Ingredientes brasileiros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Ja usei a levedura da Smartyeast (Piracicaba-SP). Fiquei bem impressionado com o resultado de uma IPA.
Essa semana devo receber uma cepa de Neipa e uma de Lager. Espero que os resultados sejam tão bons, quanto o anterior.
As levedura deles são líquidas, já com nutrientes, e algumas cepas possuem a enzima para biotransformação (β-glucosidase).
Eles desenvolveram uma tecnologia, que permite que a levedura seja transportada por longos períodos, mesmo em temperatura ambiente, sem que seja prejudicada a viabilidade das células, portanto receber pelos correios não é um problema.

Já temos tudo para fazer uma boa cerveja, utilizando 100% de ingredientes nacionais. Cabe a optar por eles, ou não!
Bom dia Pepe, blz?
Tem o feedback em especial da levedura Lager da smartyeast? To querendo adquirir elas....
 
Bom dia Pepe, blz?
Tem o feedback em especial da levedura Lager da smartyeast? To querendo adquirir elas....
Boa tarde Rins, blz e ai?
Fiz um lote de 150L com ela, porém não sei se seria valido meu comentário.
A cerveja não ficou boa, mas não sei dizer se foi devido a levedura, ou alguma falha minha.
Tive bastante acetaldeído (aquele solvente que incomoda).
Minhas falhas podem ter sido as seguintes:
Demorei umas 3 semanas para utilizar a levedura (guardada na geladeira);
Devido ao motivo acima, fiz starter/propagação. Como já tinha a quantidade certa de leveduras no sachê, posso ter feito um overpitch;
Fermentei em fermentador conico autorefrigerado, em temperatura controlada entre 10 e 12°, sendo que a fabricante indica entre 12 e 15°.

Preciso dar mais uma chance para essa cepa pra poder dar uma opinião mais sensata, porém gostaria que fosse em um lote menor..rs
Fiz até uma dryhop pra ver se como hop lager melhorava o drinkability, mas só desperdicei lupulos...

Mas vale registrar que nas cepas de IPA/NEIPA, só tive sucessos. Inclusive estão propagando pra mim nesse momento. FDS tem brassagem de NEIPA.
 
Bom dia Pepe, blz?
Tem o feedback em especial da levedura Lager da smartyeast? To querendo adquirir elas....
Não sou o Pepe, mas usei a Bock deles. Tinha usado anteriormente a WL833 German Bock Lager, aliás minha levedura lager favorita e que seria a equivalente. Funcionou perfeitamente, com baixa produção de diacetil. Comecei a fermentação com 13C e subi até 18. Fiz uma Festbier.
 

Attachments

  • 20220824_213457.jpg
    20220824_213457.jpg
    1.2 MB · Views: 0
Last edited:
Não sou o Pepe, mas usei a Bock deles. Tinha usado anteriormente a WL833 German Bock Lager, aliás minha levedura lager favorita e que seria a equivalente. Funcionou perfeitamente, com baixa produção de diacetil. Comecei a fermentação com 13C e subi até 18. Fiz uma Festbier.
@thadeupenna, legal seu depoimento!
No meu caso, devo ter comprometido minha fermentação em função da baixa temperatura aliada a "pressãozinha" que mantive durante a fermentação primária.
 
Tudo ótimo pessoal!!!
Gostei dessa conversa... Por isso resolvi participar...
Estive a uns 2 meses atrás visitando uma cervejaria muito boa em Curitiba (Bodebraw) e perguntei a um mestre cervejeiro deles, que malte eles usavam... ( Achando que iria ouvir algum nome europeu...) ele me disse que usava Agrária... Fiquei surpreso ( porque minhas brejas ficavam com OG baixa quando usava...)
Mas agora comecei a apostar mais em produtos nascionais..
Gostei dessas dicas de lúpulos!!! Vou correr atrás!
 
Uma pergunta:
Vcs costumam usar agrária, ou usam outras marcar??
Quais???
Até mais!

Estou iniciando a transição para usar Agrária como malte base em todas as receitas e manter só os especiais importados.
Nunca usei malte nacional, mas aparentemente é muito mais racional usar malte daqui, se eles oferecem um mínimo de qualidade.
Lúpulo, pelo frescor, mais ainda… vou iniciar os testes também assim que acabar os importados que tenho em casa.
 
Estou iniciando a transição para usar Agrária como malte base em todas as receitas e manter só os especiais importados.
Nunca usei malte nacional, mas aparentemente é muito mais racional usar malte daqui, se eles oferecem um mínimo de qualidade.
Lúpulo, pelo frescor, mais ainda… vou iniciar os testes também assim que acabar os importados que tenho em casa.
Se vc costuma fazer cervejas mais pesadas, com certeza não notará diferenças, mas se for fazer uma pilsner, uma kolsch ou qualquer cerveja mais leve e delicada aí vc verá a diferença de um malte Pilsen Weyermann para um Agrária
 
alguem ja usou o malte da eureka?
Eu usei recentemente em mais de 10 brassagens.
Nunca tinha usado antes e inclusive algumas pessoas falaram muito mal antes de eu comprar
a qualidade sem dúvida é superior ao agrária, é um malte chileno mas com uma boa eficiência e bem limpo
sem contar que sua granulometria também é muito boa.
 
Se vc costuma fazer cervejas mais pesadas, com certeza não notará diferenças, mas se for fazer uma pilsner, uma kolsch ou qualquer cerveja mais leve e delicada aí vc verá a diferença de um malte Pilsen Weyermann para um Agrária
Ah, muito obrigado, camarada! Esse retorno é importantíssimo!
 
Se vc costuma fazer cervejas mais pesadas, com certeza não notará diferenças, mas se for fazer uma pilsner, uma kolsch ou qualquer cerveja mais leve e delicada aí vc verá a diferença de um malte Pilsen Weyermann para um Agrária
@Rins , vc acho que essa sua observação se aplica a Weiss também?
 
Cara, com Weiss acredito que o fermento faça maior diferença, os maltes de trigo de outras empresas (Castle Malting) por exemplo eu acho excelente, assim como o Weyermann
Ah, sim… eu tava perguntando sobre se vc talvez tivesse usado malte nacional pra weiss também, e se tinha notado a mesma diferença.
 
Ah, sim… eu tava perguntando sobre se vc talvez tivesse usado malte nacional pra weiss também, e se tinha notado a mesma diferença.
Ah entendi. Você diz usar malte pilsen para nacional numa Weiss? Aí não vejo diferença, pois esse tipo de cerveja como contém ésteres, não dá pra sentir muita diferença no aroma/sabor do malte pilsen, os esteres acabam por "matar" isso. entao pra Weiss, eu particularmente nao vejo problema em usar malte pilsen nacional.
 
E sobre agrotóxicos, defensivos, pesticidas?

Será que o malte brasileiro respeita a mesma regulamentação da Europa?

Últimas informações que eu li, no Brasil é liberado um monte de agrotóxico proibido por lá.

Não sei como é a aplicação de agrotóxicos na cultura de cevada, trigo, lúpulo, etc., nem se isso tem impacto no consumo, já que o Brasil exporta muitos outros produtos agrícolas pra lá, mas se tiver impacto, talvez deva ser levado em consideração na escolha pelo menos do malte.

Alguém tem informação sobre isso?
 
Já comprei tanto direto no site de fabricante (Hopstecker, que é de Holambra/SP, e vende em firmato plug) quanto por Shoppee (Bravaterra), acho que era na loja da Piquiri.

Eu sou fã incondicional do Comet dessas duas marcas e incentivo a todos que façam testes, porque os resultados sao supreendentes e, além disso, valorizamos nossos produtores e fazemos o nosso hobby e o setor crescer
Cara, esse Lúpulo Comet em plug da Hopstecker é fan-tás-ti-co
 
Ja usei a levedura da Smartyeast (Piracicaba-SP). Fiquei bem impressionado com o resultado de uma IPA.
Essa semana devo receber uma cepa de Neipa e uma de Lager. Espero que os resultados sejam tão bons, quanto o anterior.
As levedura deles são líquidas, já com nutrientes, e algumas cepas possuem a enzima para biotransformação (β-glucosidase).
Eles desenvolveram uma tecnologia, que permite que a levedura seja transportada por longos períodos, mesmo em temperatura ambiente, sem que seja prejudicada a viabilidade das células, portanto receber pelos correios não é um problema.

Já temos tudo para fazer uma boa cerveja, utilizando 100% de ingredientes nacionais. Cabe a optar por eles, ou não!
Eita, moto do Lado de Pira..Cerquilho, não conhecia essa Smartyeast, vou pesquisar...valeu a dica
 
Bom dia amigos, gostaria de saber dos mais experientes em criação de receitas se teria possibilidade de encaixar alguma ingredientes brasileiros nós estilos de cerveja irish red Ale, e German pils, e que ingredientes poderiam ser utilizados.
Obrigado
Como dica de ingredientes "nacionais" um deles, e a mandioca, entre em muita cerveja.....tomei no Paraguai uma Amber Ale..que leva nome "comercial" de Pilsen...que é maravilhosa.
 

Attachments

  • images.jpg
    images.jpg
    12 KB · Views: 0
Back
Top