Imersão em tempo integral do chiller durante a fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danielmadu

New Member
Joined
Aug 5, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Olá caros colegas cervejeiros, estou com uma ideia para fazer a refrigeração no processo de fermentação porém não tenho certeza se é correto esse procedimento. A minha ideia consiste em colocar um chiller imerso dentro do meu fermentador e constantemente circular água resfriada com o auxilio de uma bomba d'água, a dúvida é se eu posso deixar o chiller de cobre ou alumínio imerso durante todos os 7 dias de fermentação, haverá algum tipo de contaminação por um desses metais se eu fizer isso?

Um grande abraço e desde já grato pela ajuda. :mug:
 
Só se for Inox.

Tanto alumínio quanto cobre sofrerão corrosões leves, em níveis diferentes.

Abraço,
 
Daniel,

Também tive a mesma dúvida quando fui montar meu esquema, mas em pesquisa obtive a resposta que @Guenther postou. Como faço levas de 20L, utilizo um chiller em inox de 9m e bitola de 3/8".Utilizo uma pequena bomba e um controlador de temperatura para ficar recirculando cachaça a -5°C aproximadamente, funciona muito bem, um dos melhores investimentos que fiz.

Abraço!
 
Muitíssimo obrigado Guenther e gabrielcalo pelas respostas. Gabriel, como você faz para resfriar a cachaça a -5°C e por que cachaça?
 
Tenho uma geladeira que fica ligada direto maturando as cervas. No seu congelador coloco um banco de cachaça, que chega a menos 5°C, cachaça pelo simples fato de não congelar e "não ser tóxico" :drunk:.

Vou postar umas fotos aqui depois.
 
Dá pra fazer isso sim, mas tem que ser chiller de inox.

Eu já vi um cara que fez isso, se tiver a fim de gastar mais pra um projetinho legal, ele usou um ar condicionado, desmontou ele e pos o elemento que resfria imerso em uma solucao de glicol e água(tem uma temperatura de condensacao menor que água pura), dentro de uma caixa térmica.


O tópico é esse aqui(em ingles):
http://www.homebrewtalk.com/f258/diy-glycol-chilled-plastic-conical-fermenters-413406/

Na página 5 tem uma foto do esquema do ar condicionado na caixa.
 
Segue ai meu esquema: uma geladeira ligada direto para maturação e uma carcaça de geladeira na qual coloca o fermentador.
 

Attachments

  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    291 KB · Views: 214
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    325.3 KB · Views: 222
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    331.7 KB · Views: 216
Que show esse sistema ai hein Gabriel!

Valeu Renato,

Como disse, foi um dos melhores investimentos que fiz pois consegui aumentar bem a quantidade de brassagens, já que o gargalo é a fermentação.

Estou esperando mais uma bombinha chegar, daí vou conseguir manter dois fermentadores nesta carcaça de geladeira com o mesmo banco frio.

Abraço!
 
Gabriel, como vedou as entradas dos tubos no fermentador? Que material utilizou? Qual o comprimento do tubo?
Abs!
 
Gabriel, como vedou as entradas dos tubos no fermentador? Que material utilizou? Qual o comprimento do tubo?
Abs!

Fala Cleber,

No fermentador utilizei aquelas rolhas de silicone que vende nos sites de homebrewers. O tubo utilizei uma mangueira cristal de 3/8". O furo na geladeira eu vedei com cola de silicone, mas acho que o ideal seria aqueles sprays de poliuretano (essa vedação tem que ser boa para evitar entrar umidade na geladeira).

Abraço!
 
Valeu, Gabriel. Sobre o tubo me referia ao tubo de alumínio( Chiller), quero ter uma noção do tamanho necessário para ser capaz de resfriar a contento.
 
Valeu, Gabriel. Sobre o tubo me referia ao tubo de alumínio( Chiller), quero ter uma noção do tamanho necessário para ser capaz de resfriar a contento.

Primeiro, não é de alumínio, não utilize nem cobre nem alumínio (leia o tópico que verás o motivo). O tubo é de inox 304, de 9m de comprimento e com ele consegui abaixar até 6°C 23l de cerveja, sendo que possuo 16l de líquido refrigerante a -5°C. Se aguenta abaixar a temperatura de fermentadores maiores não sei te dizer pois n fiz o teste.

Estou esperando outra bombinha e termostato chegar para testar manter dois fermentadores com este esquema, acredito que consiga pois no máximo terei dois fermentadores a 10°C (se lager) e/ou a 18°C (se ale).
 
Me perdoe, na foto pareceu alumínio. De fato, não somente aqui mas li em outros lugares que o aluminio, quanto mais ácido o meio, se desprende mais. É assim, inclusive, que limpo recipientes de aluminio, colocando com água e vinagre.
 
Primeiro, não é de alumínio, não utilize nem cobre nem alumínio (leia o tópico que verás o motivo). O tubo é de inox 304, de 9m de comprimento e com ele consegui abaixar até 6°C 23l de cerveja, sendo que possuo 16l de líquido refrigerante a -5°C. Se aguenta abaixar a temperatura de fermentadores maiores não sei te dizer pois n fiz o teste.

Estou esperando outra bombinha e termostato chegar para testar manter dois fermentadores com este esquema, acredito que consiga pois no máximo terei dois fermentadores a 10°C (se lager) e/ou a 18°C (se ale).


Gabriel,
O termostato que esta usando ... seria esse ???
http://www.aliexpress.com/item/Fash...mperature-Control-Switch-Anne/2032041250.html

e qual bombinha 12v esta usando ?? abraços
 
Só se for Inox.

Tanto alumínio quanto cobre sofrerão corrosões leves, em níveis diferentes.

Abraço,


Guenther .... essa corrosão que vc diz ... é muito ??demoraria muito ou ja na primeira fermentação ja teriamos corrosão ??
Nao consegui achar onde fazer as serpentinas de inox .... =( so em cobre ou aluminio
 
Guenther .... essa corrosão que vc diz ... é muito ??demoraria muito ou ja na primeira fermentação ja teriamos corrosão ??
Nao consegui achar onde fazer as serpentinas de inox .... =( so em cobre ou aluminio

Acho que a questão aqui não é a corrosão estragar o chiller, mas sim o chiller liberar substâncias para a cerveja.

Tanto o alumínio quanto o cobre "passam" para a cerveja, e são tóxicos.

Então, vai resultar em uma cerveja tóxica que causará prejuízos à saúde de quem a beber.

Não é que a pessoa vai beber 1 copo e ficar doente, mas o consumo regular sem dúvida vai causar problema. Dá uma pesquisada nos efeitos de contaminação por alumínio e cobre no organismo. Muitos problemas, neurológicos inclusive.

Com o inox isso não acontece, sendo um material seguro para este uso, sem contaminar a cerveja.
 
Guenther .... essa corrosão que vc diz ... é muito ??demoraria muito ou ja na primeira fermentação ja teriamos corrosão ??
Nao consegui achar onde fazer as serpentinas de inox .... =( so em cobre ou aluminio
É que cara, na minha opinião, não interessa se é muito ou pouco... :)

Se é pra usar durante a brassagem, é uma coisa... mas pra ficar constantemente em contato, ainda mais depois que a cerveja está pronta (e ácida), eu não faria.

Abraço,
 
Sim, a bombinha é esta:

http://www.aliexpress.com/snapshot/6296486149.html?orderId=64229354924002

Barata, compacta, silenciosa e deu conta do serviço.

Abraço!

Gabriel ....
Fui em ferro velhos por aqui em sp ... e so axei tubo de inox de 1 polegada pra fazer a serpentina...
sera que consigo fazer assim ??? sera que funcionaria fazer nesse formato ...
FABRICA%C3%87%C3%83O-DE-SERPENTINAS-EM-A%C3%87O-INOX-E-GALVANIZADAS-323884_image.jpg


ou fazer somente um U gigante passando no meio do fermentador .... sera que funcionara ??precisarei de uma bomba mais forte ?
 
Gabriel ....
Fui em ferro velhos por aqui em sp ... e so axei tubo de inox de 1 polegada pra fazer a serpentina...
sera que consigo fazer assim ??? sera que funcionaria fazer nesse formato ...
FABRICA%C3%87%C3%83O-DE-SERPENTINAS-EM-A%C3%87O-INOX-E-GALVANIZADAS-323884_image.jpg


ou fazer somente um U gigante passando no meio do fermentador .... sera que funcionara ??precisarei de uma bomba mais forte ?

@vbrunetti,

Qual o comprimento desse tubo? Quantos litros você vai fermentar? Qual o tamanho do seu banco de líquido refrigerante? São vários fatores, acho que você vai ter que testar.

Quanto à bomba, o que também vai determinar se ela vai aguentar é a diferença de altura que ela vai bombear. A bombinha que uso é bem fraquinha, quase não faz barulho, mas dentro do meu projeto deu conta. Qualquer coisa você pode usar essas bombas de máquina de lavar roupas ou pratos.

Abraço!
 
@vbrunetti,

Qual o comprimento desse tubo? Quantos litros você vai fermentar? Qual o tamanho do seu banco de líquido refrigerante? São vários fatores, acho que você vai ter que testar.

Quanto à bomba, o que também vai determinar se ela vai aguentar é a diferença de altura que ela vai bombear. A bombinha que uso é bem fraquinha, quase não faz barulho, mas dentro do meu projeto deu conta. Qualquer coisa você pode usar essas bombas de máquina de lavar roupas ou pratos.

Abraço!

Tubo tem 2.2 metros cada.... fermentarei 3 bombonas de 60 litros cada
o banco de líquido será dentro de um freezer com 60 litros...
 
@vbrunetti,

Qual o comprimento desse tubo? Quantos litros você vai fermentar? Qual o tamanho do seu banco de líquido refrigerante? São vários fatores, acho que você vai ter que testar.

Quanto à bomba, o que também vai determinar se ela vai aguentar é a diferença de altura que ela vai bombear. A bombinha que uso é bem fraquinha, quase não faz barulho, mas dentro do meu projeto deu conta. Qualquer coisa você pode usar essas bombas de máquina de lavar roupas ou pratos.

Abraço!

Tubo tem 2.2 metros cada.... fermentarei 3 bombonas de 60 litros cada
o banco de líquido será dentro de um freezer com 60 litros...
 
@vbrunetti,

Não posso te dizer com certeza cara, mas acho que seu banco será suficiente pra esses 180l de cerveja. Agora quanto ao tubo inox, por ser pequeno e ter menor área de contato com a cerveja, talvez demore mais para atingir a temperatura e para o seu controle. Para lagers não sei se aguentaria.

Você vai precisar de 3 bombinhas e 3 termostatos.

Mete bronca, se não tiver controlando bem compre um serpentina de inox, vc acha na WE.

Boa sorte! É cerveja pra burro!
 

Latest posts

Back
Top