Hidromel-Fermentação/Primeira Trasfega

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RafaelGB

New Member
Joined
Apr 5, 2018
Messages
3
Reaction score
2
Olá pessoal.
No dia 02/04/2018 coloquei meu primeiro lote de Hidromel para fermentar. Faço cerveja a um tempo vi que a fermentação do hidromel é diferente, pode durar meses. Quando coloco para fermentar, deixo ele atenuar até o final para fazer a primeira trasfega? Ele vai chegar a densidade final só com uma inoculação de fermento ou vou ter que fazer mais alguma para isso?

Obrigado!
 
Olá pessoal.
No dia 02/04/2018 coloquei meu primeiro lote de Hidromel para fermentar. Faço cerveja a um tempo vi que a fermentação do hidromel é diferente, pode durar meses. Quando coloco para fermentar, deixo ele atenuar até o final para fazer a primeira trasfega? Ele vai chegar a densidade final só com uma inoculação de fermento ou vou ter que fazer mais alguma para isso?

Obrigado!

Rafael, não sou nenhum expert mas já fiz lá minhas 15 levas, talvez um pouco mais, e sigo testando.

Cara, provavelmente dentro do primeiro mês, dependendo da inoculação correta da quantidade de levedura e oxigenação do mosto, deve ocorrer a fermentação primária. Eu faço a primária em temperatura controlada tal qual cerveja, geralmente a 18º também.
Acompanho a densidade, claro, mas lá pelos 40 dias eu faço a primeira transfega.

Geralmente dessa etapa em diante já libero espaço na geladeira - para as cevas - e transfego novamente entre 30 ou 60 dias, acompanhando a clarificação.
Andei comprando mel direto dos apicultores, bem turvo, que demorou mais pra clarificar mas é questão de paciência, tanto para clarificar quanto para maturar e arredondar os sabores.

Já usei clarificantes como Bentonita e até Biofine mas hoje deixo o tempo agir. E espia o https://pompeiahidromeis.com.br que tem muita dica lá. Foi de onde mais me baseei nas minhas produções, além de alguns grupos de Whats que fazia parte.

Segue foto das minhas últimas 3 produções, um "sangue viking", com lúpulo e hibisco.
O do meio é um com laranja e outras especiarias, e o último é apenas com mel, levedura claro, e cardamomo (que tem sabor muito marcante, cuidado), e gostei do resultado.

Obs.: até o momento envaso nessas garrafas translúcidas (porque fica bonito paca, rs) mas guardo todos bem protegidos da luz pra garantir.
Mass devo partir pras garrafas âmbar, muito por serem bem mais baratas e para garantir um tempo de guarda (quando usarei rolha de cortiça) maior sem muita preocupação com a luz.
Boas cevas e bons hidroméis :mug:
50gSJmd.jpg
 
Rafael, não sou nenhum expert mas já fiz lá minhas 15 levas, talvez um pouco mais, e sigo testando.

Cara, provavelmente dentro do primeiro mês, dependendo da inoculação correta da quantidade de levedura e oxigenação do mosto, deve ocorrer a fermentação primária. Eu faço a primária em temperatura controlada tal qual cerveja, geralmente a 18º também.
Acompanho a densidade, claro, mas lá pelos 40 dias eu faço a primeira transfega.

Geralmente dessa etapa em diante já libero espaço na geladeira - para as cevas - e transfego novamente entre 30 ou 60 dias, acompanhando a clarificação.
Andei comprando mel direto dos apicultores, bem turvo, que demorou mais pra clarificar mas é questão de paciência, tanto para clarificar quanto para maturar e arredondar os sabores.

Já usei clarificantes como Bentonita e até Biofine mas hoje deixo o tempo agir. E espia o https://pompeiahidromeis.com.br que tem muita dica lá. Foi de onde mais me baseei nas minhas produções, além de alguns grupos de Whats que fazia parte.

Segue foto das minhas últimas 3 produções, um "sangue viking", com lúpulo e hibisco.
O do meio é um com laranja e outras especiarias, e o último é apenas com mel, levedura claro, e cardamomo (que tem sabor muito marcante, cuidado), e gostei do resultado.

Obs.: até o momento envaso nessas garrafas translúcidas (porque fica bonito paca, rs) mas guardo todos bem protegidos da luz pra garantir.
Mass devo partir pras garrafas âmbar, muito por serem bem mais baratas e para garantir um tempo de guarda (quando usarei rolha de cortiça) maior sem muita preocupação com a luz.
Boas cevas e bons hidroméis :mug:
50gSJmd.jpg


Obrigado pelas dicas, Machado.
Inoculei um pacote de 5g de red star premier blanc em 5 litros de mosto, fiz pouco por que estava com pouco mel e também é a primeira vez. Também deixei o controlador de temperatura programado para 18ºC, mas como nos últimos dias está um pouco mais frio, a geladeira nem liga e a temperatura nem passa dos 18.
Também compro mel direto de um apicultor da região, dessa vez utilizei mel de bracatinga, já veio bem turvo e já cristalizado também.
Eu comecei fazer cerveja pensando em fazer Hidromel, mas acabou que demorou um tempo até sair o primeiro mosto. Mas então o negócio é paciência, e sempre que puder vou deixar atualizado aqui.
Os seus estão muito bonitos cara, esse lupulado me chamou muita atenção.
Pra clarificar, posso baixar a temperatura a 0º depois da fermentação, como na cerveja?

Obrigado!
 
Pra clarificar, posso baixar a temperatura a 0º depois da fermentação, como na cerveja?
Obrigado!
Rafael, eu boto pra clarificar geralmente depois da 3ª transfega pra dar tempo de todo o processo ocorrer, não sobrar mesmo nenhum fermentável, "arredondar" e etc.
Mas em alguns casos nem coloco na geladeira e envaso quando clarifica.

Desses últimos 3, só o com cardamomo ficou um tempo perto do 0º junto com uma cerveja durante uns 15 dias, mas só depois de uns 90 dias.
Por observação própria, ainda notei atividade dentro dos primeiros 60 dias ou mais.

Nesse de cardamomo usei uma levedura líquida para cerveja belga que deveria suportar 11% mas ele chegou a 12,5%. Valeu esperar.
Nos demais eu usei a Premiere Blac da Red Star e a M05 da Mangroove, que permitiram um teor mais elevado.
:mug:
 
Ótimo, vai dar boa, vou fazer a primeira trasfega quando for brassar minha Honey Chocolate Porter. Enquanto isso ele vai ficar fermentando :tank:
 
Bom dia!!!! Acabo de fazer minha primeira trasfega... Fiz 5 litros com um mel silvestre aqui da região... Usei limão siciliano e gengibre, ficou bem suave perfeito para o verão... Como não tinha recipiente acabei colocando em garrafas de vinho e deixei na geladeira... Na degustação que fiz estava muito marcante o nível alcoólico ( acho que beirando uns 13%) achei estranho pois ele so fermentou por 20 dias.... Não tenho certeza sobre a fermentação ter acabado... Achei que ficou pouco tempo neh!!!! Usei levedura de pão, 10 G para os 5 litros. Será que foi por isso que fermentou tão rápido? A temperatura de fermentação estava nos primeiros dias em torno de 25/28°c depois do 10° dia esfriou para uns 19/20... Na degustação os traços de açúcar estavam em zero, consegui uma bebida bem seca. Em questão do armazenamento eu fiz errado de colocar em garrafas de vinho? Estao na geladeira para clarificar... Vou reenvazar quando estiver + claro....
Obs: minha primeira produção de bebida...
 
Back
Top