Iniciante - próximos passos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mauesposito

Member
Joined
Aug 17, 2015
Messages
21
Reaction score
0
Comecei a fazer cerveja em casa há quatro meses . Fiz um curso de um dia, comprei um kit para fazer 10 litros (duas panelas, um fermentador, chiller de cobre e acessórios) e tenho me divertido muito e apreciado muito tomar a própria cerveja. Amigos e parentes também. Já fiz seis levas (a última está maturando na geladeira) e agora quero dar mais um passo. Todas as levas que fiz (American Pale Ale e India Pale Ale) eu deixei fermentando em temperatura ambiente. Com o calor que tem feito e pelo que andei lendo e pesquisando, certamente ultrapassou a temperatura recomendada. Percebi que, em algumas levas, surgiu um gosto diferente na cerveja, nada que atrapalhe, talvez uma adstringência leve. Entendo que, antes de tentar começar a produzir em maiores quantidades (passar para um equipamento de 20 litros) ou tentar receitas mais elaboradas, seria melhor dar o passo seguinte comprando uma segunda geladeira e instalar um controlador de temperatura. é por aí? alguma avaliação diferente?
Obrigado!
 
Oi @mauesposito!
Assim como você, sou iniciante também.
Quando comecei a estudar, logo percebi que o fator mais importante para se obter uma cerveja boa é a fermentação. Claro que as outras partes do processo tem a sua importância mas pelo que li por aqui as leveduras são as estrelas do negócio. Com isso controle de temperatura é fundamental. Acredito que além da geladeira, você precise também de um termostato, para fazer o ajuste fino da temperatura que você quer em cada fermentação. tem um esquema legal de instalação neste post aqui ó:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403732

Boas brejas mano!
 
Comecei a fazer cerveja em casa há quatro meses . Fiz um curso de um dia, comprei um kit para fazer 10 litros (duas panelas, um fermentador, chiller de cobre e acessórios) e tenho me divertido muito e apreciado muito tomar a própria cerveja. Amigos e parentes também. Já fiz seis levas (a última está maturando na geladeira) e agora quero dar mais um passo. Todas as levas que fiz (American Pale Ale e India Pale Ale) eu deixei fermentando em temperatura ambiente. Com o calor que tem feito e pelo que andei lendo e pesquisando, certamente ultrapassou a temperatura recomendada. Percebi que, em algumas levas, surgiu um gosto diferente na cerveja, nada que atrapalhe, talvez uma adstringência leve. Entendo que, antes de tentar começar a produzir em maiores quantidades (passar para um equipamento de 20 litros) ou tentar receitas mais elaboradas, seria melhor dar o passo seguinte comprando uma segunda geladeira e instalar um controlador de temperatura. é por aí? alguma avaliação diferente?
Obrigado!


É isso aí, para ganhar qualidade e repetibilidade na sua cerveja precisa controle de temperatura. Compre uma geladeira ou freezer velho que caiba seu balde (pode comprar maior já prevendo aumentar sua produção), e compre um controlador de temperatura (tic17, xingling ou algo do gênero). Muito simples e é o principal investimento para ter qualidade na sua cerveja.

Também leia esse tópico para entender melhor:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076
 
isso ai, aconselho a dar uma olhada nos bricks da sua cidade... comprei uma geladeira top semi nova por 350 reais!
 
Um simples frigobar pode servir pra fermentar? Tipo ele chega na temperatura ideal?
Pelo tamanho reduzido parece ser uma boa opção
 
Um simples frigobar pode servir pra fermentar? Tipo ele chega na temperatura ideal?
Pelo tamanho reduzido parece ser uma boa opção
Se cabe teu fermentador, serve! Ela só precisa esfriar o suficiente para o termostato externo manter a temperatura do mosto nos níveis de fermentação (7/12 lagers 16/25 ales). Qualquer geladeira comum faz isso.
 
Olá mauesposito,

Você comprou o kit para os 10l em algum site ou fez a montagem das panelas?

Estou estudando ainda e pretendo começar com levas de 10l também.

Obrigado pela resposta.

Fábio.
 
Fabio, comprei o kit em uma loja em SP, após fazer um curso de um dia lá mesmo. achei que começar com 10 litros era um bom começo, quantidade razoável e não exigiu grande investimento. pelo espaço em casa também.
 
Alguma dica sobre o melhor custo beneficio para controlador de temperatura? estava pensando no TIC 17.
 
Além do controlador de temperatura para a fermentação, também é interessante analisar todo seu processo e verificar o que poderia melhorar e aos poucos também melhorar seu equipamento.

Exemplo: meu resfriamento após fervura estava lento e para baixar de 30 graus estava demorando uma eternidade, já que a temperatura da água de resfriamento era 26°C, investi em um outro chiller imerso em água com gelo para esfriar mais rápido atingir a temperatura ideal de inoculação do fermento.


Pablo.
 
Back
Top