Gosto forte de Alcool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Scarabelli

Member
Joined
Apr 9, 2015
Messages
24
Reaction score
0
Bom dia pessoal,

Infelizmente na minha 5ª leva a cerva deu pau. Tentei fazer uma Black IPA, fiz tudo certinho como nas outras levas, a única diferença foi que coloquei 2 pacotes de fermento hidratados para cada 20 litros. Até então só colocava 1 pacote para cada 20 litros e mesmo assim em alguns não hidratei.

Todas as outras ficaram muito boas mas esta deu um gosto terrível de vodka barata. O fermento que usei foi o nottingham, og foi 1055 e final 1008. Temperatura de inoculação 20º e controle de temperatura 18º.

Pelo que li só existem duas possibilidades para o gosto forte de álcool: falta de controle de temperatura na fermentação e/ou inoculação do fermento (não foi o caso) ou quantidade excessiva de fermento (acho que foi isso).

O que vcs acham? Será que existem outros fatores que dão esse gosto? Tem conserto? Pensei em engarrafar e deixar estocado uns 2 meses.


Valeu !
 
Com certeza não foi excesso de fermento, dois pacotes de 11.5g para 20L é o recomendado, isso foi coincidência.
Como houve controle de temperatura, eu chuto algum tipo de contaminação. Vi em um material sobre off-flavours da Brauakademie que leveduras selvagens podem gerar um perfil de acetona. Acetaldeído também pode parecer solvente, mas acho que não deve ser o caso.
Também estou em BH, seria interessante poder provar a cerveja, um bom aprendizado. Tem como?
 
Com certeza não foi excesso de fermento, dois pacotes de 11.5g para 20L é o recomendado, isso foi coincidência.
Como houve controle de temperatura, eu chuto algum tipo de contaminação. Vi em um material sobre off-flavours da Brauakademie que leveduras selvagens podem gerar um perfil de acetona. Acetaldeído também pode parecer solvente, mas acho que não deve ser o caso.
Também estou em BH, seria interessante poder provar a cerveja, um bom aprendizado. Tem como?


Com certeza podemos marcar sim. Me envia seu e-mail para combinarmos. A cerveja está distribuída em 3 baldes. E os três com o mesmo gosto de álcool. Contaminação nos três não seriam muita coincidência?
 
Cara, eu descartaria over-pitching. Para você ter uma idéia, minha Black Rye IPA que foi brassada mês passado, a OG era bem alta não lembro ao certo, mas perto dos 1080 e eu usei 4 pacotes de S-04. Ela ficou perfeita, alcool bem acentuado. Você bebe ela e parece que tem 6% ABV enquanto são 9%.

Na verdade o fato de você deixar a cerveja maturando junto com o fermento (trub) por muito tempo (meses) também pode ocasionar os "fusel alcohols". Por exemplo, se vai brassar uma Barleywine e quiser deixar maturando por meses a fio, o correto é transferir para outro recipiente, mas não acredito que seja o seu caso.
 
A quantidade de fermento que você colocou está LONGE de ser excessiva... foi correta.

Ou seja, a coisa é bem mais para os seguintes pontos:

- Começo da fermentação com temperatura muito alta

- Cerveja muito fraca na OG, e final muito seca, o que aumenta a sensação de álcool.

Abraço,
 
Eu pergunto como é o controle de temperatura: Sensor colado no fermentador, poço termométrico ou solto na geladeira?
 
Eu pergunto como é o controle de temperatura: Sensor colado no fermentador, poço termométrico ou solto na geladeira?

Colado na parede do fermentador ! Com relação a temperatura eu descarto pq realmente fizemos tudo certo.
 
É, eu jogo muito no fato da cerveja ser muito fraca e seca.
 
Em alguns casos é uma mistura de fatores.

Cervejas muito secas, somado a algum álcool superior que surgiu por algum motivo... faz ele aparecer. Se a mesma quantidade de álcool superior estivesse numa cerveja um pouco menos seca, ou mais lupulada, etc... talvez não surgisse.

Resumindo, é muito... mas muito difícil analisar problemas a distância. Já perdi as contas da quantidade de vezes que me descreveram um problema como X coisa.... e na hora de provar.... era algo completamente diferente e a pessoa estava explicando baseada numa percepção pessoal.

Abraço,
 
e eu to fermentando uma ipa og 1.070 que após 4 dias bateu 1.005, usei us05 1 pacote pra 10 litros hidratado e deu até blowoff, não sei que raios está acontecendo tb, temp controlada, etc, provei e não senti nada bizarro por enquanto
 
Back
Top