Imprevisto na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alexandre Guedes Batista

Well-Known Member
Joined
Aug 4, 2018
Messages
45
Reaction score
6
Location
Maringá - PR
Estou no terceiro dia de fermentação de uma Witbier a 17o e descobri que amanhã haverá um desligamento de energia por 10 horas!!
O que faco agora para manter as características da breja??? Me ajudem por favor!!!
 
Amanhã vai ser o 4 dia de fermentação, e grande parte dela já ocorreu, estimo que pelo menos 70% da fermentação já foi concretizada, na minha humilde opinião, deixa a geladeira fechada, sem abrir durante todo o período, imagino que a temperatura em sua cidade em Maringá não deva estar tão acima dos 20 graus, dentro de casa, dessa forma, a diferença de temperatura não é tão grande entre fermentação e externa, dessa forma não vai subir tão rápido a temperatura. E de qualquer forma, é no início da fermentação que existe a maior propagação das leveduras e geração de estres das mesmas, podendo gerar aromas indesejados, mas como já vai estar no 4 dia, esses sintomas são bem reduzidos.
Moro em Guarapuava também no PR, e a temperatura dentro de casa tem variado entre os 18,5 graus de máxima durante a tarde que é o período mais quente do dia, estou fermentando uma cerveja também a 17 e a geladeira quase nem liga, somente quando abro a porta é que sobe a temperatura, mas muito pouco mesmo assim, o termostato está regulado para 0,5 graus para mais ou menos, então as vezes mesmo aberta não chega a ligar, mas se ficar fechada, não sobe quase nada a temperatura durante o dia.
Se colocar gelo, provavelmente vai baixar a temperatura para bem menos de 17 graus no início, e depois vai subindo aos poucos. No meu ponto de vista vai dar mais alteração na faixa de temperatura do que deixar sem gelo.
 
Como o cleverson falou... Não abre a geladeira... rsss essa minima variação não irá alterar a cerveja, até porque, se v vai fazer uma fermentação secundária... irá subir a temperatura para terminar a fermentação. Então não encana muito, e não fica abrindo a geladeira!
 
A energia elétrica acabou, coloquei vários recipientes com gelo no frigobar, quando retornou à temperatura estava em 14o ficou nessa temperatura umas 6 hs...deixei voltarde aos 17 bem lentamente...
É uma leva de 30 litros de Witbier, até agora não notei nenhum problema aparentemente...vamos ver como fica até o final da maturação!!
Obrigado a todos pelas dicas!
 
Back
Top