Gravidade não baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nuno Duarte

New Member
Joined
Jun 9, 2018
Messages
4
Reaction score
0
Location
Portugal
Oi
Estou fazendo uma Belgian Ale e está fermentando faz 11 dias, a gravidade não baixa de 1,020, já está assim faz 3 dias.
Tem espuma dentro de fermentador e está bem selado.
Será que já posso passar para o outro fermentador para segunda fermentação?

É minha primeira produção [emoji12][emoji12]


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Cara, precisaria saber de maiores informações para te responder se a sua fermentação terminou. Mas tenho em mente duas possibilidades:

1. Você adicionou pouco fermento ao mosto em fermentação e ele não aguentou atenuar todos os açúcares fermentáveis, então parou de atuar devido à sua morte.

2. Caso não tenha sido a hipotese 1, pode ser que a sua cerveja foi brassada (cozida) a uma temperatura muito alta (e ou talvez) a OG (densidade antes da fermentação) foi alta, por isso a FG (densidade pós fermentação) foi também alta.

Caso tenha ocorrido a hipótese 1, você pode adicionar mais fermento à cerveja com a finalidade de 'terminar a fermentação', ou ainda, caso não for fazer o priming, deixar ela com o doce residual.

Como descobrir isso? O Guenter fez um tópico fixo sobre cálculo de fermento, dê uma olhada, ajuda bastante!

Espero ter ajudado,
Um abraço!
 
E ai vem a segunda pergunta importante (ainda mais que estás na primeira brassagem),
Por que raios tu vais trocar de "fermentador"?

Não precisa fazer isto normalmente, ainda mais na tu primeira cerveja.

Sugiro além de seguir tudo que o @jlpinatto disse, aumentar um pouco a temperatura do fermentador e dar uma boa agitada.

Passe dados como OG, fermento, grist de maltes e principalmente a temperatura de mostura.
 
E ai vem a segunda pergunta importante (ainda mais que estás na primeira brassagem),
Por que raios tu vais trocar de "fermentador"?

Não precisa fazer isto normalmente, ainda mais na tu primeira cerveja.

Sugiro além de seguir tudo que o @jlpinatto disse, aumentar um pouco a temperatura do fermentador e dar uma boa agitada.

Passe dados como OG, fermento, grist de maltes e principalmente a temperatura de mostura.

A temperatura foi sempre estável a 18c. Ja dei uma misturada hoje de manhã, daqui a 2 dias vou medir novamente a gravidade.

Achas mesmo que estando estável posso passar direto ao priming e engarrafar?
 
A temperatura foi sempre estável a 18c. Ja dei uma misturada hoje de manhã, daqui a 2 dias vou medir novamente a gravidade.

Achas mesmo que estando estável posso passar direto ao priming e engarrafar?

Difícil de responder isto sem conhecer toda a história.

Pode ser uma stuck-fermentation, pode ser pouco açúcar fermentável, pode ser pouco fermento, pode ser tanta coisa.

Mas teoricamente se você agitou, aqueceu e não baixou a gravidade, pode ser que tenha terminado a fermentação, e ai então dá para se partir para o priming (é claro dando o tempo para a segundária/descanços/maturação).
 
Esses dias atrás eu estava com esse problema.

A temperatura da mostura variou entre 69-67 graus.
O esperado da FG pela receita no beerSmith era 1.015.

Então no sétimo dia parou em 10.20 até o décimo dia em 1.020, com temperatura de 18 graus fermentando.

Então seguindo recomendações:
Agitei bastante o balde fermentador.
E Subi a temperatura para 23 graus.
Depois de três dias a FG estava em 1.015.
 
@Nuno Duarte , como estás fazendo a leitura da densidade? Com densímetro ou com refratômetro?
Se estás usando refratômetro, estás aplicando a correção?
Mesmo com 11 dias (agora 13) de fermentação seria interessante elevar um pouco temperatura (entre 2 e 4ºC) para consumir os resíduos da fermentação (em especial o diacetil).
 
Olá Nuno,

Algumas considerações:
  1. Se você está usando o refratômetro para obter a leitura da densidade, é preciso fazer uma conversão para obter a leitura correta, pois pode ser que a sua cerveja já tenha atenuado o suficiente, e você está sendo induzido ao erro por conta da leitura errada. Existem diversos sites online com calculadoras para fazer essa conversão. Você vai se surpreender com a diferença de resultado depois que fizer a conversão (lembrando que tanto a leitura do refratômetro, quanto essa conversão, são estimativas). Se estiver usando o densímetro, a leitura deve ser a correta já.
  2. Antes de perturbar a cerveja, tente um teste de fermentação forçada. A última coisa que vc quer nesse momento é perturbar a cerveja introduzindo a possibilidade de contaminação e/ou oxidação, ambas coisas que podem ser evitadas com um teste de fermentação forçada. Por um outro lado, deixar a cerveja fermentando uns dias a mais, dificilmente irá prejudicar o seu lote, e pode até ajudar, pois se o levedo tiver terminado a sua atividade ele irá iniciar a reabsorção de precursores como diacetil e acetaldeído, que são normalmente produzidos durante a fermentação. É justamente por esse motivo que a maioria dos cervejeiros artesanais gosta de maturar a sua cerveja.
Existem várias formas sugeridas de fazer um teste de fermentação forçada, mas acho que a que vai funcionar melhor pra você, em razão do momento em que vc se encontra é a descrita por James Morton no seu livro "A arte de fazer cerveja":

"Teste para fermentação interrompida

Essa situação pode ser identificada por um teste de fermentação forçada. Para isso, transfira 500 ml do mosto que está fermentando para um recipiente limpo e sanitizado, como um copo de vidro de 1 pint, e inocule meio sachê de levedura seca - tente usar uma cepa semelhantes à da levedura da cerveja. Inocule direto do sachê, sem diluir. Se a densidade da cerveja cair significativamente ao longo dos dias seguintes, você tem uma fermentação interrompida."

Espero ter ajudado!
 
Depois de no sabado ter dado uma mexida, ontem voltei a ler e continua em 1,020.
E foi com densímetro.

Será que posso avançar direto para o priming e engarrafar?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Last edited:
Eu subiria no mínimo 3ºC da temperatura de fermentação, agitaria o balde consistentemente e esperaria mais uns 2~3 dias.

O foda de "ir direto para o primming e engarrafar" é o risco de haver açúcares residuais nessa breja, que com a temperatura mais elevada das garrafas no ambiente poderiam causar uma supercarbonatação e até pocar algumas ou todas as garrafas.

Mas antes da etapa do primming existem outras meu amigo, como por exemplo a clarificação a frio, vc não pensa em fazer?
 
Tinha pensado fazer a clarificação mas aqui me disseram que não fazia sentido.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Tinha pensado fazer a clarificação mas aqui me disseram que não fazia sentido.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Eu sempre faço uma etapa de maturação à 5 graus por uns 15 dias (isso em uma belgian pale ale ou double red ale) após a conclusão da fermentação. Não acho que faça sentido pular essa etapa. Nessa temperatura haverá uma maior decantação das leveduras em suspensão, ainda mais que vc agitou o fermentador recentemente à fim de tentar atenuar um pouco mais o mosto. Tendo feito isso, no meu ponto de vista, torna-se indispensável deixar o mosto descansar por mais alguns dias para tentar tornar a breja mais límpida.
 
Back
Top