiente por que moro no Rio e aqui é muito quente então deixei fermentar 7 dias entre 18 a 20 graus e depois dos 7 dias coloquei na geladeira onde vai ficar por mais sete. É assim que fala na receita da galileu mas pelo que eu estou vendo não foi a melhor prática. Você acha tem salvação?
André, falta vc fazer a secundária. .... deixa uma semana, no máximo em 23°C, já que vc não tem controle de temperatura, para que a levedura reabsorva os compostos ruins que gerou durante a fermentação..... aí vc parte pra clarificação (baixando ao máximo não congelante) por dois dias e depois parte pro priming e envase.

A secundária é importante para que o fermento faça umas 'limpeza' na cerva... ele vai reabsorver o diacetil, acetaldeído, etc.... que podem acabar com o sabor e aroma da sua cerva....

Eu, no meu ponto de vista, faria:
- se ja tiver controle de temperatura: aumentaria de 19 graus até 25 graus, sendo 1 grau por dia (temperatura da cerva, não do ambiente), completando 1 semana de secundária.
- se não tiver controle: temperatura fixa como vc fez na primária entre os 23°C por pelo menos mais 4 dias já ajudaria a reabsorver...


Pode ter algum off flavor? Pode!
mas saiu cerveja, com certeza...

O importante é começar a fazer, mas qdo puder tenha um controle melhor da sua fermentação.... a levedura é a superstar da sua cerva, afinal de contas a gente faz só o mosto, ela q transforma em cerva....
Tente ver um frigobar seminovo dedicado pra sua fermentação e um controlador de temperatura pra manter sem grande variação....
Leia bastante os tópicos fixos deste fórum, são de grande valia....

Boas cervas!
 
André, falta vc fazer a secundária. .... deixa uma semana, no máximo em 23°C, já que vc não tem controle de temperatura, para que a levedura reabsorva os compostos ruins que gerou durante a fermentação..... aí vc parte pra clarificação (baixando ao máximo não congelante) por dois dias e depois parte pro priming e envase.

A secundária é importante para que o fermento faça umas 'limpeza' na cerva... ele vai reabsorver o diacetil, acetaldeído, etc.... que podem acabar com o sabor e aroma da sua cerva....

Eu, no meu ponto de vista, faria:
- se ja tiver controle de temperatura: aumentaria de 19 graus até 25 graus, sendo 1 grau por dia (temperatura da cerva, não do ambiente), completando 1 semana de secundária.
- se não tiver controle: temperatura fixa como vc fez na primária entre os 23°C por pelo menos mais 4 dias já ajudaria a reabsorver...


Pode ter algum off flavor? Pode!
mas saiu cerveja, com certeza...

O importante é começar a fazer, mas qdo puder tenha um controle melhor da sua fermentação.... a levedura é a superstar da sua cerva, afinal de contas a gente faz só o mosto, ela q transforma em cerva....
Tente ver um frigobar seminovo dedicado pra sua fermentação e um controlador de temperatura pra manter sem grande variação....
Leia bastante os tópicos fixos deste fórum, são de grande valia....

Boas cervas!
Muito obrigado Luis, vou ler com certeza. O meu fermentador já está na geladeira, posso tirar ele de lá e colocar na temperatura que você indicou? (Para que ocorra a fermentação secundária.) A fermentação secundária deixo o airlock? Obrigado novamente
 
André,
Pode sim, mas faça com que a variação de teperatura não seja muito brusca pra chegar aos 23°C....

Pode deixar o airlock sim, sem grilo....
 
Uma curiosidade, vc disse que fez uma gambiarra pra manter a temperatura mais ou menos estável. Como é essa gambiarra?
 
Uma curiosidade, vc disse que fez uma gambiarra pra manter a temperatura mais ou menos estável. Como é essa gambiarra?
Construí uma caixa de isopor com um termometro digital e fui controlando a temperatura da caixa de isopor com garrafas de gelo(2 litros e garrafas de 500ml) e acompanhando a temperatura do balde fermentador pelo fita de temperatura. Deu bastante trabalho.
 
André, também comecei recentemente e fiz apenas 4 brassagens até agora.

Tive alguns problemas principalmente na primeira, pois também peguei uma receita da internet, sem adequar aos meu equipamentos.

Em relação ao amargor ele vai melhorar com a maturação.

Sugiro o uso do beer smith, com utilização do equipamento configurado ao seu utilizado, medindo as perdas e acertando também a parte da eficiencia. Depois que fiz isso, as ogs e fgs começaram a bater e fiquei um pouco mais seguro com o processo de produção.

Abraços!!
 
André, também comecei recentemente e fiz apenas 4 brassagens até agora.

Tive alguns problemas principalmente na primeira, pois também peguei uma receita da internet, sem adequar aos meu equipamentos.

Em relação ao amargor ele vai melhorar com a maturação.

Sugiro o uso do beer smith, com utilização do equipamento configurado ao seu utilizado, medindo as perdas e acertando também a parte da eficiencia. Depois que fiz isso, as ogs e fgs começaram a bater e fiquei um pouco mais seguro com o processo de produção.

Abraços!!
Obrigado, vou baixar programa.
 
André, também comecei recentemente e fiz apenas 4 brassagens até agora.

Tive alguns problemas principalmente na primeira, pois também peguei uma receita da internet, sem adequar aos meu equipamentos.

Em relação ao amargor ele vai melhorar com a maturação.

Sugiro o uso do beer smith, com utilização do equipamento configurado ao seu utilizado, medindo as perdas e acertando também a parte da eficiencia. Depois que fiz isso, as ogs e fgs começaram a bater e fiquei um pouco mais seguro com o processo de produção.

Abraços!!

Obrigado, vou baixar programa.
Fhenr e André, o BS ajuda muito mesmo... principalmente a conhecermos o nosso equipamento, as quantidades de água para cada etapa do processo, etc...

Eu tbm sou iniciante, estou com 5 brassagens próprias e algumas como ajudante, mas grande parte do que aprendi sobre fermentação, maturação, rampas e rampa única, e muita coisa que me deu segurança foi este fórum....

Abraços
 
Olha que da hora, uma Pale Ale nossa demais! Espero que o sabor fique realmente muito bom. Boa sorte!
 
Boa sorte, comecei a fazer uma IPA na mesma época! tomara que dê certo tbm... não esqueça de postar o resultado aqui pra gente... a minha deve ficar pronta pro carnaval! kkk
 
Pessoal, desculpem a demora pra dar o feedback. No final de tudo saiu cerveja rsrs mas o amargor ficou realmente muito alto. Depois que entendi a eficiência do meu equipamento e coloquei tudo no beersmith vi que o ibu da receita que usei era muitooo alto pro meu gosto. Obrigado pela ajuda de todos.
 
Pessoal, desculpem a demora pra dar o feedback. No final de tudo saiu cerveja rsrs mas o amargor ficou realmente muito alto. Depois que entendi a eficiência do meu equipamento e coloquei tudo no beersmith vi que o ibu da receita que usei era muitooo alto pro meu gosto. Obrigado pela ajuda de todos.

E como ficou a carbonatação?
Achei 4g de açúcar por litro muito pouco.
 
Back
Top